Sábado, 04 Mai 2024

A tecnologia mobile foi uma das responsáveis pela mudança do comportamento dos consumidores atuais, oferecendo a possibilidade de acesso às informações apenas com um toque na tela dos celulares e smartphones.

Com isso, as empresas se viram obrigadas a readaptarem suas formas de divulgação e atração, já que o público exigiu novas demandas que atendessem os requisitos da Era Digital. Ou seja, o investimento em inovação se tornou imprescindível para a sobrevivência no mercado atual.

Mas por que investir em tecnologia mobile é importante para a sua empresa? Quais as vantagens desse recurso? E o que o seu negócio tem a ganhar?

O artigo de hoje pretende responder a estas perguntas e mostrar as vantagens da tecnologia mobile para o seu empreendimento. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

 

O que é a tecnologia mobile?

A tecnologia mobile, também conhecida como “tecnologia móvel”, é uma inovação dos dias atuais, que permitiu o acesso à informação por meio de dispositivos móveis, como tablets, celulares e smartphones.

Quer dizer que agora, se um estudante tiver que pesquisar sobre gerenciamento de resíduos, por exemplo, ele pode fazer essa busca diretamente pelo celular, sem a necessidade de um desktop, computador ou notebook para se conectar à internet.

Mas além do popular Wi-Fi dos celulares, a tecnologia mobile também inclui outros serviços, como o GPS, Bluetooth, WAP e SMS, fora todo o universo de aplicativos para tablets e smartphones (redes sociais, jogos, entre outros).

Os pen-drives, cartões SD e HDs externos também estão inclusos como aparelhos de tecnologia móvel. Isso mostra o quanto essa categoria de itens tende a crescer, ainda mais levando em conta o desenvolvimento e o aprimoramento dos recursos técnicos.

A mobilidade começou a se popularizar com os handhelds (ou palms) e os telefones celulares, criados por Jeff Hawkins, em 1996. A partir daí, a tecnologia evoluiu rapidamente, muito por conta de sua praticidade e facilidade de acesso aos dados.

A inovação acabou atingindo empresas de todos os portes, pois além de facilitar a execução de tarefas diárias, a tecnologia mobile é uma oportunidade de gestão para os e-commerces e uma chance de aumentar as vendas.

De acordo com o Panorama do Comércio Móvel no Brasil, 85% dos brasileiros que possuem smartphones fazem compras online em seus dispositivos. Além disso, a preferência pelo mobile cresce entre os usuários, principalmente com o uso de aplicativos.

Atualmente, cerca de 77% dos consumidores móveis afirmam comprar mais pelos celulares do que nos últimos anos. Em conjunto, 75% realizam compras com a tecnologia mobile pelo menos uma vez por mês.

Hoje em dia, é possível encontrar praticamente tudo na internet e ter acesso às informações pelo celular.

Em uma simples busca de empresas de usinagem em SP, por exemplo, o usuário móvel não somente consegue identificar os empreendimentos, mas também vê qual deles está mais próximo da sua localização, com o auxílio do GPS.

A praticidade é tamanha que 88% dos entrevistados pelo Panorama do Comércio Móvel no Brasil afirmam estarem satisfeitos ou muito satisfeitos com as compras pelo celular.

De todos os participantes da pesquisa, apenas 15% ainda não compram online pelos seus dispositivos móveis.

 

Quais as vantagens da tecnologia móvel para o desenvolvimento de aplicativos?

Se estamos na era do consumidor mobile, as empresas também precisam ser mobile. Afinal de contas, os negócios que não acompanham a evolução do mercado tendem a cair no esquecimento do público e podem não conquistar o sucesso.

Por esse motivo, os empreendimentos que investem em tecnologia móvel, principalmente no desenvolvimento de aplicativos, conseguem se destacar perante à concorrência e, além disso, ampliar suas vendas.

E isso vale para todos os segmentos: desde uma loja de móveis planejados para banheiro, até para profissionais autônomos que desejam oferecer seus serviços.

Abaixo, confira algumas das principais vantagens da tecnologia móvel e o porquê é válido ter um aplicativo para a sua empresa.

Crescimento no número de apps

O número de aplicativos cresce diariamente e as perspectivas mostram que essa tendência deve continuar por muitos anos.

Isso porque os próprios consumidores buscam soluções práticas para as empresas no formato de app, sendo uma forma de aumentar o reconhecimento e as chances de vendas.

Por exemplo, se um usuário encontra produtos para laboratório em um aplicativo, a probabilidade que ele faça a compra diretamente por lá é muito maior, do que se houver a necessidade de buscar pela mercadoria em um site.

Assim, ter um aplicativos e investir no mobile é uma maneira de se destacar no mercado e acompanhar as constantes evoluções.

Melhor experiência de compra

Os aplicativos permitem que os usuários façam compras, realizem check-in, entrem em contato com a empresa, leiam notícias, entre outras atividades interessantes, dependendo das funcionalidades.

Dessa maneira, um cliente pode conferir a oferta de peças agrícolas diretamente pelo app, enquanto está andando de metrô.

Além de ser uma ótima facilidade para o dia a dia, também é uma maneira de melhorar a experiência de compra, pois o usuário dispõe de várias informações sobre a empresa diretamente no celular.

Aplicativos também são entretenimento

Fora a oferta de vários conteúdos e materiais aos clientes, os aplicativos também podem ser usados como passatempos e, com isso, as empresas passam a melhorar a sua imagem no mercado, além de criar maior proximidade com o usuário.

Por exemplo, uma plataforma de ensino pode oferecer um curso NR10 em seu aplicativo e, em conjunto, ter funcionalidades para entreter o consumidor durante os estudos. Dessa forma, é possível criar uma engajamento maior, o que colabora com as vendas.

Afinal de contas, quando o usuário quiser adquirir um novo curso, é bem mais certo que ele procure primeiro no aplicativo já instalado no seu celular.

Acompanhamento de dados

Uma das grandes vantagens proporcionadas pela tecnologia mobile é a coleta de dados a respeito dos clientes.

No caso dos aplicativos, é comum que esses programas peçam por informações sobre o usuário e, assim, as empresas podem usar esse conteúdo para personalizar ofertas, produtos e experiências.

A própria tecnologia móvel pode fazer isso sem a necessidade de aplicativos. Por exemplo, quando um usuário busca por um cabo de cobre nu em um site, é possível conhecer a origem do tráfego, seja de um celular, tablet ou notebook.

A Era Digital ajudou no melhor direcionamento de ações de venda, já que entre as inovações propostas, encontra-se a do Big Data, isto é, o armazenamento de um grande número de dados a respeito do cliente.

Desse modo, as estratégias se tornam mais assertivas, pois entre as informações coletadas do usuários, destacam-se:

Comportamento de compra;

Preferências e hobbies;

Dados demográficos;

Localidade;

Entre outros.

Ou seja, além de se manter sempre presente na vida dos consumidores, o aplicativo personalizado permite captar informações importantes sobre o cliente, para compreender o seu comportamento e, assim, aprimorar os produtos e serviços com base em dados reais.

Custo mais baixo

Em geral, o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis tem um preço mais acessível do que a construção de uma plataforma web totalmente responsiva ou mobile friendly.

Por esse motivo, muitos empreendedores preferem a criação de apps, do que a modificação de seus websites.

Porém, vale lembrar que muitos usuários pesquisam por produtos, como um vergalhão de aço, nos aplicativos dos mecanismos de busca, como o Google, por esse motivo, vale a pena investir tanto no app quanto em uma página responsiva.

Além do mais, contar com essas duas tecnologias mobile é uma forma de conquistar cada vez mais o público e melhorar a imagem da sua empresa, pois as pessoas percebem que o seu negócio está investindo em melhorias, o que dá mais segurança na hora da compra.

Quer dizer que tanto um site responsivo quanto a criação de app oferecem um excelente ROI (retorno sobre investimento) para a sua empresa.

 

Conclusão

A tecnologia avança em passos largos nos dias de hoje, muito por conta do aprimoramento técnico-científico que possibilitou a criação de inovações disruptivas, como é o caso da tecnologia mobile.

É difícil encontrar alguém que ainda não tenha celular ou smartphone, e essa realidade tende a prevalecer, já que o acesso aos dispositivos móveis tem sido ampliado.

Como consequência, a tecnologia mobile aparece não apenas como um diferencial de mercado, mas como uma obrigação das empresas que querem se manter ativas.

O destaque está para o desenvolvimento de aplicativos, que se tornaram grandes aliados nas vendas. Afinal de contas, é muito mais simples e prático realizar uma compra por esses programas, do que pelos sites.

Vale dizer que os aplicativos oferecem muitas oportunidades de negócio para as empresas e, por esse motivo, os empreendimentos que ainda não possuem um app próprio devem buscar pela solução o quanto antes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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