fretamento para excursões

Quem adquiriu um carro recentemente deve ter em vista que precisa investir em alguns pontos. Cuidar da mecânica e estética, saber quais são as taxas que devem ser pagas anualmente e escolher um seguro são apenas alguns exemplos disso.

Garantir as revisões necessárias e levar o veículo para lavagens periódicas é fundamental para que ele esteja com o funcionamento sempre em dia, evitando panes. Além disso, é importante preservar a parte externa, deixando-a sempre limpa e reluzente.

Ao mesmo tempo, algumas taxas precisam ser pagas todos os anos, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o licenciamento e o seguro obrigatório. A quitação delas garante que o automóvel possa circular pelas vias do país sem problemas.

Há ainda outro elemento bastante importante, e que deve ser considerado por quem possui um carro: escolher um seguro automotivo. Além da tranquilidade de ser ressarcido em caso de roubo do automóvel, há várias outras vantagens na contratação de uma apólice.

Os índices de segurança pública no Brasil nem sempre foram os melhores. Em 2019, o número de ocorrências de roubos registradas no país foi de 152.797, segundo dados da empresa Smartia.

Com isso, a necessidade da contratação de um seguro automotivo se mostra indispensável, já que os valores aplicados para a compra de um carro, seja ele novo ou seminovo, costumam ser bastante elevados.

A segurança de contar com uma apólice vale tanto para carros particulares, quando para os utilizados em serviço de entrega com fiorino, e até mesmo para quem trabalha com aplicativos de transporte.

Afinal, quanto maior for o nível de proteção do veículo, mais tranquilo o motorista pode utilizar o seu carro para deslocamentos variados.

Por isso, se você tem um carro e precisa contratar um seguro veicular, mas ainda tem dúvidas sobre como escolher a melhor opção, siga na leitura deste artigo e conheça algumas dicas sobre o assunto.

1. Compare as seguradoras

Assim como existem diversas empresas especializadas em fretamento para excursões, há vários estabelecimentos voltados para o oferecimento de apólices para proteção de veículos.

Algumas delas estão no mercado há muitos anos, e outras mais recentes também vêm conquistando o seu espaço e a preferência de muitos segurados.

Por isso, antes de escolher uma seguradora, é fundamental comparar as opções, buscando entender se a empresa é idônea e oferece todo o suporte para os seus clientes.

Dessa forma, é possível selecionar a que fizer mais sentido para você, tendo a confiança de ter tomado uma boa decisão.

2. Contrate os serviços necessários

Ao solicitar a cotação de seguro para o seu veículo, é comum que você tenha diferentes opções que podem ser adicionadas ou excluídas da apólice, tornando o contrato totalmente personalizado.

Esse é um importante benefício, uma vez que é possível adaptar a necessidade específica do cliente ao preço que será pago pela contratação, tornando a negociação mais vantajosa.

Alguns dos principais elementos oferecidos pelas seguradoras incluem:

Proteção contra furto ou roubo;

Cobertura para diferentes condutores;

Proteção contra incêndio;

Cobertura de vidros e para-choques;

Proteção contra fenômenos naturais;

Cobertura para manutenção;

Assistência 24 horas;

Carro reserva.

Ao optar por um seguro que cubra todos esses itens, o motorista terá uma apólice bastante completa. Mas também é possível remover algumas coberturas, com o intuito de diminuir o custo total do pagamento.

É possível remover a cobertura de vidros e para-choques, por exemplo, se o motorista já tiver um profissional especializado em reparo rápido parachoque da sua confiança, levando o automóvel para um conserto na peça caso seja necessário.

Dessa forma, o condutor terá um seguro que cabe no seu bolso sem deixar de contar com os elementos que são mais importantes para o seu dia a dia.

3. Considere as variáveis do seu estilo de vida

Escolher um bom seguro também vai depender do seu estilo de vida, ou seja, dos principais usos que você faz do automóvel e das suas características pessoais.

Isso porque há quem utilize o veículo apenas para passeios, enquanto outras pessoas dependem do automóvel para trabalhar todos os dias.

Assim, quem utiliza o carro com maior frequência acaba por expor o veículo muito mais do que quem usa para poucos trajetos, e certamente tem maior probabilidade de precisar recorrer a um serviço de mecânico 24 horas mais próximo, por exemplo.

