Terça, 07 Mai 2024

De acordo com os especialistas em gestão a tecnologia no marketing é um investimento que compensa muito por ter um excelente retorno para a organização.

Nos últimos anos o mercado vem se transformando de forma rápida e, cada vez mais a associação aos diferentes setores de uma empresa tem feito sentido.

Nesse artigo você vai conhecer melhor como o marketing se integra à tecnologia para proporcionar melhores resultados.

Tecnologia no marketing, o investimento que compensa

Como é possível perceber facilmente a maior parte das empresas atualmente se encontra online, inclusive nas redes sociais mais usadas pelos seus clientes.

Mas não basta simplesmente criar site, estar conectado e fazer postagens constantemente, é necessário saber como analisar os resultados estatisticamente.

Nesse ponto entram as tecnologias usadas para mensurar o desempenho das empresas nas redes sociais visando manter ou melhorar o seu desempenho.

Dependendo do tipo de negócio, o e-commerce torna essa relação com a tecnologia ainda mais intensa, forçando investimentos mais pesados e também análises mais profundas.

Visto isso e tendo como principal foco o próprio cliente, é necessário que se invista em tecnologias que visem proporcionar melhores experiências, atrair pessoas e fazer as análises dos resultados.

É muito comum inclusive que empresas mais antiga fiquem engessadas nos modelos mais tradicionais de marketing e apresentem certa resistência à implementação de novas tecnologias, o que pode ser um grande problema visto que estamos na era da internet, o chamado mundo digital.

Como usar a tecnologia para melhorar os resultados no marketing?

Atualmente com os grandes avanços sobretudo nas conexões com a internet o uso da tecnologia no marketing é cada vez mais comum.

Algumas alternativas são mais amplamente utilizadas visando melhorar os resultados da organização, como por exemplo:

Blog;

Videos;

Podcasts;

Redes sociais.

Agora veja a seguir cada uma delas em mais detalhes.

Criação e manutenção de blog

Uma das maneiras mais estratégicas de se aumentar a visibilidade e confiabilidade de uma empresa é por meio da criação de um site e blog.

Quando o blog é bem construído e são aplicadas as ferramentas adequadas como SEO, por exemplo, há um aumento relevante no tráfego do site.

Além disso o site fica mais bem colocado nos mecanismos de pesquisa fazendo com que os clientes o encontrem mais facilmente ao fazerem buscas específicas.

O Blog é responsável também por dar voz à marca, permitindo que a empresa crie um canal eficiente de comunicação com os seus clientes onde pode sanar dúvidas, responder perguntas e criar um relacionamento mais estreito.

Se as postagens forem muito boas e relevantes a empresa acaba se tornando uma referência na temática cm a qual trabalha e produto com o qual mexe. Devido ao sucesso dos blogs, mais de 60% das empresas em todo o mundo já adotaram essa estratégia.

E-mail marketing

Apesar de ser uma ferramenta usada já há muito tempo, o e-mail marketing continua sendo uma das melhores maneiras de chegar ao público, atrair pessoas e disseminar informações e novidades.

Hoje em dia praticamente todas as pessoas possuem pelo menos um endereço de e-mail, permitindo uma relação direta e comunicação eficiente.

Essa é uma ótima maneira de manter os seus clientes sempre em contato, fazendo com que eles se lembrem da sua marca sempre que precisarem dos serviços e produtos que ela oferece.

Mas além disso você pode fazer pós venda, alimentar clientes potenciais, divulgar novos produtos e anunciar eventos e webinars, por exemplo.

Outra forma de usar os e-mail é para direcionar os clientes aos seus outros produtos e redes sociais, como por exemplo podcasts, vídeos e blog anunciando que saiu um novo material.

Invista nas redes sociais

Atualmente as redes sociais se tornaram extremamente populares ao ponto de serem consideradas uma das principais estratégias de marketing para qualquer empresa.

Por meio delas é possível avaliar melhor o público alvo, descobrir seus interesses e dores para assim melhorar cada vez mais os produtos e serviços oferecidos a eles.

Por meio das redes você pode manter contato e sanar dúvidas dos seus clientes, criando aproximação e, consequentemente uma experiência mais prazerosa com a sua marca.

Mantenha um canal no YouTube

Atualmente essa é a principal plataforma de consumo de vídeos e, por isso é considerada uma das principais formas de marketing para uma empresa por meio do uso da tecnologia.

Mas para conseguir muitos inscritos é preciso trabalhar duro, fazendo vídeos com conteúdo muito relevante, que realmente desperte o interesse dos clientes.

Podcasts, o simples que funciona

Apesar de os vídeos serem mais eficientes no que diz respeito ao marketing, os arquivos de áudio vem ganhando cada vez mais adeptos visto que eles são mais leves, podem ser ouvidos em qualquer lugar sem precisar nem segurar o smartphone na mão.

Diante disso as empresas podem usar esse formato de arquivo para gravar podcasts sobre os assuntos de interesse dos clientes, tirar dúvidas e anunciar novidades.

Dessa forma não vão faltar opções para que você use a tecnologia no marketing da sua empresa e obtenha excelentes resultados.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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