Saiba como obter resultados positivos ao criar novos negócios em meio à crise.
Devido ao momento difícil que o país está atravessando, muitos empresários e empreendedores estão em busca de alternativas para gerar um novo negócio que seja lucrativo a curto, médio e longo prazo.
Há empresas especializadas que podem servir como exemplo para superar a crise, porém, mais do que isso, é extremamente importante que os empreendedores elaborem novas estratégias, baseadas no cenário atual, para vencê-la.
A atual chave de lucratividade, diferente do que muitos acreditavam, é a comunicação. A seguir, confira dicas pertinentes que certamente irão contribuir para o sucesso do seu novo negócio.
Invista em conteúdo
Vivemos em uma era moderna, em que todos estão conectados à internet durante grande parte do dia. Por esse motivo, para crescer no mercado, hoje, é imprescindível que o negócio ofereça suporte virtual e possua um plano de marketing eficiente nas mídias digitais.
De acordo com pesquisas, cerca de 75% das pessoas utilizam as redes sociais em, ao menos, uma parte do processo de compra, e 89% dos consumidores dão início a esse procedimento fazendo buscas na internet.
Com isso, a produção de conteúdos relevantes, com consistência e frequência, deve ser iniciada imediatamente, sendo necessário definir em quais canais eles serão distribuídos, assim como em quais vale a pena o impulsionamento pago.
Defina o seu nicho de atuação
Por meio de um nicho de mercado bem definido, é possível criar o plano de marketing com mais assertividade, além de ter uma concorrência menor, visto que o seu negócio terá autoridade e relevância no segmento escolhido.
Ainda é possível oferecer preços mais vantajosos para os clientes, já que o volume de demanda será voltado para uma área específica. Assim, torna-se menos complexo fechar parcerias estratégicas devido ao fato de haver um foco pré-estabelecido.
Trabalhe na retenção de clientes
É mais fácil e mais barato manter um cliente antigo do que conquistar um novo, visto que, até o momento da aquisição do produto ou serviço oferecido, há toda uma jornada percorrida que demanda tempo e gera gastos.
Durante o contato, primeiro, o problema é reconhecido, depois, os sintomas são avaliados e as soluções são procuradas. Ao encontrá-las, é preciso esclarecer dúvidas, fazer uma oferta e aguardar o retorno do potencial cliente.
Com o cliente fidelizado, muitas dessas etapas são mais rápidas ou até puladas, como a coleta de dados, que é feita na primeira compra. Portanto, ao conquistar um consumidor, o relacionamento com ele deve ser priorizado.
Exiba cases de sucesso
Com o imediatismo dos dias de hoje, a tendência é que as pesquisas sejam cada vez mais dinâmicas. Por esse motivo, é fundamental reunir todas as informações importantes sobre o seu negócio em um só lugar e, de preferência, na mesma página.
Um dos fatores mais atrativos são as cases de sucesso, especialmente, quando há nomes relevantes na cartela de clientes. Então, não deve haver hesitação em exibi-las no site e nas demais mídias digitais da empresa.
Pratique o networking
O networking é uma excelente forma de alavancar o negócio, sobretudo quando a parceria é realizada de uma maneira que traga benefícios para ambas as partes.
Quando se está iniciando um negócio, vincular a imagem a um fornecedor que já tenha uma certa relevância no mercado, por exemplo, é uma boa maneira de passar mais credibilidade para os clientes.
Além disso, outra opção é buscar contato com os, até então, concorrentes de maior expressão, a fim de absorver clientes menores, que não sejam do interesse dele.