Domingo, 28 Abril 2024

Entenda melhor como os produtos internacionais que você compra chegam até você.

Se você compra através da Internet produtos provenientes de outros países você está fazendo uma importação. Normalmente, existem muitas vantagens em importar produtos. Entretanto, há sempre algo que incomoda: o tempo de entrega.

Mas, você sabe como essa mercadoria chega até você? O transporte de produtos importados pode acontecer de três formas:

1. Transporte Aéreo (pela Courrier)

Costuma ser a forma de entrega mais rápida. Em média são 7 dias entre a saída do produto da empresa estrangeira onde foi produzido e chegar nas mãos do comprador.

A Courrier é uma empresa de entrega e distribuição que consegue facilitar muito as logísticas de importação. Ela agiliza os processos burocráticos no Brasil, trabalhando com uma máxima de 4 dias para a liberação do produto.

O transporte em si, desde o país de origem até o Brasil, leva cerca de 3 dias.

A grande desvantagem de optar por esse tipo de transporte é o custo: mais ou menos 30 vezes maior do que a média das outras opções.

2. Transporte Aéreo (pelos Correios)

Esse é o caminho mais utilizado para transportar produtos importados. Tem um bom custo benefício e possui algumas vantagens.

Utilizando os Correios, o produto também demora três dias em trânsito. O problema é quando ele chega em território brasileiro.

Nesse momento ele precisa passar por um processo burocrático que, pelos Correios, pode demorar até 60 dias. Sem contar ainda o tempo que leva para o produto ser transportado em território nacional em seguida.

3. Transporte Marítimo

Essa forma de transportar é recomendada para importações de grande porte. Já que aqui há um limite muito maior para quantidade de produtos que podem ser transitados.

A desvantagem é o tempo de entrega, que - em importações de longa distância (China, por exemplo) demora de 30 a 35 dias para fazer o trajeto entre os países.

Já a vantagem, em comparação com o método dos Correios, é o tempo de liberação do produto no Brasil. Levando no máximo 15 dias.

COMO FUNCIONA O PAGAMENTO DO TRANSPORTE?

Essa taxa de pagamento é conhecida comumente como frete. Nos contratos de comércio internacional é posto que esse valor é obrigação do comprador.

Então, qualquer produto importado que seja isento de taxa de frete se trata de uma promoção ou alguma estratégia da empresa que está vendendo. Porque o vendedor não é obrigado a arcar com esse pagamento.

O valor do frete pode ser pago de duas maneiras:

Frete a pagar: Esse pode ser pago em qualquer lugar, então é mais utilizado. O transportador espera ser notificado de que o frete já foi pago e, em seguida, começa a transitar a mercadoria.

Frete pré-pago: A taxa é acertada na hora e no local do embarque. Primeiro se coloca o produto no meio do transporte e, em seguida, é pago o valor do frete.

COMO FUNCIONA O SEGURO DO TRANSPORTE?

Existem seguros para o transporte de mercadorias importadas. Entretanto, esse não é um procedimento obrigatório.

Normalmente para produtos comprados em pequena quantidade para consumidores que o utilizarão para uso pessoal, não há nenhum contrato de seguro. Deixando a mercadoria à deriva.

Nesse caso, se ocorrer qualquer imprevisto (danificação ou extravio do produto), não há qualquer obrigação em fornecer outro produto ou devolver o dinheiro para o consumidor.

Já nos casos de importação em grande quantidade ou de itens mais valiosos é recomendado fazer um contrato de seguro. Aqui a própria companhia seguradora passa a ter o dever de indenizar qualquer prejuízo que o comprador tenha durante o transporte dos produtos.

ESTANDO NO BRASIL, COMO O PRODUTO CHEGA ÀS MÃOS DO COMPRADOR?

Antes de sair para trânsito nacional, o produto precisa ser submetido a um processo de internalização. Consiste em taxar e fiscalizar o produto.

Esse procedimento fiscal demora um tempo diferente dependendo do meio de transporte utilizado, como já explicamos antes. Entretanto, a mercadoria sempre deve passar por 3 etapas:

1. Administrativa:

Aqui o produto passa por um processo de licenciamento. Os órgãos competentes conferem se o produto importado é legalizado no Brasil.

Nessa fase, podem ocorrer alguns problemas. Principalmente na importação de itens relacionados à saúde.

Um exemplo comum é a importação de suplementação alimentar. Se você comprar em uma fábrica de suplementos internacional, é preciso ficar atento sobre quais produtos são regularizados no Brasil.

Caso contrário, você terá problemas nessa fase administrativa.

2. Fiscal:

Trata-se da verificação da documentação da mercadoria. Aqui é conferido se os documentos são compatíveis com o item importado.

Em seguida, ele segue para despacho.

3. Cambial:

Essa fase só é necessária quando há compra de moeda internacional para pagar os produtos importados. Se for o caso, serão realizadas conversões dos valores antes de liberar a mercadoria.

Após passar por todos os processos abordados, a mercadoria sai para circulação nacional através dos Correios ou algumas empresas privadas de transporte.

Até que, por fim, chegue nas mãos do comprador.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome