A lucratividade da sua empresa desempenha um papel importante no sucesso ou no fracasso da sua empresa. E se você quiser descobrir o quão lucrativo é o seu negócio, você precisa olhar para a sua margem de lucro.

Mas se você realmente deseja ver onde está o seu negócio, é necessário pesquisar e analisar um pouco mais. Então, como você pode fazer isso? A resposta é simples: faça uma análise da margem de lucro.

O que é uma análise de margem de lucro?

Antes de pular para uma análise de margem de lucro, você precisa saber o que é margem de lucro.

Margem de lucro

A margem de lucro é uma métrica que você pode usar para ver quanto dinheiro sua empresa está ganhando. A margem de lucro de sua pequena empresa mede o quão bem você usa os ganhos para despesas comerciais. Os investidores também podem analisar o índice de margem de lucro para ver se sua empresa é capaz de gerenciar despesas e gerar lucros ao longo do tempo. Identificar o lucro presumido da sua empresa é muito importante para saber detalhadamente onde você pode realizar melhorias e investimentos.

Você pode calcular a margem de lucro para determinar a lucratividade do seu negócio durante um período específico de tempo.

Se você deseja calcular a margem de lucro, siga estas três etapas:

  • Encontre a receita líquida (receita bruta - despesas)
  • Divida o lucro líquido por sua receita
  • Multiplique o resultado por 100

A margem de lucro média de uma empresa depende de muitos fatores, incluindo o tipo de negócio, número de funcionários, localização, uso de ativos e gerenciamento de estoque.

Cada setor tem sua própria média de margem de lucro. Uma margem de lucro baixa para um setor pode ser considerada alta para outro. Por exemplo, a margem de lucro média de um setor pode ser de 10%, enquanto a média de outro setor é de 7%.

Quando você começar a analisar sua margem de lucro, certifique-se de comparar sua empresa com outras pequenas empresas do seu setor.

Análise de margem de lucro

Agora que você aprimorou todas as coisas sobre margem de lucro, é hora de mergulhar mais fundo na análise de margem de lucro. Então, o que é uma análise de margem de lucro?

Uma análise de margem de lucro é bastante direta. Com uma análise de margem de lucro, você analisa a lucratividade do seu negócio ao longo do tempo. Algumas empresas podem concluir uma análise para se comparar à concorrência. Você também pode comparar a margem de lucro de sua empresa com a de outros negócios em seu setor para ver sua posição.

Geralmente, você realiza uma análise de margem de lucro por um período de tempo mais longo (por exemplo, cinco anos). No entanto, algumas empresas consideram períodos de tempo mais longos ou mais curtos ao analisar sua margem de lucro.

Tipos de margens de lucro

Existem três porcentagens principais de margem de lucro das quais você deve estar ciente.

Esses incluem:

  • Margem de lucro bruto
  • Margem de lucro operacional
  • Margem de lucro líquido

Se você deseja obter informações sobre a lucratividade de seu negócio, aprenda a calcular as três diferentes porcentagens. Em seguida, compare suas descobertas com as porcentagens de seus concorrentes.

Análise da margem de lucro bruto

A margem de lucro bruto informa quanto lucro sua empresa obtém sobre o custo dos produtos vendidos. Sua margem também pode indicar a eficiência com que você usa mão de obra e suprimentos em seu processo de produção.

Use a fórmula abaixo para encontrar a margem de lucro bruto para sua empresa:

Margem de lucro bruto = (Vendas - COGS) / Vendas

Coisas como mudanças nos preços de venda, número de produtos vendidos e seu mix de produtos podem afetar sua margem de lucro bruto.

Análise de margem de lucro operacional

Sua margem de lucro operacional compara o lucro antes de juros e impostos (EBIT) com suas vendas. Você pode usar sua margem de lucro operacional para ver como sua empresa gera receita com suas operações comerciais.

Para calcular a margem de lucro operacional, divida seu EBIT pelas vendas brutas.

Margem de lucro operacional = EBIT / vendas

Análise de margem de lucro líquido

Sua margem de lucro líquido compara o lucro líquido e as vendas. Para calcular a margem de lucro líquido, use a fórmula abaixo.

Margem de lucro líquido = lucro líquido / vendas

Saber como realizar uma análise de margem de lucro na sua empresa, é super importante por diversos motivos, e acreditamos que com esse artigo você estará preparado para iniciar esse conhecimento e obter sucesso em processos futuros.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente