Quinta, 28 Março 2024

Se você já passou pela fase de criar site e agora está realizando pesquisas sobre SEO, provavelmente descobrirá que um termo aparecerá frequentemente: Autoridade de Domínio (DA). Mas o que é isso? É importante? E, se for, como melhorar a autoridade de domínio?

A maioria dos proprietários de sites tem o objetivo de chegar ao primeiro lugar nos resultados dos mecanismos de pesquisa, como o Google. Isso porque, ao chegar nesta posição, o aumento de tráfego no seu site pode se tornar maior, o que também pode gerar mais conversões de vendas.

Além de investir em outras estratégias de marketing digital, como e-mail marketing, por exemplo, também é importante focar em técnicas para aumentar o tráfego de visitas no seu site, afinal, é através deles que seus potenciais clientes poderão saber mais sobre seus produtos ou serviços.

Porém, o Google usa mais de 200 fatores de classificação para gerar resultados de mecanismos de pesquisa e, embora a autoridade de domínio não seja um deles, é uma métrica importante para qualquer proprietário de site.

Neste post, vamos responder às principais perguntas sobre o assunto e te ensinar a melhorar sua autoridade de domínio por meio de técnicas comprovadas e testadas ao longo do tempo.

Confira!

O que é autoridade de domínio?

A autoridade de domínio é uma forma de prever quão bem um site será classificado nos motores de busca. O termo oficial e a partitura algorítmica foram inventados pelo Moz - Domain Authority.

Você pode encontrar sua pontuação de autoridade de domínio (DA) por meio da ferramenta Link Explorer da Moz. Desde a introdução da pontuação DA pela Moz, muitos outros sistemas de pontuação de autoridade de domínio foram lançados. Por exemplo: Domain Rating do Ahref e Majestic´s Trust Flow and Citation Flow.

Embora alguns dos critérios para calcular essas pontuações sejam diferentes de ferramenta para ferramenta, todos medem a mesma coisa: o poder de SEO de um domínio de site.

O Moz calcula o DA avaliando vários fatores, incluindo links de domínios raiz, número total de links e a força deles em uma única pontuação de DA. Com base nesses fatores, o Moz emite uma pontuação de 1-100.

Uma pontuação mais alta significa um site mais forte, com maior probabilidade de classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa. Uma pontuação mais baixa significa um site mais fraco que terá problemas de classificação para palavras-chave competitivas.

Por que a autoridade de domínio é importante?

A autoridade de domínio é uma maneira fácil de entender como o Google classifica os sites.

Os algoritmos de classificação do Google e como eles decidem quais sites serão classificados para quais palavras-chave são um mistério. O Google compartilha as práticas recomendadas e seus fatores de classificação, mas nunca revela exatamente como cada site é classificado.

Autoridade de domínio é a representação mais precisa do cenário de resultados de pesquisa e uma “chave” para entender por que certos sites têm classificação mais alta do que outros.

Os sites com DA mais altos têm melhor desempenho do que os sites com DA mais baixos. Como resultado, há uma correlação direta entre altas pontuações de DA e classificações mais altas.

Como melhorar sua autoridade de domínio

Quando você registar um domínio pela primeira vez, leva um tempo para construir sua autoridade.

Muitos fatores são importantes, como o SEO adequado na página, garantir que o conteúdo do seu site seja de alta qualidade, manter o site compatível com dispositivos móveis e não nos esqueçamos da velocidade de carregamento do seu site.

No entanto, o maior fator para aumentar seu DA é seu perfil de link. Na verdade, você pode basicamente considerar a pontuação de autoridade de domínio como uma medida de quão forte (ou fraco) é seu perfil de link.

Backlinks são o fator número 1 no ranking do Google. Embora existam mais de 200 fatores de classificação, um perfil de link forte é o mais importante para fazer seu site classificar e aumentar o tráfego de pesquisa.

Portanto, faz sentido que o maior fator para aumentar sua autoridade de domínio também sejam os backlinks. Embora nem sempre seja tão absoluto, é seguro dizer que, na maioria dos casos, quanto mais forte for o perfil do link, maior será a autoridade de domínio.

Aqui estão algumas dicas que separamos que poderão ajudar a aumentar a autoridade de domínio do seu site.

1. Obtenha links de sites de alta autoridade de domínio

Obter backlinks de sites de alta autoridade de domínio desempenha um papel significativo não apenas em melhorar sua autoridade de domínio, mas também em sua autoridade de página.