Além disso, algumas outras características são essenciais e serão avaliadas pela seguradora, que traçará o perfil do segurado, de maneira a oferecer o seguro que mais se enquadra nas características dele.

Ter garagem em casa, ser casado, ter filhos já habilitados e dividir o veículo com outro condutor são perguntas que precisam ser respondidas para que a seguradora avalie o perfil e ofereça a apólice adequada para o cliente.

4. Invista na segurança do veículo

Uma apólice automotiva pode ser muito mais econômica se o motorista já se preocupou em investir na segurança do automóvel.

Por isso, a presença de dispositivos antifurto e a guarda do carro em uma garagem segura são indispensáveis para que o valor total do seguro seja mais acessível para o motorista.

Esse tipo de cuidado conserva o veículo, ao mesmo tempo em que dificulta qualquer ação criminosa, protegendo ainda mais o seu carro.

5. Verifique o valor da franquia

A franquia é um dos elementos que constam na apólice do veículo, correspondente ao valor que o segurado precisará arcar caso ocorra algum sinistro com o seu automóvel.

Ele deve ser pago em casos onde o condutor foi responsável pelo acidente, e funciona como uma espécie de garantia para a seguradora, evitando que motoristas mal-intencionados causem danos no veículo para terem o conserto pago pela empresa.

O valor de uma franquia é estabelecido pelas regras da seguradora, de modo que se o preço do conserto de uma colisão inclui a troca de peças e, se for necessário retocar funilaria e pintura, o segurado paga o valor da franquia estipulada em contrato.

Nesse caso, qualquer custo excedente é coberto pela empresa de seguros, sem prejuízos para o motorista.

Por isso, quanto maior for o valor da franquia, menor é o custo total do seguro, já que em caso de acionamento, o cliente paga um valor maior no conserto.

Sendo assim, é fundamental que o condutor conheça bem esses valores, além de tomar cuidados extras para proteger o automóvel de possíveis colisões.

6. Pondere a necessidade de carro reserva

Um dos elementos que podem constar na sua apólice veicular é a contratação de carro reserva, que é uma facilidade importante para quem trabalha como motorista particular bilíngue ou utiliza o veículo diariamente.

Isso porque caso o seu carro precise ser levado para um conserto, o acionamento do veículo reserva pode ser a solução para que você não fique sem um meio de transporte nesse período.

Porém, vale lembrar que essa contratação tem um custo na apólice, de modo que é fundamental considerar se você realmente precisa desse item adicional no seguro.

Para quem já possui dois veículos, ou tem facilidade para conseguir um carro emprestado, por exemplo, é possível remover esta cobertura, assim, o valor total do seguro se torna menor e mais vantajoso.

7. Conheça a área de abrangência do seu seguro

Uma dica importante para quem está procurando um seguro e costuma viajar com frequência é conhecer a área de abrangência da apólice, sabendo em até quantos quilômetros rodados é possível estar coberto pela seguradora.

Ao contrário de uma empilhadeira hyundai 25l 7 que se move sempre em um perímetro curto, o veículo coberto por uma apólice é livre para circular, porém, pode possuir limitações de distância em relação ao resgate em casos de emergência.

Isso quer dizer que caso venha a sofrer uma pane, e o condutor precise solicitar a remoção por guincho, é necessário que ele esteja dentro da área de cobertura.

Nesse sentido, é essencial que o motorista esteja atento ao limite da abrangência, contratando uma quilometragem maior caso percorra grandes distâncias com frequência.

Considerações finais

O seguro automotivo é um item de suma importância atualmente, sendo um modo de contar com uma proteção maior para os seu veículo, além de ter maior tranquilidade nas diversas situações que podem ocorrer com o carro.

Quem trabalha com conserto mecânico e com adesivação de carros sabe o quanto é importante que o veículo esteja em boas condições, para que o motorista possa se locomover de forma segura, com o funcionamento e a estética do carro sempre em dia.

Nesse caso, é essencial contratar um seguro veicular, que ofereça as coberturas necessárias para a proteção do automóvel e do condutor.

Por isso, se você precisa de um seguro, não deixe de levar em conta as dicas abordadas neste conteúdo e tenha a certeza de fazer a escolha adequada para o seu estilo de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente