Quarta, 24 Abril 2024

Uma visão extremamente popular no Japão é encontrar uma vending machine nas ruas do país. Elas são parte da cultura japonesa e praticamente um ícone do que podemos esperar ao visitar o país.

Para se ter uma ideia, existem pelo menos 5 milhões de vending machines no Japão, um país com com 377 915 km² de área. Na prática, isso significa que o país tem mais ou menos 13 máquinas do tipo por km² na média.

Ou seja: é fato que as vending machines são um ícone japonês. No entanto, e aqui em nosso país? Como é a situação dessas máquinas no Brasil? Será que elas são tão populares quanto no Japão ou estão longe disso?

É verdade que, em termos de quantidade, não há comparação. O Brasil ainda está muito abaixo do Japão, com apenas 102 mil vending machines espalhadas pelo país. No entanto, é fato que o mercado parece promissor para o segmento, uma vez que ele tem um crescimento anual de 11,% nos últimos anos. Segundo um estudo que compara as vending machines com a quantidade de habitantes, o Brasil ainda está abaixo do Japão, EUA e Europa nessa métrica.

Em termos comparativos, o Brasil tem apenas uma máquina de vendas a cada 2.500 habitantes. Enquanto isso, a relação é 4 vezes melhor na EUropa, 6 vezes nos EUA e 8 vezes no Japão.

Falando sobre o faturamento, o número no Brasil impressiona, mas ainda poderia ser maior. Cerca de 1,15 bilhão de reais são gerados anualmente com Vending Machines. Isso diretamente, sem considerar o impacto indireto. Na prática, isso significa que os consumidores gastam R$1,15 bilhão todos os anos nas máquinas, sem falar no dinheiro investido para comprar os produtos que vão nela, gastos de energia, pagamento de funcionários e muito mais.

Em termos geográficos, as Vending Machines do país estão espalhadas majoritariamente na Região Sudeste, com alguns pontos relevantes de unidades no Nordeste, no Centro Oeste (especialmente Brasília), no Sul e no Norte. Isso mostra que há um crescimento significativo para o segmento no Brasil. Afinal, se esse número é alcançado explorando apenas uma região de maneira adequada, há muito mais a ganhar quando as empresas do setor conseguirem explorar do jeito certo as outras regiões do país.

Um ponto que vale a pena mencionar é que a grande maioria de todas as máquinas instaladas anualmente são aplicadas em locais de acesso restrito. Essa é uma diferença fundamental do Brasil para outros países, especialmente o Japão.

No caso do cenário brasileiro, as vending machines são aplicadas em locais como grandes empresas, servindo para vender bebidas quentes (café, chá, chocolate ou capuccino) para os seus funcionários. Outro tanto é investido em academias, shoppings e outros lugares que não são necessariamente abertos ao público. Aliás, vale mencionar que 70% de todas as máquinas vendem apenas bebidas quentes. Isso mostra que há outro potencial de crescimento quando as empresas passarem a vender outros tipos de produtos nas máquinas. No Japão, por exemplo, vende-se de tudo nas Vending Machines. Por aqui, algumas empresas já experimentaram (com bons resultados) trabalhar com carregadores de celular, livros, guarda-chuvas, pipocas e muito mais.

Um detalhe interessante sobre as mudanças das Vending Machines está no fato delas ganharem diferentes tipos nos últimos anos, o que tem aumentado a sua utilidade e potencializado o crescimento delas no Brasil.

Um dos novos tipos de VMs é a Stock Machine, um tipo de máquina inteligente e interativa que serve para controlar a entrega de itens, ativos e produtos para as pessoas. Ela tem um sistema próprio que controla a retirada dos itens, horários e quantidades. Uma das suas principais aplicações tem sido para controlar a entrega de EPIs para os funcionários em fábricas e indústrias. Isso ajuda a aumentar a produtividade e reduzir custos da empresa que precisa fazer essa distribuição de equipamentos.

As Smart Locker são também uma novidade interessante no Brasil. Muito comuns nos EUA por causa da Amazon, que tem um sistema de entrega montado ao redor dos armários inteligentes, essas máquinas possuem integração com e-commerce, funcionam 24 horas por dia e só podem ser abertas com um código digital. Elas podem ser usadas para armazenar produtos e são majoritariamente usadas para delivery, mas também podem ter aplicações em lojas físicas (retirada de compras, por exemplo) ou em ambientes industriais.

Por fim, claro, as Vending Machines tradicionais ainda estão em alta, podendo automatizar o processo de vendas das empresas. Elas trabalham com todos os tipos de produtos e podem ser aplicadas na rua, em locais de fácil acesso, como também dentro de empresas para fornecer opções de alimentação para os funcionários.

Com isso, é seguro afirmar que o Brasil é um mercado futuro de grande valor para a aplicação de vending machines. Quem saber qual o tipo de cenário veremos no segmento nos próximos anos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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