Vender pela internet é uma atividade que já se tornou cotidiana para todos, independentemente da formação, localização geográfica ou da idade das pessoas.
Com maior ou menor confiança, mais ou menos conhecimento, de casa, do escritório ou em viagem, o e-commerce abre caminho em todas as gerações, oferecendo oportunidades de crescimento econômico e aprendizagem.
Assim como perfil do comprador, sobretudo online, se torna cada vez mais exigente, o perfil do vendedor também tem suas particularidades.
Os especialistas da Real Trends -plataforma líder em ferramentas de análise e gestão para vendedores do Mercado Livre- se propuseram a fazer um percurso pelas gerações de vendedores e revelar, a partir disso, as características que os distinguem:
Baby Boomers (1946-1964): ainda que muitos creiam que não se trata de uma geração vinculada à tecnologia e, portanto, ao e-commerce, realmente vale a pena observá-los pois este grupo tem um grande potencial. Viveram o nascimento da TV e a mudança a cores da mesma, o fax, os celulares, e a chegada dos computadores e da internet. É um vendedor que sabe se adaptar, talvez de maneira mais lenta mas com segurança. Se informam muito bem e agem. Recebem conselhos e ajuda de sua família e graças a isto, muitos encontraram na venda online uma saída para aumentar suas vendas e experimentar novos desafios.
Geração X (1965 - 1979): boa parte desta geração move o mundo laboral e econômico da atualidade. Têm um pouco da geração anterior e um pouco da que está por vir. Dentro deste grupo se pode identificar o vendedor empreendedor. São proativos, lembram da vida sem internet mas já tomaram como própria a tecnologia. Se informam e se atrevem a provar sem desconfiança o mundo online. São reconhecidos como promotores dos descontos e das estratégias de fidelização.
Milennials (1980 até meados dos 90): cresceram com a internet, aprendem com tutoriais e são adeptos do work life balance. São os vendedores nômades. Gostam de trabalhar de suas casas ou de qualquer lugar do mundo. Querem ser transparentes e honestos com seus clientes e se esforçam para isso, dado que é o que priorizam. Abertos ao diálogo, apreciam os comentários, buscam construir uma relação de afinidade com sua marca e são vendedores 100% mobile!
Centennials (desde meados dos 90 ao ano 2000): é a geração omnicanal. A internet é parte de sua vida e passam todo o tempo hiperconectados. Poderiam ser categorizados como vendedores competitivos. Querem fazer a diferença entre seus competidores e posicionar a imagem de sua marca nas primeiras posições. Tempo real, imediato e personalização são palavras chave para este tipo de vendedor. Querem que todos os seus clientes se sintam únicos e especiais e para isso apelam para a proximidade através do fator emocional.
Como vimos, a Real Trends reconhece que as faixas etárias dos vendedores de um marketplace atravessam mais da metade do Século XX e todo o século atual. Entretanto, o importante como vendedor é saber usar o melhor de cada geração para potencializar o gene comercial inserido em cada uma delas.