Quinta, 18 Abril 2024

marketing digital loja online

Lançou uma loja online, mas não consegue ver os clientes? Você está surpreso porque vende ótimos produtos e o site funciona perfeitamente? Bem, provavelmente ninguém sabe sobre isso. É preciso divulgar a sua loja para os clientes.

Mesmo uma loja brilhante sem trabalhar o marketing digital não será lucrativa.

A primeira coisa que você precisa fazer depois de abrir sua loja é informar aos clientes em potencial que ela existe. Como fazer isso? Em quais canais apostar! 

Estratégia de marketing na loja online. Em que consiste?

Não se preocupe - você não precisa criar um documento de 100 páginas. O ponto é simplesmente identificar com precisão as necessidades do seu negócio e escolher os canais de marketing certos com base nisso.

O objetivo é claro: obter o maior número possível de clientes. Mas quem são esses clientes? Que métodos podem ser eficazes para eles? É aí que surge a necessidade de criar uma persona, que é parte integrante de qualquer estratégia de marketing. É simplesmente o perfil do seu possível cliente, com todos os gostos, medos, onde mora, o que faz, etc.

Para criar a estratégia para a sua persona, importante considerar:

  • Quais são os principais problemas da persona e como você pode resolvê-los?
  • Quais são as necessidades da sua persona e como você pode atendê-las?
  • O que motiva uma persona a comprar?
  • Que orçamento tem?
  • Que lugares na web ela visita?
  • Onde ela está procurando informações?

Outro elemento muito importante da estratégia é a análise da concorrência .

Se você não sabe por onde começar, use alguma ferramenta gratuita para descobrir com quem você está competindo online. Olhe atentamente para as lojas que oferecem uma variedade semelhante e pense em como você pode se destacar delas.

O que você pode oferecer aos clientes em potencial que ninguém mais está oferecendo? Crie o seu diferencial!

Verifique também:

  • em quais canais de marketing o seu concorrentes estão operando,
  • qual orçamento é alocado para isso (é claro que você não saberá os números exatos, mas pode ser estimado),
  • quais canais são negligenciados por ele,
  • feedback do cliente do concorrente.

Antes de começar a comercializar sua loja online, certifique-se de que não é dinheiro desperdiçado.O que isso significa?

A loja deve funcionar perfeitamente e estar 100% preparada para as visitas dos clientes. Se eles encontrarem algum problema - técnico ou relacionado ao serviço, provavelmente deixarão seu site e você esquecerá o retorno do investimento em marketing.

Portanto, certifique-se de que:

  • a página carrega rapidamente,
  • todas as integrações funcionam,
  • a maneira de comprar é encurtada o máximo possível,
  • você comprou um certificado SSL ,
  • você preparou os regulamentos e a política de privacidade,
  • todos os produtos contêm fotos e descrições. 

Marketing de uma loja online: No que investir?

O marketing em uma loja online deve ser realizado principalmente online hoje. As formas tradicionais de publicidade são muito menos eficazes neste caso. No entanto, apesar de você limitar suas atividades à Internet, existem muitos dilemas esperando por você aqui.

Descrevemos os métodos de marketing de comércio eletrônico mais populares abaixo. Lembre-se de não implementar todos eles no início. Escolha alguns e expanda gradualmente seu conjunto com novas opções.

 

1. Mídias sociais

A mídia social há muito deixou de ser um lugar onde os usuários visitam apenas para adicionar fotos de férias e conversar com amigos. Hoje é um lugar onde construímos relacionamentos não só com outras pessoas, mas também com marcas.

Na comercialização de uma loja online, vale a pena utilizar principalmente:

  • Facebook . Ele cria grandes oportunidades para construir uma comunidade, além de apoiar as vendas por meio de uma loja no Facebook e anúncios.
  • Instagram. Vale a pena considerar especialmente se você opera em um setor onde o design do produto é a coisa mais importante.
  • YouTube . Tendências como unboxing estão ganhando importância a cada ano. O YouTube também é um ótimo lugar para postar análises e classificações de produtos.

TikTok . É de longe o meio mais jovem da lista, mas você pode considerar usá-lo se seu público-alvo for os consumidores mais jovens.

 

2.Trabalhar o SEO

  • Resolver os problemas técnicos (redirecionamentos, meta tags, velocidade de carregamento da página, adaptação a dispositivos móveis, certificado SSL).
  • Utilizar as Palavras-chave habilmente selecionadas.
  • Ter um conteúdo exclusivo e valioso (descrições de produtos, categorias, artigos de blog).
  • Fazer Links de alta qualidade.

Também é extremamente importante escolher uma plataforma de e-commerce otimizada para SEO . Graças a isso, você economizará muito trabalho para você ou uma agência que lida com o posicionamento de sua loja. Você também notará os efeitos das atividades de SEO mais rapidamente.

Essas e outras dicas podem ajudar a sua loja a melhorar os resultados, ganhar bastante relevância e tornar-se um grande sucesso!

 

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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