Escolher um plano para celular não é uma tarefa tão simples como parece. Apesar de tanta publicidade, são tantas opções as opções que acabamos nos confundindo ainda mais e dificultando a melhor decisão.

 

Além disso, é fundamental estar atento aos detalhes quando escolhemos um plano para celular. O pacote de plano mais adequado é aquele que atende à todas as suas necessidades e que melhor se encaixa no seu bolso. Afinal, se você se propôs a gastar dinheiro com um bom aparelho celular, você vai querer aproveitar todos os recursos que ele pode oferecer, certo?

 

No entanto, algumas operadoras oferecem todo tipo de serviço, mas nem sempre esses serviços são utilizados por todo mundo. Ou seja, muitas vezes precisamos de um pacote mais personalizado para não desperdiçar dinheiro com serviços e recursos que você não utiliza.

 

Por exemplo, há quem utilize mais a internet para navegar e não precisa de uma quantidade grande de SMS. Outras falam mais ao telefone do que navegam pela internet. E tem gente ainda que só utiliza aplicativos de mensagens, mal fala no telefone e apenas navega na internet utilizando o wifi.

 

Por isso, é preciso analisar todos os serviços oferecidos pelas operadoras a fim de garantir o melhor plano para celular que mais se adequa ao seu estilo de vida. Sem falar que, ao garantir o plano para celular mais adequado, você vai utilizar o seu aparelho de telefone sem precisar se preocupar com os valores da sua conta no final do mês. Não, se preocupe, existem ainda portais que facilitam nessa busca de como escolher um plano para celular.

 

Quer coisa melhor? Assim, o melhor a fazer é analisar todas as operadoras individualmente, observar suas coberturas e planos oferecidos para encontrar aquele plano para celular que mais corresponda às suas expectativas.

 

Quer saber como fazer isso? Separamos as melhores dicas abaixo para que você consiga saber como escolher um bom plano para celular e não desperdiçar nem tempo, nem dinheiro.

Dicas para escolher um bom plano para celular

Para escolher um bom plano para celular, é necessário estar atento a vários detalhes antes de fechar com a sua operadora. Veja como fazer isso:

1 - Observe quais os recursos que mais utiliza

Você deve ter uma ideia de quais recursos você costuma utilizar mais no telefone. Ou seja, você deve saber se costuma utilizar mais o telefone para fazer ligações, navegar na internet, utilizar aplicativos, enviar mensagens ou SMS.

 

Cada um desses recursos irá exigir um tipo de serviço atrelado ao seu pacote de dados. Dependendo do pacote ele poderá incluir um ou mais serviços como esses. O importante é saber de quais precisa para não desperdiçar dinheiro com serviços que não utiliza.

2 - Calcule quanto tempo gasta ao telefone

Isso é extremamente importante. Pois, ao determinar quanto tempo você gasta ao telefone, você vai poder entender quantos minutos precisa ter por mês. Para fazer o cálculo de quantos minutos você gasta por mês, verifique quantos minutos são gastos por dia e multiplique por 30. O resultado é uma média de quantos minutos utiliza por mês.

 

Há também aplicativos que podem fazer esse cálculo de minutos gastos em ligações no celular. As próprias operadoras também já disponibilizam esse serviço.  

 

Ao saber exatamente quanto tempo você gasta ao telefone, você vai poder analisar um plano para celular com mais precisão. E assim, escolher aquele que oferece um pacote de minutos suficientes por mês sem que você precise contratar minutos extras e gastar mais.

3 - Fique atento ao horário que mais usa o telefone

Os horários em que se fala ao telefone também pode influenciar os custos do telefone. Por exemplo, se você fala ao telefone mais durante à noite, existem operadoras que oferecem planos para celular com minutos grátis durante a noite e finais de semana.

 

Por outro lado, se você costuma fazer muitas ligações durante o dia, o ideal é escolher um plano para celular que forneça uma maior quantidade de minutos diurnos.

 

Assim, você vai conseguir adequar o seu plano para celular ao seu estilo de vida e economizar dinheiro para utilizar de outras formas.

