As flores sempre tiveram um significado muito importante. As raízes literárias de todo o seu simbolismo remontam à mitologia grega.
Desde a antiguidade, as flores têm sido associadas ao conceito de efemeridade e beleza. Isso também tem vida curta e se degradará em um curto período de tempo, como as flores.
As flores simbolizam a beleza, a alma, a pureza, o amor, a fertilidade, a natureza, a criação, a infância, a juventude, a harmonia, a perfeição espiritual e o ciclo da vida. Mas também servem como homenagem póstuma com coroa de flores.
Às vezes é considerado um símbolo de castidade, que variam de cultura para cultura. Apesar disso, a flor continua sendo relacionando ao nascimento e do ciclo da vida.
Quando desabrocham, as flores simbolizam a natureza em sua forma mais gloriosa. Portanto, representam a glória e refletem tudo o que há de passivo e feminino e, portanto, tudo relacionado à beleza, juventude, paz, espírito e primavera.
Além disso, sua beleza fugaz representa a transitoriedade da juventude e também representa a glória. Dependendo da cor da flor, a flor pode simbolizar a direção da inclinação espiritual. As flores amarelas estão associadas ao sol, as flores azuis estão associadas aos sonhos e as flores vermelhas estão associadas ao sangue e ao amor.
Para os povos astecas e os maias, as flores continham simbolismo sagrado e perfeição. Isso porque um jardim repleto de flores representa não apenas um item decorativo, mas também está associado à criação dos deuses e do universo.
Curiosamente, para os maias, a simbologia das flores estava ligada ao adultério e, portanto, era associada à fertilidade e ao sol.
O cristianismo, por sua vez, associa flores a símbolos de perfeição, e muitas vezes aparece em passagens bíblicas que representam o céu.
Da mesma forma, muitas culturas orientais, como o Tantra, o Taoísmo e o Budismo, associam a imagem das flores à renovação espiritual e à evolução interior. Por exemplo, flores douradas e flores de lótus.
Na cultura ocidental, tanto os lírios quanto os lírios simbolizam pureza, virgindade, beleza e renovação espiritual.