Veja um passo a passo para aprender a comprar em lojas digitais. Para completar, conheça dicas de segurança e evite golpes.
Fazer compras pela internet possui diversas vantagens, como facilidade de fazer tudo no conforto de casa e aproveitar descontos. No entanto, muitas pessoas ainda têm receio de comprar on-line por causa dos golpes que acontecem no ambiente digital.
Uma pesquisa realizada pela Minsait revelou que, entre os cidadãos latinos, os brasileiros fazem parte do grupo que se sente mais inseguro em relação às compras on-line. Apesar desse sentimento, é possível, sim, realizar as compras com segurança. Veja algumas dicas para navegar nos sites e evitar golpes.
Passo a passo de como comprar on-line
Cada e-commerce conta com características diferentes. No entanto, alguns pontos são comuns na maior parte das lojas virtuais. Além disso, as etapas durante a compra costumam ser bastante intuitivas para que o cliente não fique confuso.
Em geral, basta encontrar o produto desejado e clicar em “comprar” ou “adicionar ao carrinho”. Assim, é possível selecionar todos os itens que você quer adquirir naquela loja.
Em seguida, você será direcionado para uma página de cadastro. Nesta etapa, alguns dados serão solicitados, como CPF, nome completo, endereço de entrega e e-mail.
Após a realização do cadastro, é o momento de efetuar o pagamento. Diversas formas são aceitas, como o cartão de débito ou de crédito e o pagamento por boleto. Você deve selecionar a opção que for mais conveniente.
Em casos de compra no cartão, a loja solicitará alguns dados. Veja os exemplos: bandeira (Visa, Mastercard, entre outras), data de validade, nome do titular, número do cartão e código de segurança (três números que ficam no verso do cartão). Como é possível perceber, as lojas não pedem a senha do cartão. Caso essa informação seja requisitada, desconfie.
Depois disso, a compra será concluída e um e-mail de confirmação deve ser enviado, contendo o número do pedido. Confira informações, como a data de entrega, para ficar atento ao prazo estipulado pela loja.
Além disso, se acontecer algum problema com a sua compra, você deve usar o número do pedido para falar com os atendentes da loja sobre o seu caso. Vale lembrar que, após a chegada do produto, é possível pedir a troca ou o reembolso em um período de sete dias úteis.
Dicas para fazer uma compra segura no ambiente on-line
Agora que você já sabe o passo a passo para efetuar uma compra, é importante estar atento a alguns fatores para garantir a sua segurança no ambiente on-line. Afinal, existem alguns golpes que são aplicados nos clientes, e é preciso tomar precauções para não cair neles.
Escolha sites e lojas confiáveis
A compra em uma loja virtual deve ser feita como em uma loja física. Ou seja, é importante pesquisar a loja ou a marca e a reputação dela. Não coloque seus dados em um site pouco conhecido.
Então, converse com amigos e familiares para saber se eles conhecem ou se já compraram naquele site. Outra dica é optar por compras em lojas que já são populares no ambiente on-line.
Veja a reputação do site
Quando um consumidor não está satisfeito, ele pode registrar uma reclamação em sites como o Reclame Aqui e o Procon. Então, antes de efetuar uma compra, verifique o que os clientes disseram sobre a experiência com a loja em questão e se muitas críticas foram registradas.
Verifique se o site é seguro
Ao entrar em um site, é possível analisar se está escrito “seguro” ou há um símbolo de cadeado na barra da URL. Isso significa que aquele ambiente é confiável e os seus dados não ficarão expostos.
Use um computador pessoal
Para aumentar a sua segurança, evite fazer compras em computadores públicos, porque as máquinas podem estar com vírus. Deixe para comprar utilizando o seu computador pessoal e mantenha o seu antivírus atualizado.
Tome cuidado com links de promoção
Sempre que quiser fazer uma compra, digite a URL do site. Não confie em promoções ou links de indicações de lojas. Por fim, não coloque seus dados neste tipo de site. Isso porque existem muitos golpes em que o endereço é replicado, tornando-se idêntico à versão original, entretanto, trata-se de uma fraude.
Confira o beneficiário do depósito
Se você optar pelo pagamento no boleto, é possível ver quem será o beneficiário. Nesse sentido, pesquise e busque saber se a razão social coincide com o nome fantasia da empresa. Assim, fica mais fácil visualizar se o depósito será feito para uma pessoa física. Nesses casos, desconfie.