No consolidado do primeiro semestre, o cenário é de aumento - a gasolina ficou 9,4% mais cara na média nacional
O brasileiro pagou em média R$ 4,59 pelo litro da gasolina no mês de julho, de acordo com o Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Uma redução de dois centavos, no comparativo com o mês anterior, onde no mesmo período o etanol também apresentou uma redução de 2%, com a média de R$ 3,52 o litro.
O diesel comum e o diesel S-10 também ficaram mais barato nas bombas, sendo R$ 3,49, ante R$ 3,54 e R$ 3,59, ante R$ 3,62, respectivamente. Já o GNV foi na contramão da redução e apresentou um acréscimo de 2% no período, com o preço médio de R$ 2,85.
Pelo segundo mês consecutivo, Santa Catarina concentrou os menores preços dos combustíveis praticados nos postos brasileiros. Os catarinenses pagaram menos pela gasolina: R$ 4,19, como também pelo diesel e diesel S-10, por R$ 3,23 e R$ 3,29, respectivamente. Já o etanol e o GNV tiveram o menor preço registrado em São Paulo, com média de R$ 2,59 e R$ 2,30, respectivamente.
Os motoristas do Rio de Janeiro e do Acre foram os que pagaram pela gasolina mais cara do País, R$ 4,97, a média do litro. Já o etanol pesou mais no bolso dos amazonenses, com o preço médio do litro em R$ 4,09. No Rio Grande do Norte, o GNV chegou a R$ 3,28, ante R$ 2,85 da média nacional.
Veja a tabela final por Estado (verde, menor valor; vermelho, maior valor).
Retrato do primeiro semestre
Ao analisar o preço dos combustíveis em todo o País no primeiro semestre, o IPTL revela que a gasolina ficou 9,4% mais cara, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O preço médio do litro nas bombas foi de R$ 4,19, ante R$ 3,83 do mesmo período de 2017. O etanol também pesou mais no bolso dos brasileiros, com o preço médio de R$ 3,49, um aumento de 5,8%. Com o diesel não foi diferente, o aumento foi de 8,6%, chegando ao preço médio de R$ 3,51.
São Paulo registrou o menor valor médio para o litro da gasolina e do diesel: R$ 3,89 e R$ 3,22, respectivamente. Já o Acre concentrou o maior valor médio para os mesmos combustíveis, sendo R$ 4,59 o litro da gasolina e R$ 4,02 o diesel. Os gaúchos pagaram mais caro pelo etanol no período, R$ 4,08, ante os R$ 2,83 na média dos postos de Mato Grosso, o menor em todo o País para o período.
Em razão da alta variação dos preços registrada nas bombas de todo o País em maio, por ocasião da crise dos combustíveis, o mês não foi contemplado no recorte semestral.
O IPTL é um índice mensal de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos postos credenciados da Ticket Log, que traz grande assertividade por conta da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de 8 transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com 25 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, a fim de simplificar os processos diários.
Sobre a Ticket Log
Criada a partir da aliança entre Ticket Car e Ecofrotas, a Ticket Log atua no segmento de gestão de despesas corporativas no Brasil, por meio de gestão de abastecimento, manutenção e outras soluções integradas. Acumulando 25 anos de experiência, a Ticket Log se torna a marca mais completa do mercado nacional, entregando soluções em mobilidade para empresas de todos os tamanhos. Atualmente, conta com 27 mil empresas-clientes, administra 1 milhão de veículos em sua base de clientes e possui uma rede de mais de 36 mil comerciantes credenciados. Com o compromisso de transformar a maneira de gerir despesas e pensar a mobilidade de forma mais inteligente, a Ticket Log oferece soluções que atendem integralmente às diversas necessidades de empresas de todos os portes, oportunizando a modernização de seus negócios, a simplificação da rotina de trabalho e a sustentação dos resultados:
• Ticket Car: destinado a empresas com necessidades de pagamento de combustível de forma ágil e fácil.
• Ticket Fleet: destinado a empresas com necessidades especializadas de gestão de frotas.
• Ticket Cargo: destinado a empresas com necessidades de gestão de transporte de carga de longa distância.
A Ticket Log é parte do Grupo Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes, que conta com mais de 2,6 milhões de cartões de abastecimento emitidos e cerca de 6 bilhões de litros de combustível administrados por suas soluções. O Grupo também integra as marcas Ticket, Repom, Accentiv’ e a Edenred Soluções Pré-Pagas, pioneiras nos segmentos de benefícios ao trabalhador, frota e soluções de mobilidade e incentivos e recompensas, que, juntas, corresponderam a mais de 2 bilhões de transações realizadas em 2016. Além disso, em 2017, foi ranqueada como uma das 500 Maiores Empresas do Sul, do Grupo Amanhã; Melhores e Maiores do Transporte em Automação e Informática, pela OTM Editora.
Mais sobre a Ticket Log:
www.ticketlog.com.br
www.facebook.com/TicketLog
www.linkedin.com/company-beta/10914356
Sobre a Edenred
A Edenred é líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes. Disponíveis por meio de cartões, aplicativos móveis, plataformas on-line ou vouchers de papel, todas essas soluções significam maior poder de compra para empregados, gerenciamento de despesas otimizado para as empresas e negócios adicionais para os comerciantes credenciados.
A oferta de produtos da Edenred no Brasil é baseada em três linhas de negócios:
• Benefícios ao Trabalhador (Ticket, com os produtos Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Transporte, Ticket Cultura, Ticket Plus, Presente Perfeito e DuoCard).
• Frota e Soluções de Mobilidade (Ticket Log, com os produtos Ticket Car, Ticket Fleet e Ticket Cargo; Repom, com soluções de gestão de pagamento e recebimento de frete e pedágio).
• Soluções complementares, incluindo pagamentos corporativos (Accentiv’, com serviços de premiação, incentivo e fidelização, rede de vantagens, tecnologia para programas de relacionamento, eventos, viagens e marketing direto; Edenred Soluções Pré-Pagas, com soluções para o varejo, corporativo, consumidor final, entre outros).
No Brasil, são mais de 130 mil empresas-clientes, mais de 7 milhões de usuários e mais de 330 mil estabelecimentos credenciados, além de contar com 1.8 milhão de estabelecimentos credenciados à rede Mastercard no segmento de frete. Em 2017, conquistou o prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia na categoria Serviços Financeiros, além do Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico.
O Grupo Edenred reúne uma rede de relacionamentos única, com 44 milhões de empregados, 770 mil empresas e instituições públicas e 1,5 milhão de comerciantes credenciados.
Registrada na Bolsa de Valores de Paris, a Edenred está presente em 42 países e conta com cerca de 8 mil colaboradores. Em 2016, o Grupo administrou cerca de € 20 bilhões em transações, das quais 70% foram feitas via cartões, dispositivos móveis ou internet.
As logomarcas e outras marcas comerciais mencionadas e apresentadas neste texto são marcas registradas da Edenred S.A., de suas subsidiárias ou terceiras. Não podem ser usadas para fins comerciais sem autorização prévia e por escrito de seus proprietários.
Siga a Edenred no LinkedIn: www.linkedin.com/company/22311673/.
Informações Ticket Log
RP1 Comunicação
Kelly Queiroz
Luciano Fonseca
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
RP1 Comunicação
Tel.: 11 5501-4655 l 5102-4146
www.rp1.com.br