A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas no estilo de vida da população brasileira. Isso afeta muitas áreas da vida, de maneira que nem sequer podemos entender inicialmente.

Uma das mudanças foi no estudo. Atualmente, as escolas e universidades ainda estão fechadas, com uma discussão sobre quando deverão ser reabertas ou se o ano letivo de 2020 será perdido.

Além disso, houve um aumento significativo do desemprego nesse período, o que significa que há uma massa de pessoas precisando de especialização profissional para conseguir uma recolocação no mercado pós-pandemia.

Por causa disso, o EAD (Ensino à Distância) se tornou uma das mais importantes ferramentas das pessoas para superar os desafios que a pandemia trouxe.

Por exemplo, as crianças e adolescentes estão usando a ferramenta para poder lidar com as dificuldades que o coronavírus trouxe para o ano letivo. Assim, elas podem fazer um pouco das tarefas escolares e lições via videochamadas e conteúdos educacionais interativos.

Para adultos, o EAD é também uma ferramenta muito poderosa. Através dele, é possível fazer cursos profissionalizantes ou de especializações que podem fazer a diferença no futuro mercado de trabalho.

Existem muitos tipos de cursos que são concorridos nesse momento pois ensinarão conteúdos importantes para quem quer ter um lugar ao Sol na economia pós-pandemia.

Uma das principais vias de ação para as pessoas na economia que virá após o novo coronavírus será empreender. Para isso, no entanto, é necessário ter conceitos importantes sobre empreendedorismo e gestão de empresas.

Assim, é essencial fazer pelo menos um curso de administração online para poder dominar os conceitos essenciais para gerenciar uma empresa de sucesso no momento.

Outra área que terá profundo impacto no mercado pós-pandemia é o setor de tecnologia. Uma das suas características básicas será a presença massiva em todas as outras áreas da economia nacional.

Por exemplo, programadores serão aplicados em todos os tipos de empresas para oferecer soluções de diferentes níveis para os negócios. Existirão profissionais de TI que serão aplicados na gestão de softwares que comandam linhas produtivas inteiras (com o uso de Inteligência Artificial), mas também profissionais da área que trabalharão com startups de desenvolvimento de software. Isso sem falar em corretoras, operadoras de seguro e muito mais.

Por isso, o profissional que deseja ter bastante oportunidade no mercado de trabalho pode se beneficiar bastante de aprender sistemas de Inteligência Artificial, que serão aplicados em várias áreas.

Desenvolvedores de opções online, como sites, lojas virtuais e aplicativos web, também terão bastante espaço na economia pós-pandemia pois o mercado do varejo deverá migrar para a Internet. Aliás, já está migrando consideravelmente.

Atualmente, o mercado nacional de e-commerce ganhou 5,7 milhões de consumidores por causa da pandemia. Uma vez que a situação se ajuste, é natural que alguns voltem para fazer compras presenciais, mas a maior parte continuará comprando online.

Isso significa que o mercado na Internet se tornará cada vez mais essencial para o futuro das empresas de varejo de todos os portes. Assim, profissionais que possam viabilizar esse tipo de necessidade para as empresas estarão em alta demanda nos próximos anos.

No entanto, para poder usufruir dessa demanda virtual, será preciso que as empresas dominem as ferramentas de Marketing Digital. Por isso, profissionais da área estarão em alta demanda nos próximos meses e até mesmo anos, já que serão cruciais para que as empresas possam criar fluxos estáveis de vendas pela Internet.

Na prática, entretanto, é importante saber diferenciar as muitas áreas dentro do marketing digital e como elas podem ser usadas por uma empresa. Por exemplo, muitos negócios podem se beneficiar do uso do Marketing de Conteúdo, que consiste na produção de artigos para blog de modo a educar o mercado e o consumidor sobre determinados assuntos envolvendo o produto ou serviço da empresa.

Essa é uma estratégia que pode ter um retorno altíssimo, mas que funciona melhor no longo prazo, com um planejamento muito bem estruturado. Enquanto isso, no curto prazo, ações como o investimento em anúncios de redes sociais, links patrocinados e outras ferramentas podem trazer os clientes que a empresa precisa.

Isso sem falar na gestão de mídias sociais, que é essencial para construir o branding da empresa, gerar engajamento e oportunidades de negócios para a empresa.

É claro que estudar via EAD não é uma tarefa fácil. É necessário superar alguns problemas como a baixa qualidade de conexão online, a infraestrutura precária para fazer videochamadas e a dificuldade de focar no estudo estando em casa (especialmente com outras pessoas por perto).

No entanto, superar essas questões é essencial para quem quer aproveitar a pandemia para poder obter um novo nível de qualificação profissional, de modo a avançar na carreira ou começar uma nova quando a pandemia acabar.

Para os mais jovens, no entanto, a rotina de estudos online é essencial para poder não ser prejudicado em nível acadêmico.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

  escreva corporativas

O que você achou? Comente