Sexta, 29 Março 2024

A ação também tem um viés de responsabilidade social nas comunidades do entorno

O Rio de Janeiro recebe este mês o ‘Rua Walls’, projeto urbanístico de arte pública, aberta e acessível, que conta com a participação de 18 artistas. Eles irão transformar 1,5 km dos muros dos armazéns do Porto do Rio de Janeiro, na Avenida Rodrigues Alves, em obras de arte, integrando o porto à vida cultural e profissional da cidade. Cada convidado está produzindo um mural desde o último dia 22 de agosto e o início da exposição está previsto para o dia 27 de setembro.

O Porto do Rio de Janeiro, que completou 110 anos em julho, abraçou o projeto como uma grande ação de Responsabilidade Social, desde que foi apresentado um ano atrás. A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária que administra o Porto do Rio de Janeiro, autorizou a intervenção artística e o investimento foi custeado, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, pelas empresas arrendatárias dos terminais portuários – ICTSI Rio, Multiterminais, Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ) e Triunfo Logística.

“A Zona Portuária ficou muito atrativa com a revitalização urbana realizada nos últimos anos e, agora, a Companhia Docas do Rio de Janeiro tem a oportunidade de também colaborar nesse trabalho com a implementação do projeto ‘Rua Walls’ nos muros do nosso Porto do Rio, em parceria com as empresas arrendatárias dos terminais”, afirmou o diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira.

Para o presidente Laranjeira, as pinturas que contemplarão os muros externos, entre os armazéns 10 e 18, estreitarão a relação porto x cidade: “A Avenida Rodrigues Alves será transformada em um verdadeiro museu à céu aberto, atraindo cidadãos cariocas e turistas ao Porto do Rio, o que certamente vai promover ainda mais a região, já consolidada como referência histórica e cultural”.

“Estamos apostando na cultura para transformar o entorno do Porto do Rio, mas também para transformar vidas. Assim, além de tornar a Avenida Rodrigues Alves em um ambiente atraente e revitalizado, estamos capacitando jovens moradores locais para atividades profissionais que eles poderão executar no futuro. Os muros revitalizados pelo projeto ‘Rua Walls’ trarão uma nova vida à região portuária”, explica Bruno de Sá, diretor-geral da Triunfo Logística e presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Rio de Janeiro (SINDOPERJ).

Segundo o diretor-presidente da Multiterminais, Luiz Henrique Carneiro, o crescimento econômico deve estar alinhado com a preservação dos recursos naturais e os aspectos sociais: "entregar este legado para a cidade e contribuir ainda mais com o desenvolvimento humano da região do Porto do Rio de Janeiro é o que queremos.”

“Na ICTSI Rio, acreditamos no crescimento em sintonia com a comunidade. Participar desse projeto é a aplicação eficiente, de nosso propósito e valores, de incentivo ao desenvolvimento social. No ano em que comemora 110 anos, o Porto do Rio de Janeiro presenteia a sociedade com novos ares através da cultura”, expressou Roberto Lopes, Diretor Presidente da ICTSI Rio.

“O projeto como um todo, que vai além da intervenção artística, pois envolve a participação da comunidade, está alinhado com a visão e os valores que a Bunge e a M. Dias Branco, acionistas do Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ), possuem de usar a cultura como uma ferramenta de integração social”, explica Níveo Maluf, diretor do Terminal.

Saiba mais sobre o projeto

O projeto de urbanismo tático foi criado pela produtora Visionartz, que há mais de 10 anos promove ações de revitalização urbana, sempre associadas ao desenvolvimento social por meio da arte. Mais do que uma exposição artística, a iniciativa serve para movimentar a economia local, impactada pela crise do coronavírus. De acordo com André Bretas, um dos idealizadores do evento, “o ‘Rua Walls’ traz um novo colorido para a Zona Portuária em um momento tão cinzento.”

O público terá a oportunidade de consumir e admirar manifestações de artistas visuais talentosos do cenário atual, tais como: Agrade Camís, Amorinha, Bruno Lyfe, Célio, Chica Capeto, Diego Zelota, Doloroes Esos, Flora, Yumi, Igor SRC, Leandro Assis, Luna Bastos, Mariê Balbinot, Marlon Muk, Miguel Afa, Paula Cruz, Thiago Haule, Vinicius Mesquita e Ziza.

Com a pandemia da COVID-19, os cuidados foram redobrados. A equipe de produção foi reduzida e estão sendo seguidas todas as recomendações do Ministério da Saúde. As pinturas estão sendo feitas durante a madrugada, período em que a avenida permanece interditada para o trânsito.

Responsabilidade Social

No ‘Rua Walls’, a arte vai além da estética. Ela é uma ferramenta de inclusão social, sendo 90% da equipe do projeto formada por moradores das comunidades próximas do Morro do Pinto e da Providência, que foram capacitados em diversas frentes de trabalho. Também será realizada a pintura artística nos muros da Escola Municipal General Mitre, no Morro do Pinto. A ação faz parte do projeto ‘Voltando à Escola’, liderado por Ricardo Célio, um dos artistas escalados.

Além disso, a implementação da biblioteca para jovens, ação idealizada pelos moradores da comunidade da Providência, foi ampliada pelo ‘Rua Walls’, assim como a criação da primeira horta orgânica no Morro do Pinto, que será administrada pelos próprios moradores, sendo um projeto sustentável em toda sua cadeia. A programação conta também com um ‘aulão’ aberto para jovens da região sobre jornalismo comunitário e redes sociais.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome