Sexta, 19 Abril 2024

Hoje em dia, atuar de forma sustentável tem cada vez mais importância no meio corporativo, principalmente ao considerar que o investimento em práticas que atendem esse conceito contribui para o planeta e para a imagem da empresa.

É válido observar que como o conceito de sustentabilidade está associado com a preservação e uso inteligente dos recursos naturais, uma série de setores podem alinhar ou desenvolver ações que atendam esse cenário.

Como consequência, ao longo do tempo há uma maior disseminação de táticas e um crescimento de impacto positivo tanto internamente quanto externamente.

Entre as ações que podem contribuir de maneira significativa com o dia a dia das empresas que almejam adotar práticas sustentáveis, é interessante citar:

1) Priorize o uso consciente da água

Seja em um empreendimento de embalagens de papelão personalizadas ou em qualquer outro setor, é de grande importância aprimorar o consumo de água para amenizar as ameaças de escassez.

Desse modo, é interessante que exista atenção aos possíveis desperdícios, como torneiras com defeito e uso inadequado dos recursos pelos colaboradores.

A partir da identificação dessas situações, é possível encontrar as soluções mais adequadas, mas o primeiro passo é que exista a preocupação com as práticas sustentáveis.

Por mais que as torneiras não apresentem defeito, há maneiras de melhorar o uso. Por meio da aplicação de arejadores, por exemplo, é possível liberar uma menor quantidade de água sem comprometer a eficiência. 

Além disso, sempre que possível a água deve ser reutilizada. Nesse cenário, uma empresa de reciclagem de papel, que já possui um impacto de grande importância para esse contexto, pode investir em um sistema de captação de água da chuva.

Essa prática viabiliza o uso para finalidades que não exigem água potável e, naturalmente, a capacidade do reservatório pode variar.

No entanto, é indispensável que profissionais qualificados estudem a viabilidade do projeto para a sua execução.

2) Adote práticas que otimizam o uso de energia

Avaliar a forma de usar a energia nas empresas traz grandes vantagens, não só para o meio ambiente, como também para reduzir as despesas gerais.

Por exemplo, se empresas de refratários ou de outros setores desejam aprimorar esse aspecto, entre algumas dicas que podem ser empregadas está a utilização consciente de equipamentos elétricos e o aproveitamento da luz natural.

Janelas amplas e paredes claras podem contribuir com um ambiente mais claro e favorecer a iluminação.

Ainda mais, devido aos avanços tecnológicos, hoje em dia é possível encontrar equipamentos cada vez inteligentes. A vantagem disso é que esses itens contribuem para a redução no desperdício de materiais.

Além desse fator, apostar em opções inteligentes que consomem menos energia também é muito favorável para um negócio.

3) Gerencie os resíduos sólidos com eficácia

Em diversos locais é comum o hábito de reunir todo o lixo para a coleta, porém, é muito importante que os empreendedores tenham consciência das chances de reciclagem ou até mesmo de reutilização.

No primeiro momento, é interessante avaliar como os resíduos são gerados nas empresas e as possibilidades de redução desde os processos mais simples - seja no uso pessoal ou nas formas de produção.

Para se ter uma ideia, uma empresa que confecciona saco de papel kraft pardo pode avaliar maneiras mais eficazes de empregar a matéria-prima para uma obtenção mais baixa de resíduos. 

Outra situação que representa processos mais simples, mas que possuem grande importância, é a redução do uso de descartáveis no dia a dia.

Aplicar a coleta seletiva de forma adequada também é uma solução de grande visibilidade. Nesse cenário, o padrão de cores a ser adotado de acordo com a Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) é o seguinte:

  • Azul - papel;

  • Amarelo - metal;

  • Verde - vidro ;

  • Vermelho - plástico;

  • Preto - resíduos não recicláveis;

  • Marrom - orgânico.

Dependendo do resíduo, como em caso de óleos e baterias, é indicado que o encaminhamento seja realizado para uma empresa especializada, pois são considerados elementos perigosos.

4) Elabore um plano estratégico

Para colocar em prática as ações citadas, ou outras medidas, é indispensável que exista uma visão precisa do empreendimento como um todo.

Por exemplo, em uma fábrica de embalagens plásticas é possível identificar quais são os melhores fatores a serem trabalhados a partir de uma revisão da produção e da estrutura do empreendimento.

Além disso, é interessante averiguar se os consumidores apresentam sugestões, o que pode contribuir de maneira significativa para a reunião e análise de possíveis soluções.

