Para a maioria dos serviços e comércios, as máquinas de cartão são o método mais usado pelas lojas físicas para oferecer o pagamento no cartão de crédito. Mas, essa não é a única forma. Existe a opção de pagamento via afiliação e-commerce que também está sendo muito utilizada. Mas, existem ainda muitas dúvidas sobre a confiabilidade, interesse maior do seu cliente. A dúvida que fica é: qual é a melhor opção para oferecer maquininhas de cartão ou aplicativos de pagamento on line?
Saiba os benefícios de cada maquininha
Com tanta tecnologia e novidade, as ofertas do mercado são muitas para ambos. Eleger, por exemplo, a melhor máquina de cartão custo-benefício não é simples, mas nós podemos facilitar trazendo alguns exemplos.
A Minizinha do PagSeguro é bem procurada, pois tem um valor acessível, ideal para quem está começando o seu negócio. Com ela é possível parcelar as vendas em 12 vezes e receber em até 1 dia. Não possui aluguel e nem taxa de adesão.
Safrapay é a maquininha do Banco Safra. É uma alternativa compacta, na qual as compras são realizadas através de uma conexão Wi-Fi ou 3G do celular com o aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS. A máquina não tem taxa nem aluguel, porém há cobrança caso o vendedor não atinja o valor mensal mínimo de vendas. Ela não tem bobina. Com a ausência de impressão, o envio dos comprovantes ao cliente é realizado via celular, por SMS ou e-mail.
A máquina de cartão Point Mini é da empresa Mercado Pago também funciona via celular ou tablet Android ou IOS (conexão 3G/4G ou Wi-FI). O vendedor consegue administrar seu dinheiro pela conta do Mercado Pago ou pelo próprio aplicativo. É uma boa opção para quem não possui conta em banco. Eles oferecem um cartão sem custo para utilizar o dinheiro das vendas diretamente por ele. A máquina é paga. Consultar valores atualizados no site do Mercado Pago.
As bandeiras aceitas pelas maquininhas são bem abrangentes. Talvez seja um ponto em comum entre elas, facilitando a hora da escolha.
Descubra as vantagens do pagamento online
Depois desses poucos exemplos de maquininha de cartão, passemos agora para o pagamento on line (também chamado de móvel ou digital). É uma forma de pagamento que pode ser realizada a partir de qualquer lugar, desde que você conte com o equipamento e/ou aplicativo necessário e, acesso à internet. E com isso, dispensa-se o uso das tradicionais máquinas de cartão, ou de outros equipamentos pesados que necessitam da conexão em linha telefônica para funcionar.
Vantagens: recebimento de pagamentos, mesmo fora do ambiente de trabalho; funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana; dispensa qualquer uso de máquinas para ser realizado, ou usa aparelhos portáteis como o leitor de cartão para celular; é autorizado e realizado por meio da transmissão de dados pela internet, sem necessidade de banda larga; geralmente contratado com burocracia zero ou mínima, inclusive por pessoa física e evita a posse de dinheiro em espécie.
Alguns exemplos de modalidades de pagamento on line (móvel ou digital) são muitas e algumas delas estão abaixo.
Os leitores de cartão para celular: fazem o papel de máquina de cartão. E o mais conhecido dos pagamentos on line é por aplicativos (app) ou sites.
Um deles é o PicPay: app que permite as pessoas a transferência e o recebimento de dinheiro, pagamento de boletos, recargas para celular, cartão de transportes e até cartão de crédito. Para pagar contas, o app utiliza o código QR ou código de barras disponíveis. O pagamento será cobrado automaticamente do cartão — caso não haja saldo em sua carteira. Caso tenha recebido um pagamento, o valor ficará no seu PicPay rendendo mais do que a poupança e, poderá ser usado para enviar a outros usuários.
PayPal permite fazer transações para qualquer lugar do mundo sem dificuldade. Assim como o PicPay, você pode manter determinado saldo em sua carteira, facilitando o rastreio e o monitoramento de todas as transações por meio do serviço. O principal diferencial: é segurança. O aplicativo tem proteção por tecnologia de criptografia, protegendo as transações contra fraudes e clonagens.
MercadoPago é o app de pagamentos do Mercado Livre: realiza pagamentos de contas e boletos, recarrega créditos para celular, cartões de transportes e serviços de jogos online, além de comprar créditos da Uber. Para venda de produtos, é possível cobrar pagamentos com código QR e link, este último pode ser enviado via redes sociais e apps de mensagem.
Qual método de pagamento é melhor para o seu negócio?
Além disso, ainda que o seu negócio envolva um escritório fixo ou uma loja em um shopping center, nada impede que você possa fazer vendas extras fora do seu ambiente de trabalho. E, como bom vendedor, você sabe que a melhor forma de ter lucro é não deixar passar a oportunidade, e fechar negócio assim que o cliente demonstra interesse pelo seu produto ou serviço.
Desta forma, o cálculo que você precisa fazer é verificar se os custos envolvidos na contratação do pagamento móvel de sua preferência (compra do leitor, taxa de transação, taxa de saque, etc) podem ser absorvidos no valor do seu produto ou serviço, sem trazer prejuízo para o seu negócio. Se sim, é só contratar e ampliar suas oportunidades de negócio da noite para o dia.
Claro que problemas podem surgir, e que hackers volta e meia invadem sistemas e roubam senhas e outras informações confidenciais de clientes e vendedores. No entanto, esse tipo de crime virtual não acontece apenas com pagamentos móveis, sendo enfrentado pelo sistema financeiro como um todo hoje em dia, infelizmente.