Terça, 07 Mai 2024

Acabou de montar um negócio? Isso é ótimo! Agora, você começa a dar os primeiros passos rumo a um sonho que permeia os pensamentos de milhares de brasileiros: o de ser chefe de si mesmo.

Neste momento, o telefone não para de tocar, as visitas ao escritório ou sede da empresa ocorrem uma atrás da outra e claro, você está sem tempo para si mesmo, devido a tantas coisas que precisa resolver e decidir, tudo em busca de que seu o negócio se desenvolva.

Calma, você não está fazendo nada errado. Nenhuma empresa começa suas atividades acertando todas as técnicas de vendas ou aplicando as melhores estratégias de marketing. É preciso planejamento, persistência e um pouco de paciência para que o sucesso chegue. Então, é nessa etapa que o empresário se pergunta: "O que devo fazer para a minha empresa crescer?". Possivelmente, você deve estar passando (naturalmente) por essa situação de incerteza.

Contudo, você não é o único que tem esta dúvida. Fazer uma empresa crescer não se trata de um trabalho mágico, porém é necessário muito planejamento e foco para projetar o negócio em seu mercado, de modo a atingir seu público-alvo.

Não importa se a empresa aberta é uma MEI (MicroEmpresa Individual), uma Sociedade Limitada ou uma Sociedade Anônima... Em todos os casos, é essencial que a instituição seja projetada no mercado. O objetivo principal é fazê-la crescer perante a concorrência e garantir uma carteira séria e permanente de clientes.

Não basta por exemplo, ter uma loja e não trabalhar o seu ponto de venda. Ainda que essa empresa tenha uma porta aberta em uma avenida ou rua de grande movimento — o que mesmo assim não garante o sucesso do negócio —, é primordial cuidar de como essa empresa se apresentará ao público que ela se destina.

E claro, nestas horas, ter os conhecimentos técnicos e práticos que a área exige, não é o bastante. Acredite, é preciso um esforço maior, para que a empresa possa atingir o público certo, e isso não ocorre tão rapidamente e nem apenas com a experiência na área de atuação.

Primeiramente, é fundamental um bom trabalho de marketing em cima do seu negócio. Abriu a empresa? Ótimo! Agora é a hora de projetá-la no mercado. Atualmente, o primeiro passo para projetar a sua empresa é integrá-la à internet, através de estratégias que garantam uma boa visibilidade e atraiam novos clientes.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas básicas para você começar a fazer a sua empresa crescer. Essas sugestões não são uma receita de bolo, mas tem ajudado a muitos empresários a conquistar a sua fatia de mercado e aumentá-la, conforme a sua "fome" de sucesso:

5 dicas para fazer a sua empresa crescer:

1 - Crie um site ou Blog

A melhor forma de entrar na internet é construir um site ou blog. Tem quem deseje iniciar com uma página ou um perfil em rede social; nada contra, mas não fica tão profissional. O melhor seria criar um site com um blog integrado, de modo que o site apresentaria o portfólio de produtos/serviços da empresa, enquanto que o blog forneceria informações que, além de atrair visitantes, ainda ajudariam a equipe de vendas a planejarem as melhores estratégias de faturamento, baseados no feedback dos usuários do blog.

Se os custos forem um impeditivo, comece com a criação de conteúdo para um blog, de preferência com um domínio próprio. Há empresas que cobram registros de domínio muito acessíveis, a partir de R$ 20,00.

2 - Prepare conteúdos

Depois de aberto o blog com um domínio próprio, é hora de preparar conteúdos para esse canal. A melhor forma de fazer isto, é pensar nas dúvidas frequentes que o seu público consumidor tem com relação ao seu serviço ou produto.

Uma boa técnica, é procurar responder a seguinte indagação: "Por que o seu negócio é importante na vida das pessoas (os clientes)"? Ou seja, "De que forma ele ajuda a resolver os problemas ou dificuldades desses consumidores e principalmente, como ele pode atraí-los para a página de compras"? As respostas dessas indagações podem dar uma noção de qual o melhor caminho a ser percorrido.

3 - Procure uma agência de marketing digital

Caro amigo, aquela máxima do "Faça você mesmo", pode até se aplicar em algumas coisas da vida, mas NUNCA empregue isso no marketing digital. Existem milhares de estratégias e técnicas para atrair um público específico e se alguma delas sair errado, você pode perder muito dinheiro e prejudicar seu negócio.

Escrever conteúdos para SEO (em português: otimização dos mecanismos de busca) — , um recurso primordial do marketing digital —, exige alguns conhecimentos mais aprofundados e o menor erro ou equívoco na abordagem do texto, certamente vai afastar o público da sua empresa e levá-lo direto pra concorrência.

Não é o que você quer, não é verdade?

4 - Estabeleça contatos na internet

Existem nichos de mercado nos quais o que não faltam são os chamados "influencers". Os "influencers" são os chamados "super fãs" de uma determinada área ou tema, que se dedicam com afinco a pesquisar, conhecer e falar a respeito de determinado assunto, ou seja, a categoria de negócio exercida por esse profissional. Existem Influencers ligados à moda, saúde, beleza, gastronomia, tecnologia etc,. que claro, podem se interessar em seu negócio e desejar comentá-lo para um universo de milhões de seguidores.

Seria uma ótima maneira de promover sua marca, não acha?

5 - Não tenha medo de falar com o seu público

Uma das principais vantagens de ter um blog na internet, é que através dele se pode conhecer mais a fundo o próprio público, conversando diretamente com ele. Essa proximidade com a sua persona, pode ser um fator crucial entre a efetivação de uma crítica construtiva ou de uma reclamação em sites como o "Reclame Aqui", que neste caso, acarretaria numa projeção negativa.

Por meio do diálogo com seu público, podem ser dadas orientações, informações e até mesmo, direcionamentos diretos para a sua página de vendas, dando aquele "up" nas conversões.

Lembrando mais uma vez aqui, a importância de um conteúdo bem planejado e executado, pois se o mesmo não agradar, será difícil converter visitantes em clientes.

E então, gostou das dicas? Quer projetar ainda mais o seu negócio no mercado? Então, o próximo passo é entrar em contato conosco. Daqui pra frente, a certeza é de que todo sucesso que você almejar, será alcançado. Basta acreditar. O resto, deixa com a gente.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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