4 - Cheque o pacote de internet

Analise a seção de internet na sua conta de telefone para determinar quanto de MBs ou GBs você costuma consumir. Observe se você está consumindo mais do que contratou.

 

Quando isso acontece, muitas operadoras reduzem a velocidade durante a navegação quando o pacote está chegando a fim, ao invés de cortar totalmente seu acesso a internet.

 

Para saber o quanto você consome de internet por mês, faça uma média de quanto consome por semana e multiplique por 4 semanas para ter um valor aproximado do seu consumo.

5 - Observe se o plano inclui ligações locais grátis

Em geral, as pessoas realizam ligações locais, da mesma cidade ou no mesmo estado. Assim, muitas operadoras oferecem planos para celular que oferecem ligações locais grátis, sem que hajam custos por cada ligação.

 

Da mesma forma, observe se a operadora tem serviço especial para ligações de longa distância ou internacionais, para que você não se assuste com as taxas extras.

6 - Observe se o plano inclui ligações grátis entre mesma operadora

Algumas operadoras oferecem planos de ligações grátis quando feitas entre a mesma operadora. Tem operadora também que não cobra taxa por ligações entre operadoras diferentes.

 

Se você costuma fazer muitas ligações para operadoras diferentes ou para uma mesma operadora, é bom verificar antes com as operadoras qual o melhor plano para celular nestes casos.

7 - Determine a quantidade de dependentes

Em geral, existe um número máximo de dependentes a cada plano para celular, que pode limitar o cliente a contratar um plano maior do que necessita por causa dessa quantidade de dependentes.

 

É importante também analisar o consumo dos dependentes que irão compartilhar o pacote de minutos ou internet. A variação de cada um pode diminuir o risco de exceder seu pacote.

 

Isto é, se uma pessoa consumir mais minutos em um determinado mês, por exemplo, e uma outra consumir menos, o consumo total pode não ser alterado. No entanto, lembre-se de calibrar o plano somando o consumo de todos que compartilham.

8 - Compare os diferentes pacotes entre as operadoras disponíveis

São muitas as operadoras, assim como muitas as opções de plano para celular oferecidos. Ao comparar os diferentes planos, você será capaz de optar pelo mais eficaz, de acordo com as suas necessidades, serviços oferecidos e custos.

9 - Observe as características das principais operadoras

Compare todas as operadoras para escolher a que melhor irá se adequar às suas necessidades. Isso significa que você deve levar em conta, não apenas os seus planos, mas também a qualidade do sinal da operadora em sua cidade.

 

Isso porque é possível que uma operadora tenha um excelente plano para celular, mas se o sinal for ruim no local onde você reside, de nada vai adiantar.

 

Analise também a qualidade do serviço de assistência ao consumidor e assistência técnica, como atendimento, resolução de problemas e cobrança. Uma boa operadora deve prestar as devidas assistências ao cliente, com todas as facilidades possíveis para que não seja um problema ter que consultá-la quando for preciso.

 

Há portais especializados que ajudam a comparar operadoras e pacotes que melhor atendam às exigências de seus consumidores. Seja através de artigos, dicas, tutoriais e comparativos, eles fazem essa pesquisa para você, apresentando as melhores opções para que você saiba como escolher um plano para celular.

10 - Cheque com a operadora as facilidades de uso

Muitas operadoras possuem aplicativos para facilitar o uso e a comunicação com o cliente. É importante também que essa relação seja clara, e que todas as informações sobre o seu plano e contratação de serviços sejam de fácil acesso para o consumidor.

 

Dessa forma, caso precise solicitar ou cancelar um serviço, tirar dúvidas ou acessar o seu extrato, essas informações sejam disponibilizadas de forma facilitada para não acarretarem lesões ao consumidor.

 

Com todas essas dicas, temos certeza de que você vai conseguir escolher o plano para celular mais adequado às suas necessidades e de sua família, economizando tempo, dinheiro e evitando maiores dores de cabeça. Boa sorte!

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

  escreva corporativas