Métodos de abordagem ao cliente e unificação de dados também são peças-chave para o sucesso
A transformação digital faz o mercado mudar muito rápido. Com isso, as empresas precisam se adaptar rapidamente às mudanças, implementando novos métodos de integração para otimizar a produtividade e as vendas. E é através de estratégias que garantem a cooperação entre canais que se alcança o sucesso no mercado digital.
Por trás das mudanças nos modelos de negócio estão novos conceitos, que buscam mudar a forma como os colaboradores de uma empresa se relacionam internamente e como a empresa se relaciona com os seus clientes.
O consumidor atual está antenado em todas as tendências, buscando todos os canais de compra disponíveis e confiáveis para realizar suas compras com comodidade e segurança.
Se você ainda não conhece estratégias de integração de plataformas, abaixo vamos listar dois conceitos capazes de otimizar seu relacionamento com os clientes e as vendas do seu negócio, são eles: o Omnichannel e o Unified Commerce.
Omnichannel
O Omnichannel é um conceito que nasceu nos EUA e chegou ao Brasil recentemente. Basicamente, esse modelo busca integrar os canais de compra das empresas, promovendo uma melhor experiência para os consumidores em qualquer canal.
O intuito do Omnichannel é aumentar as conversões e a fidelização de clientes. Assim, o cliente pode começar a sua jornada de compra em um canal e terminar fechando negócio em outro. Tudo isso, sem perder informações ou ter dificuldade para migração ou contato.
Além de otimizar as vendas, o Omnichannel também é capaz de otimizar a produtividade dos vendedores, melhorando todos os processos internos de vendas. Os vendedores podem colher informações novas e compartilhá-las através de um sistema integrado.
Dessa forma, o vendedor que atender o cliente no canal seguinte, em uma etapa mais avançada da jornada de compra, terá todas as informações necessárias para oferecer as soluções mais viáveis e adequadas dentro do perfil do cliente.
Independentemente da plataforma de vendas ou dos canais de comunicação da sua empresa, a busca do Omnichannel é pela otimização de todos os processos, promovendo uma organização interna mais eficiente e possibilitando mais vendas.
Principais benefícios do Omnichannel
Melhor atendimento ao cliente;
Otimização do fluxo de vendas;
Redução de custos operacionais;
Maior engajamento com clientes,
Aumento das conversões e da fidelização de clientes.
Colocar o Omnichannel em prática na sua empresa pode ser a melhor saída para sua empresa não perder vendas. Também é a uma excelente opção para construir uma boa reputação para sua marca no mundo digital.
Unified Commerce
O Unified Commerce é um modelo que reúne todos os processos de vendas e pagamentos em uma mesma plataforma. Dessa maneira, todas as informações são compartilhadas entre os colaboradores, que podem acompanhar, em tempo real, o ritmo das vendas.
Isso otimiza bastante a experiência do usuário. E essa é a busca de todas as empresas, não basta mais apenas ter processos otimizados, mas promover uma experiência mais agradável aos consumidores, evitando perder vendas.
Para isso, a plataforma traz recursos para que o cliente possa conferir todas as informações sobre produtos e opções para fazer o pagamento on-line, mobile ou em lojas físicas.
Principais benefícios do Unified Commerce
Maior praticidade para clientes e empresas;
Redução dos custos operacionais;
Maior fidelização de clientes;
Personalização de vendas,
Experiência 360 com pagamento e busca otimizada.
O Unified Commerce é uma aposta no futuro do mercado digital. A experiência do usuário é o que mais importa para as vendas atualmente. Esse modelo de vendas é mais fácil de ser implementado do que o Omnichannel e compete de igual para igual em resultados.
As empresas devem apostar em novas estratégias de integração de plataformas, visando centralizar informações, compartilhar processos e personalizar vendas. Essa é a saída para o sucesso no mercado em qualquer segmento.