Técnicas usadas são as mesmas do marketing externo, mas com foco nos funcionários
Endomarketing é o marketing direcionado para o público interno das empresas, que precisam ser reconhecidas da mesma maneira tanto pelo público consumidor como também para pelos próprios colaboradores.
Um ponto crucial em relação ao endomarketing é entender que não se trata de comunicação interna. Segundo Rosana Rocha, sócia-proprietária da agência 2 Design e Comunicação, a comunicação interna está relacionada à necessidade da empresa se comunicar com seus colaboradores com o objetivo de transmitir recados e informações importantes para o dia a dia da organização e que afetam diretamente seus processos e rotinas. Já o endomarketing diz respeito ao planejamento de ações que impactam positivamente em relação à percepção que os colaboradores têm sobre a empresa, ou seja, estratégias que estimulam a percepção do colaborador em relação aos valores que a empresa possui e mantém.
Rosana também aponta que muitos empresários esquecem que seu primeiro público são os próprios colaboradores e justamente eles devem ser os primeiros a acreditar e defender a empresa. Portanto, para um bom planejamento de ações de endomarketing, é preciso estruturar o público interno, conhecê-lo e segmentá-lo, para que assim a comunicação possa alcançar a todos de maneira eficaz. “É preciso falar diretamente com cada pessoa. Mesmo que seja a mesma informação, não adianta mandar um e-mail, por exemplo, se nem todos os colaboradores têm acesso a essa ferramenta, assim como também não é possível garantir que um chefe de seção passe uma informação de forma integral para sua equipe”, explica
Setor industrial
Como nas indústrias o número de funcionários é sempre grande, fica ainda mais difícil transmitir as informações a todos. Mesmo com essa dificuldade, continua sendo muito importante que todos os colaboradores estejam alinhados com a missão da empresa e que reconheçam sua visão e valores, pois se eles confiam na empresa em que trabalham, certamente irão transmitir essa confiança para o público externo.
Rosana afirma que quando o endomarketing é bem feito, os colaboradores são estimulados em relação à consciência de seu papel dentro da empresa e da importância da organização para o mercado. “Essa consciência tende a gerar engajamento. Se os funcionários têm a mesma visão que a empresa quer que o público tenha, eles serão os primeiros a defendê-la”, garante.
Reputação e negócios
Ao analisar o mercado global, as empresas brasileiras estão aprendendo a reconhecer o valor de uma boa reputação dentro e fora da organização, o que pode impactar inclusive no sucesso de negócios internacionais. Uma empresa que tem colaboradores insatisfeitos, constantes greves, alto índice de turnover e diversos outros problemas em relação a processos de produção e quadro de trabalho, certamente encontrará resistência no mercado externo. “Uma credibilidade negativa dentro do país, em algum momento, também irá ecoar externamente, dificultando operações de exportação e conquista de novos mercados”, alerta Rosana.
Avaliação e resultados
Rosana destaca que a principal forma de mensurar os resultados de ações de endomarketing é considerar o clima organizacional e, para tanto, é preciso fazer pesquisas direcionadas a esse objetivo. “Quando uma empresa investe em conhecer seu público interno e se comunicar adequadamente com ele, ela aumenta exponencialmente as chances de conquistar uma imagem consolidada no mercado”, ressalta.
Sobre a 2 Design e Comunicação: agência de comunicação integrada, desde 2007 no mercado oferecendo solução em publicidade e propaganda, marketing, identidade visual, branding e comunicação digital, incluindo administração, geração de conteúdo e monitoramento de mídias digitais, funil de vendas e publicidade digital nos mais diversos canais.
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