Sábado, 13 Abril 2024

Apontada como um dos cômodos favoritos dos brasileiros, segundo o Censo QuintoAndar, a sala de jantar é, sem dúvidas, um espaço que merece atenção especial na decoração. Por ser um dos lugares de maior destaque da casa, é também um ambiente de tendências e pode reunir, além de pessoas ao redor da mesa, muito bom gosto.

Dentre as tendências de decoração para 2024 que podem ser aplicadas na sala de jantar estão cores vibrantes, estilo industrial, elementos naturais, acabamento rústico e formas geométricas nos móveis. Para a mobília, em especial, uma boa aposta é a mesa de jantar redonda.

Como a sala de jantar acaba sendo uma área de convívio social – afinal, é onde a família e os amigos reúnem-se para as refeições –, é importante que a decoração tenha uma funcionalidade, sempre atrelada ao intuito do cômodo, à otimização do espaço e ao conforto de quem se senta à mesa.

Quanto à mobília, o ideal é que a mesa e as cadeiras sejam confortáveis e tenham espaço suficiente para acomodar as pernas, levantar e circular pelo ambiente. Cadeiras para mesa de jantar modernas atendem a essa demanda, garantindo também estilo.

Cores e suas possibilidades

Como a sala de jantar é um ambiente de festa, é interessante evitar colocar nesse espaço apenas cores tranquilas. O ideal é trocá-las por cores vibrantes, como azul-escuro, amarelo, vermelho ou verde. Os tons podem aparecer em algumas das paredes, em objetos de decoração e até mesmo nos móveis.

Cores neutras, no entanto, não são proibidas. Quem não gosta muito de cores fortes e prefere um ambiente mais clean pode optar por escolher opções neutras. Para isso, tons de off-white (brancos que contém uma pequena quantidade de outra cor) são ideais e combinam com a maioria dos tipos de madeira.

Robustez e modernidade

A aplicação do estilo industrial e do acabamento rústico na sala de jantar pode garantir um nível de usabilidade para o ambiente, já que esse tipo de design tende a transformar os cômodos da casa em espaços mais amplos e funcionais, além de integrar ambientes de convivência com charme e praticidade.

Esse tipo de acabamento pode estar presente em objetos decorativos, nas paredes da sala de jantar e até mesmo na mobília. Tijolo à vista e parede de cimento queimado são os acabamentos mais utilizados. A vantagem é que esses elementos garantem um toque acolhedor para o ambiente.

Para integrar esse estilo, deve-se dar preferência a mesas e cadeiras (ou bancos) com acabamento em aço, ferro e madeira maciça. Quando se trata de assentos, devem ser considerados os que imitam couro. Para quem não gosta desse material, cadeiras e bancos com acabamento em linho são boas alternativas.

Múltiplas formas

Mais uma das tendências de decoração para 2024, as formas geométricas podem expressar um tom de modernidade e personalidade na sala de jantar. Esses padrões podem ser incorporados em qualquer tipo de decoração, desde o minimalista ao rústico.

A geometria na decoração, que pode estar presente através dos móveis e objetos de decoração, principalmente, dá ao ambiente uma sensação de ritmo, movimento, fluidez e dinamismo, ideal para o propósito da sala de jantar.

Uma mesa de jantar redonda, por exemplo, é uma opção para dar charme ao ambiente. A peça tem a vantagem de se encaixar bem tanto em salas de jantar amplas quanto compactas, tornando-se um móvel prático e funcional.

Elementos naturais

A tendência de levar a natureza para dentro da sala de jantar pode ir desde a decoração com plantas até o uso de materiais naturais como palha, pedras e madeira, protagonista de um estilo de decoração orgânico, usada principalmente na confecção de móveis.

A preferência deve ser dada aos acabamentos crus nos revestimentos ou na própria matéria-prima da mobília e outros itens de decoração. Móveis maiores, como mesas de jantar, são perfeitos para inserir esse tipo de material natural no espaço, e podem ser combinados com elementos mais modernos, clean ou minimalistas, trazendo equilíbrio.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome