Domingo, 28 Abril 2024

como preparar black friday

Pensar em como se preparar para a Black Friday já virou rotina na vida de todo empreendedor brasileiro. Não é para menos, considerando que este é um período único e uma das datas que mais movimenta o comércio no país.

Todos os anos, milhões de brasileiros esperam ansiosamente por este momento, em busca de bons descontos em todo tipo de produto. Contudo, é preciso ter em mente que, mais do que vender, esta é uma oportunidade de apresentar o seu negócio a novas pessoas, e você precisa dar a devida atenção à ocasião!

Ou seja, tão importante quanto elaborar uma boa estratégia de vendas, é investir em uma excelente experiência de atendimento, de modo a gerar uma ótima impressão e, assim, conquistar e fidelizar novos clientes. Parece promissor, concorda?

O relatório Zendesk CX Trends 2023 revelou que os líderes do varejo reconhecem e estão se preparando para o momento. 91% deles planejam aumentar os investimentos em CX e 75% devem aumentar os gastos com a personalização da experiência.

infografico zendesk black friday

Infográfico - Black Friday: o ponto de partida para conquistar e fidelizar clientes. Fonte: Zendesk.

A sua empresa não pode ficar de fora desse momento-chave, não é mesmo?

Para te ajudar na jornada, preparamos este post com dicas de como se preparar para a Black Friday e ensinamos como elaborar uma boa estratégia de precificação.

Para ficar por dentro de tudo, é só ler o texto até o final!

Como se preparar para a Black Friday? 7 dicas para alavancar a sua loja

Se preparar para a Black Friday vai muito além de criar promoções. Para aproveitar ao máximo esta, que é uma das melhores datas do ano para o comércio, é preciso planejar ações de marketing antecipadamente, reforçar a segurança on-line, caprichar no atendimento ao cliente e elaborar uma boa estratégia de vendas.

Dito isso, confira nossas dicas e saiba, como se preparar para a Black Friday em detalhes:

  1. planeje ações de marketing antecipado;
  2. reforce a segurança on-line;
  3. capriche no atendimento ao cliente;
  4. aproveite para desencalhar produtos parados;
  5. fuja do famoso “tudo pela metade do dobro”;
  6. use o frete grátis com sabedoria;
  7. invista em automatização.

A seguir, nos aprofundamos em cada uma delas, para que você entenda como elaborar uma estratégia eficiente para se sair bem na Black Friday. Acompanhe!

1. Planeje ações de marketing antecipado

Marketing não é algo que gera resultados do dia para a noite. Pelo contrário, requer constância e planejamento, daí a importância de antecipar campanhas. A ideia é trabalhar a expectativa dos consumidores, preparando-os para o que está por vir.

Para tanto, elabore um calendário para organizar suas ações, iniciando de dois a três meses antes da data do evento. Explore diferentes canais, como e-mail marketing, redes sociais, anúncios patrocinados e foque em criar conteúdos de qualidade.

2. Reforce a segurança on-line

Por ser uma data na qual um grande número de consumidores vai às compras, aumentam também as tentativas de golpes e invasões. As pessoas precisam se sentir seguras em seu site e cabe à sua empresa proporcionar isso a elas.

Certifique-se de que seus sistemas estejam atualizados e em conformidade com as normas de segurança, para que não haja nenhuma brecha para o vazamento de dados. Use checkout transparente e criptografia para criar um ambiente seguro.

3. Capriche no atendimento ao cliente

Para aproveitar a Black Friday ao máximo, você precisa deixar de encará-la como uma simples data para vender bastante e passar a entendê-la como uma grande oportunidade para apresentar a sua loja a novos clientes. Na prática, significa que você deve aproveitar esta chance para entregar uma experiência capaz de encantá-los.

E alcançar tal objetivo só é possível a partir de um bom atendimento ao cliente, é claro!

Portanto, prepare sua equipe para oferecer um suporte diferenciado ao longo de toda a jornada do consumidor. Isto é, antes, durante e depois da compra, tendo em vista que o pós-venda é um momento decisivo para a fidelização de novos clientes.

4. Aproveite para desencalhar produtos parados

Mercadorias paradas em estoque geram custo de armazenamento, uma vez que ocupam o lugar de produtos que têm mais saída, logo, geram mais lucro.

A Black Friday é uma boa oportunidade para desencalhar esses itens, nos quais você pode oferecer descontos mais agressivos, já que o objetivo é liberar espaço. Enquanto isso, aqueles itens mais vendidos podem receber descontos menores.

5. Fuja do famoso “tudo pela metade do dobro”

Não adianta querer “dar uma de esperto” aumentando os preços próximo à data para baixá-los no dia da Black Friday. Essa estratégia já está mais do que manjada e é super mal vista pelo mercado e pelos próprios consumidores, que estão ligados.

Ao invés disso, ofereça descontos reais considerando as possibilidades do seu negócio — inclusive, mais adiante explicamos como se planejar para tal.

6. Use o frete grátis com sabedoria

Oferecer frete grátis é um ótimo chamariz para atrair clientes, mas pouco adianta se, ao oferecer esse benefício, você sai no prejuízo. Logo, é preciso ter cautela.

Sendo assim, se planeje e, antes de prometer, faça todos os cálculos necessários para se certificar de que seu caixa realmente consegue absorver esse custo.

7. Invista em automatização

Como já é sabido, em períodos de Black Friday, a demanda por atendimento aumenta consideravelmente, e sua empresa precisa estar preparada.

A estratégia adotada por muitos nessa situação é aumentar a equipe para dar conta do recado. Porém, há uma forma muito mais barata e eficiente de lidar com o cenário.

Por meio da automatização é possível atender mais e melhor, o que ajuda a suprir a demanda extra e encantar os consumidores com um suporte de excelência.

Quanto devo dar de desconto na Black Friday?

Infelizmente, não há uma resposta definitiva para esta pergunta, tendo em vista que essa definição envolve diversos fatores. Portanto, para conseguir oferecer um desconto atrativo para os clientes e, ao mesmo tempo, não sair no prejuízo, é muito importante saber como precificar corretamente seus produtos para a Black Friday.

Explicamos a seguir como preparar uma boa estratégia de preços para a Black Friday para que você entenda como calcular o desconto de cada produto.

Como desenvolver uma boa estratégia de preços para a Black Friday?

A Black Friday é um momento muito aguardado por consumidores e comerciantes. Quer dizer que todos estarão de olho, então, é preciso agir com cautela!

Anunciar uma promoção e não entregar nenhum desconto prejudica a imagem da empresa. Por outro lado, enfiar os pés pelas mãos também não é uma boa ideia.

Ao invés disso, você deve se planejar e criar uma boa estratégia para aproveitar esta, que já se tornou uma das melhores datas do ano para o comércio brasileiro.

Neste cenário, uma das maiores dúvidas é: “como precificar os produtos para a Black Friday?” Apesar de não haver uma resposta definitiva, podemos orientar sobre como chegar a um valor viável e condizente com a realidade do seu negócio.

Primeiramente, cabe dizer que a estratégia de reduzir a margem de lucro para ganhar com a quantidade de vendas é super válida! Contudo, é preciso realizar os cálculos a fim de se certificar de que o valor praticado não irá gerar prejuízo.

Para tal, você precisa calcular o custo total do produto — e não estamos falando apenas do preço pago por item, mas sim de todas as despesas que gera, o que inclui taxas, impostos, custos de armazenagem, marketing, transporte etc.

Fazendo isso, você chegará a uma margem mínima, que se refere ao menor valor que pode cobrar pelo produto para não ter prejuízo com a venda. Aí, é só decidir qual será sua margem de lucro e calcular o desconto em cima. Viu como é fácil?

Este raciocínio também pode ser aplicado para saber quando a loja pode oferecer frete grátis, ou mesmo para estabelecer um valor mínimo para conceder o benefício.

Dica bônus para arrasar na Black Friday

Para arrasar na Black Friday, é preciso se preparar e, mais do que descontos, oferecer um atendimento de qualidade excepcional. Essa é a chave para proporcionar experiências positivas e causar boas impressões, contribuindo para a satisfação e a fidelização dos clientes.

A sua empresa tem todo o potencial para isso, só precisa da ferramenta certa!

Confira uma demonstração da solução da Zendesk para conhecer todos os seus recursos e faça uma avaliação gratuita deste software de atendimento e veja, na prática, todas as vantagens que a ferramenta oferece para o seu negócio.

 

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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