Quem nunca viu aqueles vídeos extremamente engraçados de gatos peludinhos correndo pelos cantos, super alertas, pulando e escalando coisas. No título geralmente tem algo escrito como “Erva de Gato” ou “Catnip”. Essa planta é responsável por fazer nossos bichanos ficarem super animados.

 

Mas, sabia que ela tem muitas outras qualidades? Não? Bem, leia esse texto e use a catnip em sua casa para que o seu gatinho fique ainda mais feliz e saudável!

O que é catnip?

Algumas pessoas têm medo de oferecer Catnip pros gatinhos por medo de ser uma droga e ser viciante. De fato, a erva possui uma substância que se chama Nepetalactona, ela possui um efeito comparável a alucinógenos quando inalada pelos gatinhos.

 

Entretanto, a planta não é uma droga, pois não traz qualquer tipo de dependência pro gatinho! Fique tranquilo. O efeito da erva é inclusive hereditário, portanto, alguns gatos podem se sentirem estimulados, como outros podem ser completamente indiferentes.

Motivos para usar a erva de gato

Não servindo apenas para deixar os gatinhos mais dispostos, a Catnip também é importante para animar os gatos que são mais apáticos ou tristes, ajudando-os a serem um pouco mais ativos e animados, além de interagirem mais com os tutores. O mesmo serve para diminuir o estresse em gatos que são hiperativos.

 

Além de tudo, pesquisas afirmam que o Catnip estimula a mente dos bichanos, fazendo com que eles cresçam de uma forma mais saudável e envelheçam mais alertas.

 

Se usada da forma correta, a Catnip pode ajudar também no adestramento dos gatinhos, ajudando-os a aprender onde devem fazer xixi, por exemplo. Ela vem em várias versões, podendo ser em spray (a ser espirrada em brinquedos e ao redor da caixa de areia), ou mesmo as folhas, que são as clássicas.

Como usar a catnip?

Com parcimônia, é claro! Não vá colocando catnip em todos os lugares, afinal o excesso da erva pode ter consequências negativas nos felinos. Por exemplo, o catnip pode deixar de surtir efeito nos pets.

 

Apesar de não existirem contraindicações, o uso em excesso pode deixar o gato muito ativo e enérgico por mais tempo, ou em alguns casos, dependendo do pet, ele pode ficar muito relaxado. Então é importante utilizar uma quantidade adequada, para que o bichinho possa ter melhor aproveitamento no dia a dia.

 

Algumas curiosidades da catnip

Sabia que não são só nossos pequenos bichanos que ficam felizes com erva de gato? Os Tigres, Leopardos e Linces ficam bem animados também! E o efeito não se reserva aos felinos, as borboletas e moscas também sofrem efeitos, mas no caso delas, não é nada bom, e a erva pode ser usada para afastar esses insetos.

 

No caso dos humanos, a catnip é usada na preparação de chás, tempero de comida e algumas vezes até mesmo fumada. Acredita-se que nos humanos o efeito seja calmante e não de energização.

 

Caso você tenha dificuldade em encontrar Catnip, procure por Valeriana, que também causa o efeito animador em gatinhos, e no caso dos humanos comprovadamente provoca relaxamento e sono.

 

Não confunda catnip com graminha de gatos, ok? A grama do milho é um item de ingestão pros gatinhos que ajuda na eliminação de bolas de pelos e ainda ajuda na digestão dos felinos.

 

Ajudando os gatos a vomitar, o suco da grama ajuda ao gatinho a se livrar dos itens que não podem ser digeridos, sendo um efeito bem diferente da catnip, como deu para notar, certo? Fique atento para não se decepcionar com o item que comprar!

Aproveite e se divirta com os efeitos

Desde arranhar e morder, miar, babar, lamber, rolar, o seu gatinho irá apresentar os mais variados e engraçados reflexos frente aos efeitos da erva. Lembre de tomar cuidado com a procedência da erva, para saber se não há nenhum tipo de agrotóxico ou se a erva é misturada com outro item que seu bichano venha a ser alérgico.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

  escreva corporativas