Hoje em dia, os escritórios possuem diversas configurações, atendendo grandes empresas, pequenos empreendedores e até mesmo dentro de casa. Equipamentos como o cartucho hp 667 são recorrentes em vários desses formatos, garantindo o bom funcionamento de impressoras na emissão de contratos, documentos e outros materiais importantes.
O uso de produtos originais é apenas uma das recomendações para manter o bom funcionamento dos equipamentos de escritório. Cabos devidamente organizados, manuseio de computadores conforme o fabricante e armazenamento de utensílios também aumentam a durabilidade dos materiais, contribuindo para uma melhor organização e gestão de custos.
Neste artigo, reunimos algumas dicas e cuidados práticos para quem lida com equipamentos de escritório. Com elas, os profissionais podem contar com a máxima eficiência na hora de usá-los, além de otimizar a gestão de recursos dentro da empresa, reduzindo a compra de materiais sem necessidade e o desperdício de suprimentos.
Limpeza e manutenção devem estar em dia
Fundamental para manter os ambientes apropriados para utilização, a limpeza também deve ser aplicada aos equipamentos. Retirar poeira de móveis e aparelhos evita que eles sofram desgaste em excesso com o passar do tempo, preservando a vida útil dentro do esperado. O uso de materiais adequados para peças eletrônicas é sugerido, evitando contato com umidade e elementos corrosivos.
Tirando a questão da limpeza, efetuar a manutenção frequente é outra maneira de assegurar a conservação dos equipamentos e dispositivos de trabalho. Impressoras devem ter os cartuchos repostos conforme a utilização da tinta, de preferência com o uso regular de peças originais. Computadores devem ser atualizados e compatíveis com a função, para garantir bom desempenho e segurança.
A mesma rotina vale para materiais de uso pessoal, como suportes ergonômicos. Por entrarem em contato direto com a pele, eles naturalmente acumulam oleosidade e outros resíduos do ambiente, o que pode desgastar o objeto mais rapidamente com o tempo. Utilize panos macios e produtos como álcool isopropílico para higienização segura e eficiente.
Organização e armazenamento adequados para cada aparelho
Da mesma forma que um alimento pode sofrer impacto na sua conservação a depender da maneira que foi armazenado, os equipamentos de trabalho pedem cuidado nesse sentido. Impressoras, computadores, papéis e outros suprimentos perdem desempenho e durabilidade se expostos em excesso a calor, umidade e sujeira.
No caso de dispositivos de mesa, como computadores, notebooks, impressoras e periféricos, o ideal é posicioná-los em móveis ou superfícies que ajudem a dissipar o calor. Além disso, capas protetoras ajudam a reduzir o acúmulo de poeira, principalmente em ambientes de trabalho onde existem carpetes.
Reparos e ajustes em móveis
Complementar à limpeza dos ambientes e equipamentos, está a manutenção regular, que anda lado a lado com a organização. Assim, móveis como cadeiras, mesas, armários e prateleiras também pedem reparos com certa frequência. Apertar parafusos de cadeiras garante o uso adequado e ergonômico, evitando que elas se desgastem por conta de perda no suporte de peso.
Mesas e bancadas podem sofrer arranhões com o passar do tempo, então o uso de produtos específicos para reparar esses desgastes e proteger as superfícies aumenta a durabilidade. Armários que servem de suporte para equipamentos como impressoras devem ser higienizados e reforçados, por receberem calor e peso dos aparelhos frequentemente.
Hábitos adequados de uso conforme o equipamento
Alguns aparelhos, como roteadores, impressoras e alarmes, costumam ficar ligados em tempo integral, enquanto computadores e outros equipamentos de uso pessoal permanecem conectados por longas horas. Assim, respeite as indicações de uso de cada equipamento conforme o fabricante, desligando os aparelhos em momentos fora de uso e protegendo as conexões contra oscilações de energia.
Periféricos e outros equipamentos mais sensíveis podem perder funcionalidade em caso de quedas, então o ideal é manter o posicionamento seguro em cima de bancadas e mesas. Quando não utilizados, a sugestão é guardar em gavetas ou armários, protegendo de fatores externos, como poeira, impacto com outros equipamentos ou quedas acidentais.