Lançou uma loja online, mas não consegue ver os clientes? Você está surpreso porque vende ótimos produtos e o site funciona perfeitamente? Bem, provavelmente ninguém sabe sobre isso. É preciso divulgar a sua loja para os clientes.
Mesmo uma loja brilhante sem trabalhar o marketing digital não será lucrativa.
A primeira coisa que você precisa fazer depois de abrir sua loja é informar aos clientes em potencial que ela existe. Como fazer isso? Em quais canais apostar!
Estratégia de marketing na loja online. Em que consiste?
Não se preocupe - você não precisa criar um documento de 100 páginas. O ponto é simplesmente identificar com precisão as necessidades do seu negócio e escolher os canais de marketing certos com base nisso.
O objetivo é claro: obter o maior número possível de clientes. Mas quem são esses clientes? Que métodos podem ser eficazes para eles? É aí que surge a necessidade de criar uma persona, que é parte integrante de qualquer estratégia de marketing. É simplesmente o perfil do seu possível cliente, com todos os gostos, medos, onde mora, o que faz, etc.
Para criar a estratégia para a sua persona, importante considerar:
- Quais são os principais problemas da persona e como você pode resolvê-los?
- Quais são as necessidades da sua persona e como você pode atendê-las?
- O que motiva uma persona a comprar?
- Que orçamento tem?
- Que lugares na web ela visita?
- Onde ela está procurando informações?
Outro elemento muito importante da estratégia é a análise da concorrência .
Se você não sabe por onde começar, use alguma ferramenta gratuita para descobrir com quem você está competindo online. Olhe atentamente para as lojas que oferecem uma variedade semelhante e pense em como você pode se destacar delas.
O que você pode oferecer aos clientes em potencial que ninguém mais está oferecendo? Crie o seu diferencial!
Verifique também:
- em quais canais de marketing o seu concorrentes estão operando,
- qual orçamento é alocado para isso (é claro que você não saberá os números exatos, mas pode ser estimado),
- quais canais são negligenciados por ele,
- feedback do cliente do concorrente.
Antes de começar a comercializar sua loja online, certifique-se de que não é dinheiro desperdiçado.O que isso significa?
A loja deve funcionar perfeitamente e estar 100% preparada para as visitas dos clientes. Se eles encontrarem algum problema - técnico ou relacionado ao serviço, provavelmente deixarão seu site e você esquecerá o retorno do investimento em marketing.
Portanto, certifique-se de que:
- a página carrega rapidamente,
- todas as integrações funcionam,
- a maneira de comprar é encurtada o máximo possível,
- você comprou um certificado SSL ,
- você preparou os regulamentos e a política de privacidade,
- todos os produtos contêm fotos e descrições.
Marketing de uma loja online: No que investir?
O marketing em uma loja online deve ser realizado principalmente online hoje. As formas tradicionais de publicidade são muito menos eficazes neste caso. No entanto, apesar de você limitar suas atividades à Internet, existem muitos dilemas esperando por você aqui.
Descrevemos os métodos de marketing de comércio eletrônico mais populares abaixo. Lembre-se de não implementar todos eles no início. Escolha alguns e expanda gradualmente seu conjunto com novas opções.
1. Mídias sociais
A mídia social há muito deixou de ser um lugar onde os usuários visitam apenas para adicionar fotos de férias e conversar com amigos. Hoje é um lugar onde construímos relacionamentos não só com outras pessoas, mas também com marcas.
Na comercialização de uma loja online, vale a pena utilizar principalmente:
- Facebook . Ele cria grandes oportunidades para construir uma comunidade, além de apoiar as vendas por meio de uma loja no Facebook e anúncios.
- Instagram. Vale a pena considerar especialmente se você opera em um setor onde o design do produto é a coisa mais importante.
- YouTube . Tendências como unboxing estão ganhando importância a cada ano. O YouTube também é um ótimo lugar para postar análises e classificações de produtos.
TikTok . É de longe o meio mais jovem da lista, mas você pode considerar usá-lo se seu público-alvo for os consumidores mais jovens.
2.Trabalhar o SEO
- Resolver os problemas técnicos (redirecionamentos, meta tags, velocidade de carregamento da página, adaptação a dispositivos móveis, certificado SSL).
- Utilizar as Palavras-chave habilmente selecionadas.
- Ter um conteúdo exclusivo e valioso (descrições de produtos, categorias, artigos de blog).
- Fazer Links de alta qualidade.
Também é extremamente importante escolher uma plataforma de e-commerce otimizada para SEO . Graças a isso, você economizará muito trabalho para você ou uma agência que lida com o posicionamento de sua loja. Você também notará os efeitos das atividades de SEO mais rapidamente.
Essas e outras dicas podem ajudar a sua loja a melhorar os resultados, ganhar bastante relevância e tornar-se um grande sucesso!