Quarta, 24 Abril 2024

Data comercial está ligada ao feriado de Ação de Graças e seu imaginário de consumo.


Nos últimos anos, milhares de brasileiros conheceram a famosa Black Friday. Agendada para acontecer na última sexta-feira de novembro, a data comercial tornou-se sinônimo de grandes descontos. Com o Natal ocorrendo menos de um mês depois, muita gente aproveita o dia para adiantar as compras de fim de ano.


Contudo, você sabe qual é a origem da data comemorativa ou por que ela acontece especificamente neste período do ano? O nascimento da Black Friday está ligado a outra importante data nos Estados Unidos: o Dia de Ação de Graças. Por isso, é importante entendê-lo.

O Dia de Ação de Graças é um feriado em que as famílias norte-americanas têm a tradição de se reunir, para agradecer, comer e ficarem juntas. Ele é celebrado desde 1621, quando os povos nativos se reuniram com os colonos ingleses em uma ceia para celebrar as boas colheitas daquele ano.


Portanto, o feriado entrou no calendário dos norte-americanos e tornou-se tradicional, ganhando novos significados. Ele virou sinônimo de consumo, por exemplo, uma vez que popularizou a realização de desfiles pelas cidades de todo o país. A maioria deles é patrocinada por grandes marcas, que buscam conquistar novos clientes.


Usos do termo Black Friday


A sexta-feira após o Dia de Ação de Graças só se tornou a data comercial que é hoje recentemente, em meados do século XX. No entanto, originalmente, o termo “Black Friday” não era relacionado à data e às suas vendas.


O primeiro registro desse termo aconteceu em 1869, quando dois acionistas de Wall Street compraram uma grande quantidade de ouro nos EUA. Eles tinham a esperança de revendê-lo por uma quantia bem maior, mas foram frustrados quando, em uma sexta-feira de setembro daquele ano, o mercado quebrou.


Isso acabou arruinando várias empresas e investidores, que não conseguiram recuperar seus investimentos. Por causa dessa crise, foi utilizado o termo “black” para falar desse dia.

O uso do termo com o significado mais próximo do que se utiliza atualmente vem dos anos 1960. O Dia de Ação de Graças também é marcado pelas partidas de futebol americano, que acontecem durante o feriado e nos dias próximos. Os jogos eram capazes de mobilizar milhares de pessoas a se deslocarem para outras cidades.


Na Filadélfia, no sábado após o feriado, ocorreu um clássico do futebol americano universitário: equipe da Academia do Exército Americano (Army Black Knights) contra a Academia da Marinha (Navy Midshipmen).


Então, na sexta-feira, as ruas da cidade ficaram cheias, à medida que os visitantes chegavam para assistir ao jogo no dia seguinte. O caos no trânsito era tanto que os policiais passaram a utilizar o termo “Black Friday” para se referir à data, uma vez que eles não tinham descanso nesse dia.


Os comerciantes aproveitaram o movimento para atrair os clientes. Assim, a melhor forma de conquistá-los era por meio de promoções e outros descontos. A partir de então, começava a tradição que só conquistou os EUA na década de 1980.


Outra coincidência colaborou para que o termo fosse adotado rapidamente pelos comerciantes. Naquela época, eles anotavam o fluxo de caixa à mão, utilizando tinta preta para os lucros e vermelha para os prejuízos. Com o grande volume de vendas nesta sexta-feira, eles “entravam no preto” — o equivalente de “entrar no azul” do Brasil.


Já por aqui, a Black Friday foi adotada em 2010. Cerca de 50 lojas acompanham as promoções feitas pelo site Busca Descontos, que registrou o domínio oficial do evento. Não tardou para que, nos anos seguintes, comércios físicos e virtuais aderissem à data para impulsionar suas vendas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome