Domingo, 28 Abril 2024

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Os tipos de tráfego da web estão entre os dados mais relevantes dentro de qualquer estratégia de marketing digital. Se você sabe de onde vêm suas visitas, quais páginas são as mais visitadas e quais links geralmente atraem o interesse dos usuários, então você será claro sobre o que melhorar. Mas o que é tráfego digital?

Dentro das ferramentas de análise da web, existem várias maneiras de saber de onde vem cada visitante, bem como a porcentagem de cada tipo de tráfego da web.

Em geral, você deve se concentrar no tráfego orgânico, mas aqui explicaremos o que é tráfego digital, bem como cada um dos tipos existentes, como medi-los e sua importância dentro de sua estratégia global de marketing digital.

O que é tráfego digital?

O tráfego digital é entendido como todas as visitas que sua página de negócios recebe, não importa de onde elas venham. Na realidade, o tráfego digital é o núcleo de todas as suas estratégias digitais, porque sem visitas não há conversões, leads ou vendas.

Agora, dentro do tráfego da web existem fontes ou meios de tráfego, que indicam de quais links ou URLs as visitas vêm e, a partir desse momento, acabam sendo classificados dentro de um tipo específico de tráfego.

Qual é a importância do tráfego digital?

Como já apontamos, o tráfego digital é a gasolina que mantém todas as suas estratégias em andamento, porque sem visitantes nada pode acontecer, não haveria conversões, nem vendas, nem feedback dos clientes.

Entre as principais vantagens do tráfego digital estão as seguintes:

● Ele alimenta o funil de conversão, o que significa que mantém as estratégias de inbound marketing em andamento.

● Melhora a reputação da marca e dá uma melhor classificação ao domínio da web.

● O ranking de qualidade da web do Google aumenta, o que aumenta tanto a autoridade dos responsáveis quanto a confiança na marca.

● Ele permite que você melhore o conteúdo do site e dê a ele maior alcance, porque você sabe quais tópicos atraem mais tráfego da web.

● Isso ajuda a obter leads e otimizar as páginas de destino de conversão e vendas.

● Acelera a pontuação de leads, o que facilita a classificação de leads qualificados para fechar vendas.

Principais tipos de tráfego digital

Tendo já entendido o que é tráfego digital e como ele beneficia você, chegou a hora de conhecer cada um dos tipos de tráfego que qualquer ferramenta de análise da web, como o Google Analytics, deve mostrar a você.

Os nomes pelos quais cada tipo de tráfego digital é conhecido são:

Direto

Tráfego direto é o conjunto de visitas que chega ao seu site, colocando especificamente a URL da sua página na barra de pesquisa. Em outras palavras, não há cliques adicionais para acessar seu site.

O problema é que, para o Google e muitas outras ferramentas de análise da web, o tráfego direto realmente consiste em visitas a partir das quais sua origem não pode ser detectada, então nem tudo o que é classificado como tráfego direto realmente é.

Pago

As campanhas SEM entram nesse tipo de tráfego. São anúncios que são colocados em mecanismos de busca ou outros portais por agências de tráfego pago para atrair visitantes para sua página.

Para garantir que esse tipo de tráfego seja classificado onde corresponde, você deve otimizar os links, definir metas dentro da ferramenta de análise da web e ser capaz de gerar pixels apropriados em seu site.

O conteúdo patrocinado também é considerado tráfego pago, porque são artigos que buscam posicionar sua marca ou divulgar seus produtos em blogs e/ou páginas de terceiros, mas em troca de compensação monetária.

Viral

Este é um tipo especial de tráfego, uma vez que se baseia em um aumento extraordinário nas visitas a conteúdos específicos.

Normalmente, quando esse fenômeno ocorre, é porque o mesmo público foi motivado a compartilhar o link para o seu conteúdo várias vezes.

Orgânico

Quando falamos de tráfego orgânico, nos referimos às visitas que vêm dos links de resultados dos mecanismos de pesquisa.

De acordo com especialistas, este é o tráfego mais valioso porque depende das ações de SEO On-Page que você realiza em seu site.

É também o tráfego que você pode melhorar e manter ao longo do tempo, porque é baseado em suas próprias estratégias e qualidade de conteúdo, bem como em um conhecimento profundo do que os leitores e os mecanismos de busca gostam.

Redes sociais

O tráfego de mídia social inclui visitas que chegam diretamente de um link compartilhado em uma rede social.

Difere-se do tráfego viral na medida em que não significa necessariamente um aumento nas estatísticas da marca, mas um interesse individual por parte de leitores específicos.

O ideal ao avaliar esse tipo de visita é descobrir quais plataformas são mais compatíveis com algum tipo de tópico, conhecer os interesses do seu público e aprender a criar conteúdo que gere engajamento nessa rede social.

Mídia paga

É semelhante ao tráfego pago, só que neste caso nos referimos a campanhas realizadas através de uma rede social, como Facebook Ads, Twitter Ads, entre outros.

O objetivo desta estratégia é revelar qual plataforma gera os melhores resultados para cada tipo de publicidade on-line que apresentamos através deles.

Tráfego de referência

Também conhecido como tráfego de referência, contempla visitas que chegam a um determinado site por meio de links colocados por terceiros em outros sites e buscam se aprofundar em um tópico.

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Toda vez que alguém criar um backlink para qualquer uma das páginas do seu site, isso será contado como tráfego de referência.

Conclusão

Os diferentes tipos de tráfego da web permitirão que você tenha uma visão muito mais ampla de quais ações, conteúdo e estratégias estão ajudando sua empresa a atingir os objetivos propostos.

Dentro da análise da web, eles estão entre os dados mais importantes, pois ajudam a contextualizar muitos KPIs de grande interesse para o sucesso das organizações.

 

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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