E há várias maneiras de obter backlinks confiáveis para aumentar seu perfil de link. Por um lado, a postagem de convidado é uma ótima maneira de fazer isso. Você está essencialmente trocando uma parte do conteúdo por um backlink.

2. Elimine / minimize links com spam

Não se trata apenas de ganhar links fortes. Não fazer com que uma tonelada de sites com spam tenham um link para você também é importante para manter uma alta autoridade de domínio. Em termos de classificação, o Google ficou melhor em ignorar links de spam em vez de penalizar sites por eles.

Mesmo assim, é importante limpar seu perfil de link periodicamente, realizando uma auditoria de link, remoendo links de spam manualmente ou rejeitando-os.

3. Obtenha links de sites reais

Hoje em dia, existem pessoas que falsificam pontuações de autoridade de domínio. Isso é possível, e as pessoas realmente fazem - principalmente para vender backlinks em seus sites por um preço mais alto do que realmente valem.

Além disso, existem muitos sites por aí que têm um bom perfil de link histórico, mas estão inativos nos últimos anos. Às vezes, eles até expiraram porque o proprietário parou de trabalhar neles.

Algumas pessoas compram domínios como esses e constroem uma rede de sites com alta autoridade de domínio, mas sem tráfego, e então criam links para seus próprios sites que desejam classificar.

Porém, o Google e ferramentas como o Moz estão cada vez melhores em identificar sites como esses e não dão valor a eles. Portanto, um sinal importante de um link forte também é medido pela quantidade de tráfego que o link do site recebe.

Como encontrar minha autoridade de domínio?

Como mencionamos anteriormente, você pode encontrar sua pontuação de autoridade de domínio usando a ferramenta Link Explorer da Moz.

Basta entrar no seu site e ele mostrará sua pontuação, quantos links você possui, quantos desses links vêm de domínios raiz exclusivos e para quantas palavras-chave você está classificado nos resultados de pesquisa.

Mas, e quanto a outras ferramentas com diferentes sistemas de pontuação?

O concorrente mais próximo do Moz é o Ahrefs. Em vez de chamá-lo de autoridade de domínio, eles se referem a ele como classificação de domínio. É a mesma coisa, mas com nome diferente.

É importante observar que cada ferramenta usa seus próprios algoritmos e sistemas de pontuação, o que resulta em diferentes pontuações. Eles também têm seus próprios rastreadores, o que resulta em diferentes backlinks relatados e classificações de palavras-chave.

O que é considerado uma boa autoridade de domínio?

De modo geral, a pontuação de autoridade de domínio de uma semana ficará entre 0-20. Em qualquer lugar entre 20-30 é chegar lá e entre 30-50 é bom. Uma vez que sua pontuação está na zona de 50-60, é realmente forte e uma vez que você superou isso e você está na zona de 60-100, você tem uma excelente pontuação de autoridade de domínio.

E, para chegar à zona 60-100, lembre-se que você vai querer gastar mais tempo construindo seu perfil de link, pois é o fator mais importante e ajudará sua autoridade de domínio no longo prazo. Sempre tente obter os links de melhor qualidade, não a maioria dos links.

Conclusão

Agora você deve ter um entendimento muito melhor sobre autoridade do domínio e sua importância para as classificações do seu site - o que é realmente essencial para o sucesso do seu negócio. Além disso, você aprendeu como melhorar a autoridade do domínio por meio de backlinks de alta qualidade.

Lembre-se que todos esses esforços são muito importantes para que seu site consiga obter uma boa posição nos resultados de pesquisa no Google, o que pode atrair mais visitantes para ele e, consequentemente, uma chance maior de conversão de vendas.

Quando se trata de técnicas de SEO é essencial seguir os padrões dos motores de busca para que realmente seja possível aplicá-las corretamente, evitando possíveis penalizações - como a queda de posicionamento nos resultados e até mesmo o banimento do motor de pesquisa -, além de realmente conseguir obter um bom posicionamento.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que agora você tenha esclarecido suas principais dúvidas sobre o assunto e que a partir de agora possa verificar sua classificação de DA e melhorá-la para conseguir atingir seus objetivos.

Com o conhecimento obtido com este post, chegou a sua vez de melhorar sua autoridade de domínio. Além disso, você tem alguma ideia sobre autoridade de domínio que gostaria de compartilhar? Compartilhe conosco nos comentários!

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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