Sexta, 19 Abril 2024

Técnicas usadas são as mesmas do marketing externo, mas com foco nos funcionários

Endomarketing é o marketing direcionado para o público interno das empresas, que precisam ser reconhecidas da mesma maneira tanto pelo público consumidor como também para pelos próprios colaboradores.

Um ponto crucial em relação ao endomarketing é entender que não se trata de comunicação interna. Segundo Rosana Rocha, sócia-proprietária da agência 2 Design e Comunicação, a comunicação interna está relacionada à necessidade da empresa se comunicar com seus colaboradores com o objetivo de transmitir recados e informações importantes para o dia a dia da organização e que afetam diretamente seus processos e rotinas. Já o endomarketing diz respeito ao planejamento de ações que impactam positivamente em relação à percepção que os colaboradores têm sobre a empresa, ou seja, estratégias que estimulam a percepção do colaborador em relação aos valores que a empresa possui e mantém.

Rosana também aponta que muitos empresários esquecem que seu primeiro público são os próprios colaboradores e justamente eles devem ser os primeiros a acreditar e defender a empresa. Portanto, para um bom planejamento de ações de endomarketing, é preciso estruturar o público interno, conhecê-lo e segmentá-lo, para que assim a comunicação possa alcançar a todos de maneira eficaz. “É preciso falar diretamente com cada pessoa. Mesmo que seja a mesma informação, não adianta mandar um e-mail, por exemplo, se nem todos os colaboradores têm acesso a essa ferramenta, assim como também não é possível garantir que um chefe de seção passe uma informação de forma integral para sua equipe”, explica

Setor industrial

Como nas indústrias o número de funcionários é sempre grande, fica ainda mais difícil transmitir as informações a todos. Mesmo com essa dificuldade, continua sendo muito importante que todos os colaboradores estejam alinhados com a missão da empresa e que reconheçam sua visão e valores, pois se eles confiam na empresa em que trabalham, certamente irão transmitir essa confiança para o público externo.

Rosana afirma que quando o endomarketing é bem feito, os colaboradores são estimulados em relação à consciência de seu papel dentro da empresa e da importância da organização para o mercado. “Essa consciência tende a gerar engajamento. Se os funcionários têm a mesma visão que a empresa quer que o público tenha, eles serão os primeiros a defendê-la”, garante.

Reputação e negócios

Ao analisar o mercado global, as empresas brasileiras estão aprendendo a reconhecer o valor de uma boa reputação dentro e fora da organização, o que pode impactar inclusive no sucesso de negócios internacionais. Uma empresa que tem colaboradores insatisfeitos, constantes greves, alto índice de turnover e diversos outros problemas em relação a processos de produção e quadro de trabalho, certamente encontrará resistência no mercado externo. “Uma credibilidade negativa dentro do país, em algum momento, também irá ecoar externamente, dificultando operações de exportação e conquista de novos mercados”, alerta Rosana.

Avaliação e resultados

Rosana destaca que a principal forma de mensurar os resultados de ações de endomarketing é considerar o clima organizacional e, para tanto, é preciso fazer pesquisas direcionadas a esse objetivo. “Quando uma empresa investe em conhecer seu público interno e se comunicar adequadamente com ele, ela aumenta exponencialmente as chances de conquistar uma imagem consolidada no mercado”, ressalta.

Sobre a 2 Design e Comunicação: agência de comunicação integrada, desde 2007 no mercado oferecendo solução em publicidade e propaganda, marketing, identidade visual, branding e comunicação digital, incluindo administração, geração de conteúdo e monitoramento de mídias digitais, funil de vendas e publicidade digital nos mais diversos canais.

Informações para Imprensa

* 2 Design e Comunicação

https://www.facebook.com/2designcomunicacao/

http://2design.com.br/

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome