Sexta, 29 Março 2024

 

Foto 2 - Projeto Violando

Projeto Violando – Despertar para o sonho através da música 

A música liberta, educa e sensibiliza o ser humano

 

Inspirados no poder transformador da arte, os profissionais da Palácio Dantas Advocacia Empresarial, decidiram dedicar parte do seu tempo a um importante trabalho voluntário: o ensino livre de violão para a comunidade carente.

Foi assim que, em outubro de 2015, o Projeto Violando nasceu e desde então, o advogado Marco Antonio, um dos sócios da instituição, marca presença semanal na sala de aula improvisada, no pátio da escola Frei Heitor Turrim, na Cidade do Povo, iniciando dezenas de jovens, no aprendizado do instrumento de cordas.

Em agosto deste ano, o primeiro ciclo do projeto se encerra, computando a musicalização de 18 potenciais músicos e um novo ciclo de ensino musical se inicia, abrindo a oportunidade para mais pessoas aprenderem os primeiros passos do violão, gratuitamente.

O objetivo do projeto é bem amplo e não tem a pretensão de formar violonistas, apenas despertar talentos para a música. O ensino é livre e não segue a metodologia tradicional. A ideia é proporcionar um espaço de convivência semanal para os primeiros passos nos acordes e no ritmo, além da prática da música em conjunto. Além de musicalizar os jovens, o Violando veio para ser uma motivação cultural para a formação de fortes laços de amizade entre os participantes.

No repertório das aulas, os alunos têm contato com o melhor da Música Popular Brasileira, um cardápio de obras importantes da cultura nacional para despertar a sensibilidade, a contemplação e o conhecimento da nossa poesia.

Na segunda quinzena de setembro, 12 novas vagas estarão abertas e não há nenhum pré-requisito para a inscrição.  Nem mesmo é preciso ter um violão, pois o Projeto Violando fornece os instrumentos que podem ser levados para casa, para prática e estudo. Os materiais didáticos, as partituras e as estantes de leitura, também são oferecidos para os alunos que não têm custo algum para se vincular ao curso.

O novo ciclo do Violando deve durar 10 meses, oferecendo certificados de participação a todos aqueles que concluírem a etapa.

Foto 1 - Projeto ViolandoMarco Antonio, o advogado que, aos sábados, assume o papel de professor voluntário, é um apaixonado pela música. Com uma história de aprendizado do instrumento, ainda na infância e juventude, ele reúne sua experiência de vida e a prática amadora, compartilhando o seu conhecimento com jovens que descobrem, através da música, um dom especial que os levará a brilhar, a ficar longe das drogas e a inspirar os amigos com a beleza da arte.

Nesse período em que estiveram reunidos, os 18 participantes da 1ª Edição do Projeto Violando, também se divertiram bastante, participando de confraternizações em pizzarias de Rio Branco e tomando parte em workshops didáticos de contato com uma nova profissão. A iniciativa, batizada de “Pizza Love”, também idealizada pela Palácio Dantas Advocacia Empresarial, simulou a montagem de uma verdadeira pizzaria, levando os alunos a viverem, por alguns meses, a experiência de pilotar uma empresa de entregas de pizzas em domicílio.

Nosso objetivo é ensinar a arte do violão e despertar os jovens para um mundo novo que pode se descortinar quando descobrimos um dom, como é o da música”, afirma Marco Antonio, orgulhoso de seus primeiros alunos.

E isso é tudo, mas não é pouco:  para viabilizar a iniciativa, o professor está se tornando, nada menos do que um fabricante de violões. É que, para não faltar instrumentos, o advogado percebeu que deveria aprender a arte da luteria. Mas essa, é uma outra história.

Projeto Violando

 

Despertar para o sonho através da música

Curso de Violão

Iniciativa – Palácio Dantas Advocacia Empresarial

Inscrições gratuitas

Vagas Limitadas – 12

Aulas aos sábados, das 17:30 às 18:30.

Local: Escola Frei Heitor Turrim

Cidade do Povo

Rio Branco – Acre

Informações pelos fones – Eduarda (68) 99975-1418

Contato com o idealizador do Projeto – Dr. Marco Antonio Palácio Dantas – (68) 99985-2200

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome