Quarta, 22 Janeiro 2025

Obter um empréstimo pode ser a solução para colocar as dívidas em dia ou realizar sonhos.

São vários os tipos de empréstimo disponíveis no mercado, e cada um deles pode ser mais ou menos interessante ao seu caso.

O melhor empréstimo para quem quer pagar pouco, por exemplo, é o empréstimo consignado. Os juros cobrados nele são mais baixos e o prazo de pagamento costuma ser maior.

Já o refinanciamento é a opção ideal para quem tem um imóvel ou carro e também quer pagar pouco. Enquanto que o empréstimo pessoal é a opção mais comum, ideal quando as outras duas não são possíveis. Veja abaixo.

Tipos de empréstimo para escolher

Logo abaixo, vamos apresentar os três tipos de empréstimo mais comuns do mercado. Mas antes, já vale a pena dizer quando eles podem não ser interessantes.

Basicamente, obter qualquer um desses créditos será um problema se você não tiver organização financeira.

Ter acesso aos valores, mesmo que com juros baixos, vai significar adquirir uma dívida. Se você não tiver um bom planejamento financeiro para colocar as finanças em dia e quitar as parcelas, o débito pode se tornar uma bola de neve. Então, planeje-se!

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma das forma mais simples de crédito no mercado. Para obtê-lo, é preciso procurar uma financeira ou banco que ofereça o serviço.

Você, então, vai solicitar um valor determinado. Se aprovado, esse valor será disponibilizado em conta, para que você faça o uso que desejar dele.

Depois, será preciso pagar parcelas à financeira. Esses valores vão quitar todo o crédito adquirido, acrescido de juros e outra taxas.

Aliás, esse é um ponto importante de se destacar. Apesar do que muita gente acha, os juros não são os únicos cobrados pelo banco.

Há outras taxas associadas ao empréstimo pessoal, e você deve levá-las em conta para planejar seu pagamento. Assim, os riscos de acumular a dívida serão menores. Os juros e taxas juntos representam o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo.

Na hora de disponibilizar o empréstimo, a financeira avalia o histórico de crédito do usuário. Por isso, quando o indivíduo tem o “nome sujo”, pode ter mais dificuldade para obter os valores.

Mesmo assim, o crédito é possível, pois as empresas têm critérios diferentes para concedê-lo. Mas saiba que, possivelmente, os juros cobrados serão mais altos.

Refinanciamento

O refinanciamento é uma modalidade de crédito que pode ser mais barata do que o empréstimo pessoal. Isso porque, para obtê-lo, o usuário precisa oferecer um bem como garantia.

Os mais comuns são os refinanciamentos de carro e de imóvel. Ou seja, caso você possua um imóvel em seu nome, poderá refinanciá-lo com uma financeira. Em troca, ela vai disponibilizar valores de empréstimo na sua conta.

O refinanciamento costuma ser mais barato porque a financeira tem mais segurança de que o empréstimo será pago. Afinal, caso o consumidor não quite as parcelas, a empresa pode “tomar” o bem para saldar a dívida.

Por isso, é ainda mais importante se planejar financeiramente na hora de fazer um refinanciamento. Se você não tiver disciplina para quitar os valores, poderá perder seu bem para o banco.

Empréstimo consignado

Outro dos tipos de empréstimo disponíveis é o empréstimo consignado. Ele também costuma ser mais barato ao usuário, pois seu pagamento é compulsório.

É simples: as parcelas para pagamento do empréstimo consignado são descontadas automaticamente da folha de pagamento do indivíduo. Logo, ele não pode se esquecer de pagar os valores, ou deixar para depois. O desconto é feito direto pelo banco.

A opção de empréstimo consignado está disponível para trabalhadores com a carteira de trabalho assinadas, aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e militares das forças armadas.

Outro atrativo do empréstimo consignado é que ele costuma ter um prazo amplo para pagamento. Algumas financeiras oferecem prazo de até 120 meses.

Para escolher entre o empréstimo pessoal, refinanciamento e empréstimo consignado, verifique em qual perfil você se encaixa. Todos os três têm suas vantagens.

Cuidado com golpes on-line em empréstimos!

Na hora de obter um empréstimo, você pode procurar pessoalmente por uma empresa ou solicitar o crédito on-line.

Mas atenção: se sua escolha for pelo on-line, muito cuidado com os golpes virtuais

Hoje, não são incomuns as empresas que oferecem crédito fácil e com parcelas mínimas. Mas como diz o ditado: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

Desconfie de ofertas boas demais, com crédito alto e prazos enormes para pagamento.

Também não faça qualquer tipo de depósito antes de receber o dinheiro. As parcelas só devem começar a ser pagas quando você tiver todo o crédito que solicitou em mãos.

Para ter a certeza de que a empresa é confiável, pesquise sobre ela na internet. Os consumidores costumam ser bastante sinceros no ambiente virtual, e você vai perceber críticas à financeira se elas existirem.

Agora que você já conhece os vários tipos de empréstimo disponíveis no mercado, assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas e novidades.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

Camera de Segurança Wi-Fi 360º


 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome