As praias mais paradisíacas entre o litoral carioca e o paulista
Detalhes
Rafael
Categoria: Notícias Corporativas
Conhecida como “Costa Verde”, a região é marcada por praias paradisíacas, com mares cristalinos e Mata Atlântica exuberante
A região compreendida entre o litoral Norte de São Paulo e o Sul carioca está entre as costas mais bonitas do país, unindo águas cristalinas e mais refrescantes, areia fina e branca, além da vegetação de Mata Atlântica.
Existem inúmeras linhas de transporte para quem deseja conhecer um pouco das belezas paradisíacas da Costa Verde: ônibus até a capital carioca, saindo das capitais São Paulo e Vitória, além de Paraty e cidades do interior paulista, como Campinas e São José dos Campos.
São inúmeras as praias para se conhecer, especialmente, para quem gosta de áreas mais tranquilas, com trilhas e bastante verde. Por isso, antes de comprar a passagem para o Rio de Janeiro, confira algumas dicas de orlas para visitar na região.
Lagoa Azul (RJ)
Esta é uma das praias mais visitadas de Ilha Grande, situada no litoral Sul carioca e considerada uma das mais bonitas do país. Ela se localiza em Freguesia de Santana, área formada pelas ilhas do Macaco, Pombas, Arpoador, Redonda, Comprida e Aroeira, além do extremo Norte de Ilha Grande.
Essa praia impressiona pelo contraste entre o mar azul cristalino, o verde da Mata Atlântica, a areia branca e a luz solar. Também é possível visualizar pequenos peixes ao entrar nas águas da Lagoa Azul, em especial, para quem realiza passeios de barco.
Ilha das Couves (SP)
Outra localidade paradisíaca, capaz de fazer inveja às praias famosas do Caribe, é a Ilha das Couves, no litoral Norte de São Paulo. Para chegar a ela, é preciso pegar um barco, saindo da praia de Picinguaba, localizada perto da fronteira entre São Paulo e Rio de Janeiro, e percorrer os 2,3 quilômetros que separam a ilha e a costa.
Se você deseja passar a noite por ali, existem algumas opções de hospedagem, mas também é possível visitar a ilha por um dia. Na Ilha das Couves, existem duas praias para conhecer: a Praia Menor e a Praia de Fora (ou Praia do Japonês). Se você prefere orlas com maior espaço para tomar banho de mar, prefira a primeira.
Praia do Caxadaço (RJ)
Esta praia também é situada em Ilha Grande, indicada, principalmente, para os viajantes que gostam de fazer trilhas e ter um contato mais direto com a natureza, além daqueles que preferem visitar praias mais selvagens e desertas.
Para chegar ao Caxadaço, é preciso caminhar por três horas em uma trilha, devidamente bem acompanhado por repelentes, água e um bom par de tênis. A praia é marcada por grandes rochas para escaladas, com vistas panorâmicas lindas.
Como a praia é pequena, não é recomendado visitá-la em épocas de alta temporada, já que, nesses períodos, ela fica lotada, podendo haver pouco espaço para você curtir e tomar um sol com mais sossego.
Praia dos Castelhanos (SP)
Localizada na famosa Ilha Bela, esta é considerada uma das praias mais bonitas do estado de São Paulo, por oferecer águas cristalinas e uma vasta região de colinas verdes.
Além da beleza, uma das principais vantagens dessa praia é que o seu mar oferece tanto agitação, o que agrada, particularmente, os surfistas, quanto tranquilidade, com algumas áreas mais calmas, com piscinas naturais.
Contudo, essa praia não tem um acesso fácil e demanda veículos 4x4 ou motos. Uma dica importante é verificar se o limite diário de 40 veículos já foi alcançado antes de contratar empresas que fazem o trajeto.
Para quem gosta de aventuras, também existe a opção de trilhas de até 6 horas. Se decidir passar a noite na Praia dos Castelhanos, aproveite para fazer a trilha até a Cachoeira do Gato e ir até o Mirante do Pirata, que oferece uma pequena escada saindo do chão até o cume de uma pedra enorme, onde é possível ter uma vista arrebatadora.
Praia Vermelha (RJ)
Esta praia é bem conhecida para quem visita à famosa Paraty, pequena cidade conhecida pelas orlas belas, pela tradicional cachaça e pelo centro colonial histórico, com ruas de paralelepípedo, além de construções dos séculos XVII e XVIII, como a Capela de Santa Rita.
Para chegar até à Praia Vermelha, é preciso pegar um barco. Por ser bastante visitada por turistas, ela oferece uma infraestrutura diversificada de restaurantes e bares. Para quem gosta de mais sossego, é possível ir a uma parte mais afastada e curtir o visual tranquilamente.
*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.