Aumentar o número de seguidores é um dos principais objetivos do marketing digital para as redes sociais, ainda mais quando estamos lidando com plataformas altamente populares, como o Instagram e o Facebook.
Hoje em dia, é difícil encontrar usuários que não tenham, pelo menos, uma conta nas redes sociais. Muito disso, deve-se à praticidade de comunicação desses ambientes e a possibilidade de encontrar pessoas, marcas e lugares, de forma simples e fácil.
De acordo com um estudo da ComScore, mais de 121 milhões de brasileiros estão conectados à internet.
Desse total, 88% acessam as redes sociais pelo menos uma vez ao mês, o que levou o Brasil à ocupar o primeiro lugar entre os países que mais usas esses canais em toda a América Latina.
Estima-se que os brasileiros passem mais de quatro horas por mês nas redes. Os homens são os usuários mais assíduos, com 50,5% de presença, já as mulheres, 49,5%.
Para te ajudar nessa empreitada, o artigo de hoje vai trazer algumas dicas para aumentar os seguidores da página do seu negócio e, dessa forma, conquistar maior presença digital. Acompanhe a leitura!
1 - Tenha uma página otimizada
Para que o Facebook entenda que a sua página tem relevância para o público-alvo, é importante utilizar todos os recursos da ferramenta a favor do seu negócio.
Isso quer dizer que a página de uma escola particular integral, por exemplo, deve oferecer o máximo de informações possíveis aos seguidores, além de aproveitar todas as funcionalidades da ferramenta, incluindo:
Um descritivo breve do seu negócio;
O horário de funcionamento;
O endereço físico do empreendimento;
O endereço eletrônico (site ou blog);
A missão, visão e valores da empresa.
Para otimizar ainda mais a sua página, vá até a parte de “Configurações” e preencha todos os campos requisitados pelo Facebook. Depois, habilite as funções, conforme os seus interesses.
2 - Publique conteúdo relevante
Engana-se quem pensa que basta criar uma fanpage do seu negócio para, automaticamente, atrair seguidores.
Ao contrário, é preciso usar a página como uma extensão do site, compartilhando conteúdos relevantes e valiosos ao público.
Por exemplo, se a sua empresa trabalha com aula de ballet masculino, vale a pena postar algumas fotos das classes, bem como vídeos de apresentações dos alunos. Isso cativa a audiência e chama a atenção dos usuários, colaborando para o aumento de seguidores.
Além disso, vale a pena publicar hiperlinks de matérias do seu blog ou site, matérias de sites noticiosos, entre outros assuntos que possam interessar o público-alvo.
3 - Convide sua rede de contatos para curtir a página
Chamar a sua rede de contatos para curtir a fanpage é o primeiro passo para aumentar o número de seguidores. Como trata-se de pessoas conhecidas, é provável que haja uma grande quantidade de curtidas, o que colabora para a divulgação do seu negócio.
Também é possível divulgar a página para clientes, por meio de outros canais de comunicação, como o e-mail marketing.
Outra forma bastante eficiente é pedir para que seus colaboradores ou amigos também convidem a rede de contato deles para curtir a página. Por exemplo, uma escola particular 1 ano pode pedir que os pais dos alunos façam isso também.
4 - Divulgue sua página em outros canais
Caso a sua empresa invista em outras estratégias de marketing digital, como o envio de e-mail, uso de blogs ou sites, bem como a criação de perfis em outras redes sociais, é recomendável divulgar a sua página também nessas mídias.
Para aumentar o número de visitantes e as chances de conversão, uma dica é inserir um botão de chamamento ou ícones clicáveis que redirecionam para a página.
Por exemplo, caso a sua escola divulgue um vídeo de uma aula de jazz para iniciantes no YouTube, a descrição do conteúdo pode vir acompanhada com um link para a página.
Conclusão
Aumentar o número de seguidores é um dos principais objetivos das empresas que investem em marketing nas redes sociais.
Embora esse indicativo seja considerado uma “métrica de vaidade”, é importante conquistar um público ativo na sua página, pois isso faz com que o algoritmo da própria rede social mostre o seu conteúdo para outras pessoas.
Ou seja, é uma reação em cadeia: quanto mais seguidores, mais visibilidade, mais engajamento e, por fim, muito mais reconhecimento em relação à concorrência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.