Comprar apartamento próprio é um dos grandes sonhos do brasileiro, isso porque sair do aluguel e investir o dinheiro em algo próprio trás muitos benefícios e um deles é melhorar a qualidade de vida de forma geral.

 

Mas é importante ter em mente algumas informações antes de finalmente comprar um imóvel. Aqui te daremos algumas dicas para você se preparar e analisar antes de fechar qualquer tipo de contrato.

Esteja preparado para encarar as burocracias

Comprar um imóvel novo pode parecer uma tarefa simples, mas junto ao imóvel vem muitas responsabilidades também, e isso inclui documentações, escolher o imóvel certo e tantos outros pontos que fazem parte do pacote.

 

Primeiramente, antes de comprar um apartamento é preciso muito planejamento, isso porque o valor do imóvel irá lhe custar uma disposição financeira grande, mesmo que você decida fazer um financiamento imobiliário.

 

Além disso, é preciso ter todas as documentações em dia para conseguir comprar um apartamento. Então é importante saber que você não terá um apartamento da noite para o dia, mesmo que você possua o valor completo do imóvel em mãos.

 

Outro ponto muito importante durante o processo é conhecer um pouco mais sobre o apartamento que você irá comprar! Ler a documentação do imóvel, conhecer o histórico da construtora e ter a documentação em dia é fundamental para que você possa fechar negócio fazendo a escolha certa.

O imóvel é na planta ou usado?

Se você está na dúvida se compra um imóvel na planta ou um usado, é importante saber que os procedimentos são diferentes para cada um, mas ambos possuem suas burocracias.

 

Para quem opta por um financiamento imobiliário, por exemplo, as vantagens de comprar apartamento novo são boas, já que as instituições financeiras oferecem prazos e condições mais atrativas do que para um imóvel usado. Outro ponto muito legal dos apartamentos novos é que no geral eles oferecem ótimas áreas de lazer, o que pode não ter em um prédio antigo, por exemplo.

 

Falando nos imóveis antigos, uma das maiores vantagens em se comprar é o valor. Geralmente o valor total do imóvel costuma ser inferior comparado aos apartamentos que ainda estão sendo construídos. Pensando assim, você pode usar a diferença para realizar uma manutenção geral no espaço, redecorar ou até mesmo realizar uma reforma em algum cômodo, por exemplo.

 

Mas o que leva o comprador a decidir se vale a pena investir em um apê na planta ou em um usado, vai depender muito das necessidades da pessoa e do que ela está procurando.

Custo-benefício da localização do apê

Outro ponto que interfere muito na escolha e compra do imóvel é onde ele está localizado. A localização e os benefícios externos do residencial dizem muito sobre o valor do imóvel no geral, então antes de escolher o seu favorito é importante prestar atenção na área externa do prédio.

 

Geralmente os prédios que possuem recursos externos como lojas de conveniência próximas, estação de metrô, fácil acesso para outros bairros ou até mesmo um shopping, por exemplo, costumam ser mais caros.

 

Então se você está procurando algo mais barato, desfoque do centro e procure nas redondezas. Hoje em dia não é muito difícil encontrar apartamentos legais em bairros tranquilos e bacanas, mas isso exigirá um pouco da sua paciência e um bom planejamento.

Planejamento em primeiro lugar

O planejamento é o passo mais importante se você quer mesmo comprar um imóvel. Com o planejamento você irá conhecer mais sobre o seu próprio perfil, suas limitações financeiras, irá conhecer também sobre o imóvel que você deseja comprar, como você irá comprar e muitas outras coisas.

 

Por isso, antes de assinar qualquer tipo de contrato e fazer qualquer tipo de pagamento, é importante fazer um bom planejamento. Com um bom planejamento dificilmente você terá dores de cabeça no futuro e as chances de se arrepender são quase nulas.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

  escreva corporativas