Quinta, 02 Mai 2024

A comunicação visual está presente em todos os aspectos do cotidiano. Não é à toa que as empresas mais populares do mercado são reconhecidas pela sua identidade imagética, com uma marca forte.

Além da ordenação de elementos visuais que contribuem na aproximação com o público.

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, com um leque de serviços e produtos semelhantes, é preciso garantir a diferenciação a partir de uma identidade visual clara, objetiva e de qualidade.

Afinal de contas, os consumidores precisam se lembrar da sua empresa. Assim, com um design criativo, ao pensar em uma ibanez signature, por exemplo, o público já tem ideia da marca e de onde adquirir uma guitarra desse modelo.

O artigo de hoje vai tratar justamente sobre isso, mostrando qual impacto que uma boa comunicação visual pode gerar. Acompanhe a leitura e conheça a importância da identidade para a sua marca!

1 - Transmite informações de maneira direta

A linguagem visual é conhecida por ser muito mais simples e direta do que os textos. Por isso, existe aquele velho ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Diante disso, a comunicação visual é capaz de expressar os valores de uma empresa ao público de modo objetivo, claro e transparente, contribuindo para a difusão desses ideais no mercado e, consequentemente, da aproximação com a audiência.

Por exemplo, uma empresa que vende extintor automotivos que tem como principal valor a segurança, pode usar de vários artifícios imagéticos para transmitir esse objetivo.

Desse modo, as pessoas passam a associar a segurança com a marca, tornando a identificação do empreendimento muito mais assertiva.

2 - Tem maior impacto na audiência

De acordo com um levantamento realizado pela Brain Rules, as pessoas tendem a lembrar de 65% das informações visuais, mas somente 10% das verbais.

Isso mostra que o ser humano tende a preferir as imagens e, por isso, o impacto da comunicação visual é maior.

Imagine, por exemplo, que ao procurar por doces finos para aniversário, nos deparamos com dois conteúdos: o primeiro, um texto longo sobre as guloseimas; o segundo, fotos dos docinhos, mostrando diferentes sabores.

É provável que a segunda nos desperte muito mais atenção, pois podemos “comer com os olhos”, o que por si só já causa um grande impacto.

3 - Várias possibilidades de aplicação

Se pensarmos nos artifícios textuais, logo perceberemos que eles não podem ser aplicados em todas as peças publicitárias e de marketing. Isso porque esses conteúdos são longos e, nem sempre, há espaço disponível.

Mas, na comunicação visual, isso se torna muito mais simples. Uma foto de lembrancinha maternidade menino, por exemplo, pode ser usada em vários materiais, como:

Outdoors;

Flyers;

Anúncios em redes sociais;

Panfletos;

Banners;

Entre outros.

Ou seja, é possível divulgar a sua empresa de uma forma muito mais ampla, direcionando os conteúdos textuais somente para mídias específicas, que comportam esse tipo de recursos (como blogs, sites, entre outros).

4 - Aumenta a autoridade da marca

Um dos principais benefícios da comunicação visual é o quanto ela pode contribuir para a autoridade da marca.

Muito disso, deve-se à próxima relação dos elementos imagéticos com o branding do negócio, ou seja, a impressão que os consumidores têm da sua empresa.

A comunicação visual tem um peso significativo na forma como as pessoas veem o seu negócio. Por esse motivo, quando ela é bem construída, trabalha-se o branding e, consequentemente, o seu empreendimento ganha mais autoridade.

No entanto, é fundamental que a comunicação tenha unicidade e uniformidade nas propagandas. Ou seja, é preciso harmonizar os elementos, incluindo fachada da loja, embalagens, materiais publicitários, entre outros.

Toda a linguagem visual da empresa deve estar alinhada.

5 - Melhora a lucratividade

Essa vantagem está diretamente relacionada com a construção do branding (que dissemos anteriormente), uma vez que quanto maior é a autoridade de uma marca, mais ela vende.

Por essa razão, as empresas com uma comunicação visual forte e reconhecida tendem a ser extremamente lucrativas, pois o público dá preferência à esses empreendimentos, devido a sua fama e popularidade.

Conclusão

A comunicação visual é um dos elementos mais importantes para todo e qualquer negócio.

Por isso, ela faz parte do planejamento das empresas, indo além da construção de um logo, mas integrando todos os elementos imagéticos da organização.

O artigo de hoje buscou trazer alguns dos aspectos que demonstram a importância de uma boa comunicação visual. Desse modo, é possível trabalhar todo o branding da sua empresa e ter um significativo aumento nos lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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