Sábado, 04 Mai 2024

É o sonho de muitas pessoas que querem trabalhar por conta própria começar a empreender e não depender mais de patrões e salários. Mas é importante investir em meios de divulgação do negócio, para atrair clientes e aumentar os lucros.

A internet é um excelente meio para isso, afinal, possui canais que reúnem uma grande quantidade de pessoas. As redes sociais são um exemplo disso, e elas já se tornaram indispensáveis para quem quer empreender.

Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas para você usar as redes sociais a favor do seu negócio. Acompanhe!

Influência das redes sociais

As redes sociais são plataformas onde as pessoas podem compartilhar seus interesses com outros usuários e também estarem mais próximas das marcas de sua preferência.

Por conta disso, elas estão presentes na rotina dos indivíduos de muitas maneiras, inclusive quando precisam encontrar algum produto ou serviço. Isso porque as empresas estão online, sempre em contato com seu público e divulgando sua marca.

Essa funcionalidade acabou se tornando uma grande influenciadora na vida dos usuários, pois eles se baseiam muito no que veem nas redes sociais para decidirem a respeito daquilo que precisam adquirir.

Sabendo disso, empresas de todos os setores estão lá, desde restaurantes a empresas de confecção de camisa time futebol infantil personalizada. Mas não basta ter um perfil nessas plataformas, é importante saber como usá-las para empreender.

Dicas para empreender nas redes sociais

Para usar as redes sociais a favor do seu negócio e conquistar bons resultados, existem algumas estratégias que são importantes, tais como:

1 - Criar uma página para o negócio

O primeiro passo é criar uma página para o negócio, mas é fundamental que você não misture essa página com seu perfil pessoal: ela precisa ser exclusiva e trabalhar apenas a sua marca. Dentre as principais redes sociais estão:

Facebook;

Instagram;

LinkedIn;

YouTube.

Cada uma delas reúne um público que possui certas características distintas, no entanto, algumas delas, como o Facebook, conseguem reunir todo tipo de consumidor, desde os interessados em mobiliário para lojas comerciais até artigos para pet.

Para usar as outras plataformas, estude bem quem é o seu público-alvo, uma vez que é importante estar onde essas pessoas estão.

2 - Posts patrocinados

Os posts patrocinados são formas de trabalhar com publicidade paga dentro das redes sociais. Então, os usuários são impactados por esses anúncios, independentemente de seguir a fanpage da marca ou não.

Mas não se preocupe, as pessoas que verão os anúncios são aquelas que têm alguma chance de se interessar pelo que a empresa vende, pois eles são distribuídos de maneira segmentada.

Então, se uma fabricante de adesivo redondo personalizado investe em publicidade paga nas redes sociais, esses anúncios serão direcionados a pessoas que se interessam pelo negócio, o que traz bons retornos ao investimento.

3 - Criar um relacionamento

É importante interagir com os usuários das redes sociais, pois elas são excelentes plataformas para estabelecer um relacionamento com o público-alvo, inclusive melhorando o atendimento ao cliente.

Quando a empresa faz uma publicação, é necessário que haja interação, respondendo os comentários, positivos ou não, sempre com cordialidade e de maneira personalizada.

Lembre-se de que respostas prontas não são consideradas soluções vispara os seguidores, que terão a impressão de que estão falando com um robô e não com uma empresa.

Também é importante dizer que as críticas são bem-vindas, uma vez que elas são um bom termômetro para avaliar a qualidade de seus produtos, serviços e atendimentos. No entanto, crie um filtro para comentários desrespeitosos.

4 - Conteúdo relevante

Para estimular ainda mais a interação e também atrair pessoas para o perfil, uma fabricante de adesivo redondo personalizado, por exemplo, precisa investir em conteúdos relevantes que tratem de assuntos do interesse do público-alvo.

Além do mais, eles são excelentes para transformar a marca em autoridade no que faz e despertar a confiança das pessoas.

Conclusão

Todas essas estratégias precisam de um bom planejamento antes de serem colocadas em prática. Por isso, estude o público-alvo e organize as ações nas redes sociais para ter retornos positivos.

De qualquer forma, é importante estar presentes nessas plataformas, pois marcas que não estão lá podem despertar até mesmo a desconfiança dos consumidores.

Um perfil comercial ativo do seu negócio mostra que a sua empresa está interessada em oferecer o melhor aos consumidores, levando até eles as soluções que precisam. Isso aumenta o valor da marca e transforma clientes em fãs.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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