Quarta, 15 Mai 2024

 

relacoes publicas digital pr

Em meio à era digital, em que empresas se adaptam e usam plataformas on-line para comercializar produtos e serviços, nasce o serviço de Digital PR. O termo significa relações públicas digitais, e a prática utiliza canais na web para construir reputação para as empresas, produtos ou serviços.

Gerar tráfego e circulação on-line, melhorar a classificação das páginas e aumentar a visibilidade em blogs, sites e canais de mídia social fazem parte do trabalho do Digital PR. Essas ações são importantes porque impulsionam a construção de relacionamentos com clientes, influenciadores e jornalistas.

Para colocar a estratégia em prática, é preciso planejamento, pesquisa e acompanhamento de resultados ao longo da campanha. O impacto produzido pode ser medido por meio dos números de cliques alcançados ou da quantidade de pessoas com acesso a determinado website, por exemplo. Assim, para potencializar a presença digital da marca, contar com o trabalho especializado de uma consultoria de SEO pode fazer a diferença.

A união de estratégias faz a força

Conforme explica Viviane Camargos, head de conteúdo digital da Experta, o Digital PR funciona por meio da união de técnicas de link building e assessoria de imprensa, mantendo o foco na comunicação digital. A partir dessa junção, o trabalho de assessoria passa a alcançar mais valor comunicacional. "Por empregar técnicas de Search Engine Optimization (SEO), no Digital PR, consequentemente, há melhores chances de autoridade e visibilidade on-line para as empresas quando comparamos com o trabalho de assessoria tradicional", ressalta.

Na prática, isso significa que, quando uma campanha de relações públicas digitais é bem feita, são percebidas melhorias de posicionamento em motores de busca como o Google, além do conhecimento sobre a marca. O objetivo é que esta ação se converta em mais vendas.

De acordo com o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), em parceria com o Neotrust, em 2021, o Brasil atingiu a meta de 1,59 milhão de e-commerces, quantitativo que representa 6% do varejo nacional. As campanhas de Digital PR auxiliam os e-commerces na batalha para sobressair-se em relação à concorrência.

O processo para conquistar um lugar de destaque nas vendas digitais, portanto, deve incluir estratégias de marketing digital com foco em vendas, SEO e Digital PR. O SEO, por exemplo, é indispensável para tornar sites atrativos à navegação, propiciar uma experiência satisfatória ao usuário e fazer com que ele queira comprar naquele meio.

A State of Search Brasil promoveu um estudo para compreender o comportamento de busca do usuário na internet. Descobriu-se que, se o consumidor se sentir bem ao navegar em um site, ele volta para comprar.

Como colocar o Digital PR em prática

De acordo com Viviane Camargos, o primeiro passo para colocar o digital PR em prática é traçar um objetivo para cada campanha. O propósito pode ser interativo, informativo, didático e de gamificação – com a meta final sempre sendo o aumento de receita.

Com tema e objetivo definidos, é hora de buscar referências nos mais diversos meios disponíveis, como livros, sites, concorrentes, fazer entrevistas, entre outros. É como um brainstorm, em que a equipe responsável vai em busca da maior quantidade de conteúdos, para depois refinar esse material.

Para saber o que usar ao montar a campanha, a recomendação é buscar por manchetes e assuntos mais comentados dentro do tema escolhido, para incentivar o compartilhamento. O sucesso de uma campanha de Digital PR depende da propagação da informação. A base para dar início a essa ação são os materiais utilizados, tais como hotsite, releases, artigos, infográficos, materiais interativos, entrevistas, entre outros.

Com tudo pronto, é a hora de lançar a campanha. Nessa etapa, é preciso selecionar com atenção os portais e jornalistas que serão acionados para dar encaminhamento ao conteúdo. Viviane ressalta que a construção de relacionamento é parte essencial do trabalho e está diretamente relacionada ao sucesso da ação.

Dados são muito importantes para o trabalho de digital PR, por isso, é tão importante reconhecer quais são as métricas diretas e indiretas envolvidas no processo.

As métricas diretas podem incluir tráfego de referência; quantidade de jornais e blogs mencionando a campanha; número de links conquistados; e quantidade de menções conseguidas. Já as métricas indiretas são melhoria de posicionamento da marca nos motores de busca; aumento de receita durante a campanha (no caso de um e-commerce); ganho de menções em redes sociais; comentários em portais e blogs em que a campanha foi mencionada.

 

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