Isso é algo que envolve todos os processos na empresa. Para reduzir o uso de papel, por exemplo, o uso de arquivos eletrônicos podem se tornar uma prioridade.

Contudo, para aplicar essas medidas é preciso adaptar alguns aspectos do negócio, afinal, isso exige que os profissionais adotem sistemas de controle de arquivos e até mesmo o armazenamento em nuvem.

Quais são as vantagens de uma empresa sustentável?

Além do fato de ser um conceito significativo para a qualidade de vida das pessoas e o planeta como um todo, ao adotar adequadamente práticas sustentáveis as corporações podem impactar fatores como:

  • Produtividade;

  • Questões sociais e engajamento;

  • Lucros obtidos;

  • Futuro do empreendimento.

Em primeiro lugar, para compreender a produtividade, basta imaginar uma empresa que trabalha com etiquetas personalizadas e investe em medidas sustentáveis. 

 

Ao construir uma imagem positiva em meio aos colaboradores e levar conhecimento sobre os processos, o bem-estar pode ser potencializado, o que pode contribuir de forma significativa com um melhor fluxo de trabalho.

Do mesmo modo, é preciso considerar a orientação, atenção aos feedbacks e estímulo do trabalho em equipe nas empresas.

Isso porque tais medidas contribuem para os funcionários se sintam melhores, como também tenham um maior espaço para compartilhar ideias sustentáveis.

No âmbito social, é interessante avaliar que as ações do empreendimento possuem uma grande influência em diversos grupos, desde colaboradores até investidores e clientes.

A partir dessas pessoas, a empresa gera impacto na sociedade, com destaque para as possibilidades de compartilhamento de ideias sustentáveis e relação diferenciada com esse tema.

Vale ainda citar que o consumidor está cada vez mais consciente sobre políticas sustentáveis e, consequentemente, apresenta uma exigência maior perante o mercado. Desse modo, a prática se torna um incentivo.

No que diz respeito ao lucro, é possível imaginar que um empreendimento que produz porta caneta de acrílico pode otimizar seus processos em prol (e a partir) da realização de ações como a coleta seletiva.

Dentre os processos é possível evidenciar a redução de resíduos que tem grande impacto no meio ambiente e um maior uso de luz natural.

Além disso, há influência na maior produtividade - e na lucratividade. Assim, ações como essas podem viabilizar um melhor uso de materiais, de energia elétrica, entre outros aspectos.

Sendo assim, o cenário que envolve os lucros sofre alterações e indicadores mais positivos podem ser observados. Com isso, os resultados são valores reduzidos para a produção, como nos produtos finais.

Sem dúvidas, esse cenário tem uma grande ligação com o futuro da sociedade, mas também com o do empreendimento.

Isso ocorre por conta de um posicionamento que é decisivo para a sobrevivência no mercado e, conforme abordado, as práticas sustentáveis se tornam cada vez mais visadas para a proteção do meio ambiente e engajamento do público.

Como conscientizar os funcionários?

Foi possível verificar, no decorrer deste artigo, que políticas sustentáveis podem influenciar até mesmo no bem-estar dos colaboradores.

No entanto, é muito comum que existam dúvidas de como conscientizá-los da importância da sustentabilidade, o que também envolve a aplicação adequada das mudanças no empreendimento.

Sem dúvidas, a liderança deve ser conscientizada e capacitada não só para dar suporte para os demais colaboradores, como também para dar o exemplo no dia a dia.

O mais interessante nesse contexto é que, com a conscientização, os colaboradores podem compartilhar as informações com outras pessoas - inclusive falar sobre a importância da reciclagem de papelão.

No entanto, é de grande importância que cada passo seja implantado de forma adequada para evitar transtornos. Isso exige paciência e cautela em períodos de adaptação e até mesmo para aprender tarefas novas.

A conscientização pode ser realizada por meio de materiais dinâmicos, palestras, treinamentos, entre outras possibilidades.

Não basta só um investimento inicial. Afinal, assim como em outros setores, o acompanhamento deve ser constante, com a priorização de relatórios e até mesmo a realização de campanhas.

Além dos aspectos apresentados, é significativo que a empresa tenha uma atuação transparente e que os gestores estejam abertos às trocas de informação. Dessa forma, os funcionários podem apontar no dia a dia possíveis oportunidades ou falhas.

Assim, é possível dizer que para as corporações que buscam implantar medidas sustentáveis no dia a dia, há uma diversidade evidente de caminhos que podem ser adotados.

Do mesmo modo, é possível adotar novas chances de negócios, benefícios para a sociedade e um diferencial competitivo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome