Sábado, 27 Abril 2024

Uma dieta balanceada é a chave para um organismo regulado. Entretanto, alguns alimentos podem ajudar a diminuir cólicas e aumentar o bem-estar.

Na correria do dia a dia, é difícil perceber como os hábitos influenciam a nossa qualidade de vida. Entretanto, quando o assunto é saúde, a alimentação é uma parte fundamental desse processo. Por isso, todas as pessoas que têm o objetivo de cuidar do corpo deveriam ficar atentas às comidas que estão ingerindo.

Os alimentos têm a capacidade de nutrir o organismo por meio de fibras, vitaminas, minerais e aminoácidos. Então, é necessário ter uma alimentação balanceada para garantir uma boa saúde, e isso tem tudo a ver com o ciclo menstrual das mulheres.

A menstruação é sinônimo de saúde, pois representa um sinal do corpo de que tudo está funcionando corretamente. Nesse sentido, o organismo entende que está bem nutrido, por isso, libera um óvulo, já que apresenta condições favoráveis de gerar uma nova vida. Quando a saúde vai mal, é comum que aconteçam alterações no ciclo.

Além disso, vale lembrar que o ciclo menstrual é responsável pela produção de hormônios sexuais, como a progesterona e o estrogênio, que são fundamentais para diferentes funções do organismo. Portanto, alimentação e saúde feminina estão diretamente relacionadas.

Desejo alimentar pode mudar ao longo do ciclo

É muito comum ouvir mulheres falando que gostam de comer chocolate durante a TPM, independentemente da classe social ou da profissão. Isso porque os corpos femininos apresentam diferentes necessidades ao longo do ciclo menstrual.

Diversos estudos realizados nas últimas décadas mostraram que as mulheres ingerem uma quantidade maior de alimentos energéticos na fase lútea, que ocorre depois da ovulação e antes da menstruação. Isso pode ser explicado pelos níveis baixos de serotonina e estrogênio.

Ou seja, é comum o aumento no desejo por alimentos doces e gordurosos no período que antecede a menstruação. Essas dinâmicas estão diretamente ligadas à flutuação hormonal que acontece todos os meses no organismo feminino.

Alimentos para acrescentar na rotina

Com o passar dos anos, cada mulher desenvolve estratégias próprias para lidar com a TPM e outras fases do ciclo. O autoconhecimento é fundamental ao longo desse processo, mas algumas dicas nutricionais podem ser de grande ajuda.

Uma dieta balanceada durante todo o mês é fundamental. Então, aposte em mudanças a longo prazo para resultados efetivos. Além disso, priorize “comida de verdade”, evitando refeições ultraprocessadas. A seguir, listamos algumas dicas para te ajudar nesse processo.

Regulação hormonal

Se os seus hormônios estão desregulados, aposte nesses três minerais: cálcio, zinco e magnésio. Eles podem ser encontrados em alimentos de origem animal (ovo, carne e laticínios), oleaginosas e em vegetais de folhas verde-escuras.

As vitaminas de complexo B também atuam nas funções neurológicas, ajudando a regular o humor e a disposição. Você consegue encontrá-las na aveia, no arroz integral, nas sementes de girassol, em folhas verdes e na gema de ovo. Elas irão melhorar a sensação de bem-estar, diminuindo dores de cabeça e enjoos.

Cólicas menstruais

As cólicas podem, realmente, atrapalhar a qualidade de vida de uma mulher. Por isso, é sempre interessante saber como aliviá-las. Uma dieta balanceada é fundamental para isso.

Nesse sentido, opte por alimentos que ajudam a atenuar os processos inflamatórios característicos da menstruação. Frutas vermelhas e carnes magras (frango e peixe) irão ajudar. Além disso, as oleaginosas possuem magnésio e vitaminas do complexo B, ajudando a relaxar a musculatura e, consequentemente, aliviando as cólicas.

Alimentos que devem ser evitados

Além de saber o que ingerir, é importante entender quais alimentos evitar. Carnes vermelhas e derivados de leite integral impedem a absorção do magnésio. Ou seja, se você comer oleaginosas para ajudar na cólica, pode não sentir efeito por causa da carne e do leite integral.

Outro item que merece atenção no período é o café. Apesar de ser muito adorada pelas brasileiras, a cafeína tem a capacidade de estimular os movimentos peristálticos, ou seja, podem intensificar as cólicas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome