Sexta, 26 Abril 2024

Há diversas formas de manter o conforto e a segurança durante o ciclo menstrual. Confira algumas opções.

Durante os dias do ciclo menstrual, uma das principais preocupações de qualquer mulher é que o sangue vaze para a roupa, manchando-a e causando constrangimento.

Até 1930, para proteger as roupas desse incômodo, as mulheres usavam toalhinhas de tecido, dobradas em três partes, para conter o sangue. Elas precisavam ser trocadas com certa frequência para evitar “acidentes”.

Hoje, temos mais opções seguras e confortáveis, como as calcinhas absorventes, os absorventes internos e externos, além dos coletores menstruais. Mais que uma questão de preço, a escolha entre eles implica perfil e gosto pessoal. Você conhece todas essas possibilidades e sabe como usá-las? Continue lendo para obter mais informações.

Absorvente externo

Desenvolvidos no início da década de 1930, na Alemanha, os absorventes
descartáveis foram uma revolução na higiene feminina. A princípio, eles eram grosseiros e pouco confortáveis, mas podiam ser descartados e davam mais segurança que as toalhinhas.

Com o passar do tempo, eles foram evoluindo e ganhando inovações, como:
● abas adesivas para melhor fixação na calcinha;
● ranhuras para facilitar a absorção;
● gel para solidificar o sangue menstrual e evitar vazamentos;
● coberturas diferentes para permitir a respiração da pele,
● tamanhos variados para se adequar aos diferentes tipos de fluxo.

O indicado é que o absorvente seja trocado a cada três ou quatro horas, ou quando a mulher sentir que ele estiver bem cheio.

Absorvente interno

Foi criado um pouco depois do externo, conquistando adeptas pela discrição e pelo conforto. Inserido no canal vaginal, ele não marca a roupa e permite liberdade de movimentos.

Com tamanhos variados, para se adequar aos tipos de fluxo, o absorvente interno dificilmente vaza. No entanto, seu uso ainda é cercado de tabus, como:
● ao contrário do que é propagado, mulheres virgens podem usá-lo: mesmo
inserido no canal vaginal, ele não rompe o hímen;
● se o cordão se romper, o absorvente não vai ficar perdido no corpo: a própria mulher pode removê-lo com as mãos ou ir ao médico para que ele faça isso,
● apesar de seu uso ser seguro, há relatos de mulheres que tiveram síndrome do choque tóxico por usarem o absorvente interno por períodos prolongados.

O absorvente interno deve ser trocado entre duas e quatro horas, dependendo da intensidade do fluxo. Se isso for feito, a chance de ter o choque tóxico é reduzida drasticamente.

Copo coletor

Mais ecológico, este é um recipiente cônico, feito de silicone cirúrgico, que é inserido no canal vaginal durante os dias da menstruação. O sangue menstrual cai no coletor e não vaza para a roupa.

O coletor deve ser removido, esvaziado e lavado após algumas horas de uso, dependendo da intensidade do fluxo. Confortável e discreto, o produto demanda que a mulher esteja em um local com pia e privacidade, para que seja feita a higienização correta antes de recolocá-lo.

Calcinha absorvente

Outra opção ecologicamente correta, as calcinhas absorventes são feitas de tecido antimicrobiano, bastante confortável. Prática, elas dispensam o uso do absorvente descartável e podem ser usadas por várias horas até precisarem ser trocadas, dependendo da intensidade do fluxo.

A lingerie pode ser encontrada em diferentes cortes e cores, feita para diferentes fluxos, incluindo o pós-parto, com duração de até 50 lavagens. Não existe o risco de marcar na roupa, permitindo liberdade de movimento. Elas podem ser lavadas à mão ou na máquina, em saquinhos próprios.

Esta é uma opção inovadora e que não agride o meio ambiente. Também é um investimento que se mostra econômico: após as 50 lavagens, a capacidade de absorção é reduzida, mas a peça pode ser usada como uma lingerie comum.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome