Quarta, 24 Abril 2024

Dois passos simples e efetivos vão ajudar o seu negócio a ser bem-visto na internet e estar no topo dos resultados nas ferramentas de pesquisa.

Não dá mais para negar o fato de que a presença on-line de uma empresa, independentemente do setor, é um dos fatores-chave para o sucesso. Existem exemplos de pequenos negócios, com atuação local, que conseguiram estabilidade sem investir nos modelos digitais, mas esses casos são exceções.

Vale lembrar que mesmo os serviços que optam por não terem presença on-line serão comentados e avaliados pelos usuários em plataformas destinadas a isso. Dessa maneira, é importante investir, ao menos, em uma estratégia que te possibilite se informar dessas situações, bem como responder avaliações na internet.

Isso vai aumentar a confiança do seu cliente em você, ao demonstrar uma comunicação transparente com ele. Na prática, em um mercado competitivo e com um público cada vez mais bem conectado, ter uma boa reputação on-line é essencial para se manter em uma posição de destaque — isso deve ser visto como um investimento sério.

Aplique as estratégias de SEO

A sigla SEO significa Otimização para Motores de Busca, vinda da expressão Search Engine Optimization, em inglês. O próprio título desse sistema já nos indica do que se trata: são um conjunto de estratégias que, quando efetivamente aplicadas, te ajudam a aparecer bem posicionado nos resultados de busca das plataformas de pesquisa.

Em geral, tende-se a pensar que SEO se resume à aplicação de palavras-chave na hora de redigir os textos presentes em seu site, mas a verdade é que o sistema é um pouco mais complexo. Por isso, é comum que as empresas contratem especialistas na área para efetivar essa missão.

Isso porque até as palavras-chave relevantes mudam de tempos em tempos, sendo que somente uma equipe de pesquisa direcionada poderá indicar esse fluxo de maneira eficiente.

Entre as ações que incluem as estratégias de SEO vale citar a criação de um blog com conteúdo original, associado à loja, com atualizações constantes, o desenvolvimento de uma versão do site que seja compatível com o acesso por meio de dispositivos móveis, a elaboração de conteúdos em vídeo e o investimento em segurança de navegação.

Preste um bom serviço

Parece óbvio, mas a verdade é que, muitas vezes, empreendedores menos experientes se esquecem que grande parte da reputação de uma empresa vem do serviço prestado. Isso deve ser levado em consideração, tanto para lojas exclusivamente físicas, quanto para aquelas que existem apenas on-line ou nos dois ambientes.

Em primeiro lugar, o cliente, como prioridade e até participante das decisões da empresa, deve fazer parte da filosofia do negócio, antes de ser uma estratégia. Dessa maneira, é essencial que os gestores e os colaboradores acreditem, de fato, que o bom serviço deve ser prestado simplesmente porque essa é a missão da firma: solucionar problemas de outras pessoas.

Só, então, é que se deve pensar em estratégias que vão otimizar esse pensamento que, mais uma vez, deve estar alinhado com todos. Nesse caso, as estratégias de comunicação transparente serão as mais efetivas. Sempre deve-se partir do ponto de que problemas, alheios ao seu planejamento, poderão acontecer. Desse modo, a questão é como você vai lidar com essas questões por meio de uma comunicação direta com o seu consumidor.

No ambiente on-line, isso refletirá positivamente de diversas maneiras, sendo que as principais são: as plataformas de avaliação, os comentários nas redes sociais e os tópicos em fórum. Inclusive, responder a esses depoimentos dos clientes na internet é uma das formas de demonstrar prontidão, compromisso e transparência.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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