Em parceria com a Visa, o Itaú Unibanco anunciou o fim de maio, o lançamento de mais um cartão de crédito da linha Credicard, o cartão se chama Credicard Beta. O intuito das empresas é que o novo cartão seja mais simples e completa do que o seu antecessor, o cartão Credicard Zero.
Segundo as primeiras informações, o Credicard Beta chegará ao mercado para fazer frente com o popular cartão da Nubank. A equipe Credicard já destacou que o novo cartão terá as principais funcionalidades do Credicard Zero, sendo isento de anuidade e contando com a tecnologia NFC, que permite o pagamento por aproximação.
A aposta na concorrência com o “roxinho” da Nubank devem ser na agilidade do cadastro e no atendimento ao usuário. Além disso, o Itaú anunciou a criação de uma Comunidade Beta, onde alguns clientes Credicard serão convidados a testar o novo cartão e ajudar a empresa a definir as funcionalidades da versão final.
Comunidade Beta e novas funcionalidades do novo cartão Credicard
Ainda em fase de testes, o Credicard Beta deve chegar para os primeiros clientes em julho. Os convidados pela Credicard poderão fazer um cadastro rápido e enviar sugestões e fazer críticas para a empresa desenvolvedora.
O diretor do Itaú Unibanco, Rubens Fogli, explicou que a proposta do Credicard Beta é facilitar a vida financeira dos clientes. Segundo ele, o cadastro no cartão poderá ser feito nas plataformas do Credicard e a aprovação acontecerá em apenas cinco minutos. Rapidamente, o cliente deve conseguir a versão virtual do cartão.
O aplicativo do cartão contará com uma aba de comunidade para que os usuários possam trazer novas sugestões, a ideia é promover uma espécie de fórum com perguntas, sugestões e reclamações sobre o dispositivo com moderação dos funcionários da Credicard.
Esse espaço funcionará como uma ouvidoria do cliente. Por ele, os clientes poderem sugerir funcionalidades e também reportar travamentos e outros erros que o cartão apresente. De acordo com Fogli, o grupo funcionará a partir do mês de junho e será o responsável por moldar a proposta final do Credicard Beta.
Confira quais devem ser os principais recursos do Credicard Beta:
Funções já presentes no Credicard Zero
O Credicard Beta replicará algumas funcionalidades que deram certo em seu antecessor, o Credicard Zero. O serviço contará com a tecnologia NFC, que permite o pagamento por aproximação e será isento de anuidade.
Cartão virtual
Os clientes receberão o cartão virtual logo após a aprovação. O Credicard Beta gerará um cartão virtual para cada compra online. O serviço também poderá ser usado para compras recorrentes como a assinaturas de streamings como Netflix e Spotify.
Cartão colaborativo
A Comunidade Beta será importante para o desenvolvimento do cartão, mas a Credicard já informou que a colaboração dos clientes não será limitada apenas na fase de testes. O Credicard Beta deve seguir em constante evolução, sendo continuamente aprimorado com auxílio das sugestões e críticas feitas pelos usuários.
Cartão físico sem numeração
Para diminuir as chances de golpes e fraudes, a versão física do Credicard Beta não trará numeração ou código. Essa foi uma tendência lançada por alguns operadoras nos Estados Unidos. O Apple Credit Card, por exemplo, foi um dos primeiros cartões a adotar esta medida de esconder a numeração.
O intuito da mudança é dificultar as fraudes, já que os cartões com numeração impressa acabam sendo fáceis de serem copiados, e posteriormente, clonados por criminosos.
Credicard Zero espera repetir o sucesso do Nubank para brigar de igual para igual
O cartão de crédito Nubank é um dos mais bem sucedidos do mercado. No fim de maio, a startup anunciou que atingiu a marca de 25 milhões de clientes no cartão e na conta digital. E o que diferencia o “roxinho” para os clientes é a praticidade do cartão.
O serviço é um dos mais elogiados pelos usuários por trazer uma série de diferenciais como a facilidade em controlar o cartão e a conta digital pelo aplicativo, atendimento a qualquer momento, aprovação rápida e a isenção de tarifas de anuidade e para TEDs na conta digital.
A função débito anunciada há poucos meses é um exemplo da praticidade do Nubank. Os clientes que possuem cartão de crédito e conta digital da startup podem solicitar a ativação da função com um único clique pelo aplicativo. Assim, o cliente pode passar a usar um único cartão tanto como crédito, tanto como débito e utilizar a mesma senha.
Credicard Beta tem potencial para brigar com o roxinho da Nubank?
Ainda é muito cedo para dizer que o Credicard Beta será o principal rival do Nubank no mercado. O certo é que potencial para isso, o novo cartão de crédito Credicard parece ter. O principal desafio da empresa é manter um atendimento rápido e um sistema de colaboração interativo que realmente funcione.