Sábado, 23 Novembro 2024

Você, professor ou professora da educação infantil provavelmente já se viu em uma verdadeira corda bamba na hopra de elaborar um planejamento para turmas em fase de transição para o período de alfabetização. Como sabemos, o processo de ensino e aprendizado das letras, das vogais e os primeiros contatos com a literatura acontecem ainda na fase pré escolar.

Este contato prévio é indispensável para que as crianças formem uma base linguística sólida para, então, receber os assuntos que serão trabalhados nos anos iniciais do ensino fundamental, que é o período de ocorrer, de fato, a alfabetização.

Pensando nisso, trazemos hoje cinco dicas incríveis especialmente para você, professor ou professora da educação infantil, que busca melhorar a sua prática pedagógica com os alunos em fase de transição para os anos iniciais.

E aí, quer saber mais? Então não perca tempo! Venha conosco e confira agora mesmo!

1 - Incentive a leitura

Apesar de parecer óbvio, incentivar a leitura é uma das principais formas de iniciar o processo de alfabetização dos pequenos. O primeiro contato com as palavras e as letras é de suma importância para que as crianças aprendam a diferenciá-las enquanto sinais gráficos singulares, diferentes de outras formas e descemos. Além disso, a leitura é um dos melhores hábitos que podemos desenvolver nos pequenos, sendo um dos mais úteis por toda a sua vida.

2 - Ofereça suporte emocional

A transição para a alfabetização pode ser um momento emocionante e estressante para algumas crianças. Muitas delas demonstram um claro desequilíbrio emocional, principalmente, pelas dificuldades encontradas no processo de aprendizado e, muitas vezes, pela falta de apoio correto. Por isso, ofereça suporte emocional e encorajamento, elogiando o progresso e oferecendo ajuda quando necessário.

Além disso, esteja atento para respeitar e compreender o tempo de aprendizado de cada criança. O processo de desenvolvimento é diferente para todos e este tempo individual deve ser respeitado.

3 - Trabalhe a fonética

No lugar de simplesmente decorar palavras, ensine a fonética das palavras. Isso ajudará a criança a entender a relação entre letras e sons e a desenvolver habilidades de decodificação.

Muitas crianças demonstram dificuldade na leitura e na escrita justamente pela falta de capacidade em associar letras, sílabas e palavras aos seus respectivos sons. Por isso, nada de decoreba! Incentive a criança a compreender o que está por trás dos sinais gráficos trabalhados.

4 - Trabalhe as letras de forma lúdica

Não basta apenas apresentar o alfabeto aos pequenos. Dificilmente este tipo de atividade chamará a sua atenção. Por isso, use e abuse de jogos, músicas e atividades criativas para ensinar as letras do alfabeto e seus sons correspondentes. Isso tornará o processo mais divertido e envolvente para as crianças, além de desenvolver outras habilidades como as articulações psicomotoras e sensoriais.

5 - Incentive a escrita de forma leve e divertida

Crianças pequenas dificilmente irão demonstrar interesse pela escrita padronizada e tradicional com a qual estamos habituados. Por isso, mostre a atividade como algo leve, divertido e processual, onde pequeno não precisa ter domínio do conhecimento para participar.

Incentive a criança a praticar a escrita de letras e palavras usando, por exemplo, atividades como escrever em areia, tinta, ou usando lápis e papel. Isso ajudará a desenvolver a coordenação motora fina e a habilidade de escrita. Não se esqueça de que trabalhar atividades para alfabetização é muito importante nessa etapa!

Conclusão

O período pré-escolar é um dos mais importantes em toda a vida acadêmica de uma criança. É neste momento que as suas habilidades cognitivas, psicomotoras e interpessoais estão se desenvolvendo cada vez mais rápido e notoriamente. Justamente por este motivo, é indispensável que a língua portuguesa seja introduzida de forma sutil, porém assertiva, na vida dos pequenos.

Apesar de muitos acreditarem que o processo de alfabetização inicia-se totalmente no ensino fundamental, quem está no chão da escola, de fato, sabe que isso não se aplica. O primeiro contato dos pequenos com a literatura, as letras e as palavras costuma acontecer ainda na pré-escola, afinal, esta criança irá transicionar para um período de alfabetização e é ideal que exista uma base prévia existente.

Contudo, pôr isso em prática nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, siga todas as dicas aqui postadas e conta para a gente como foi a experiência!

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

Camera de Segurança Wi-Fi 360º


 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome