Quinta, 18 Abril 2024

Empresa do segmento agroquímico em atuação no país há mais de 40 anos, a Adama Brasil – que atualmente faz parte do grupo ChemChina, maior companhia de produtos químicos da China – conta com a tecnologia desenvolvida pela OpenTech para aprimorar a eficiência de seu controle logístico, gestão de risco e rastreamento das entregas.

Batizado de Cargo Monitoring, o projeto surgiu da necessidade de controlar os elevados custos com transporte e conter os prejuízos provocados pela alta incidência de roubos de cargas nas estradas brasileiras. Graças à parceria, em menos de um ano a Adama Brasil conseguiu reduzir em 41% o índice de sinistros envolvendo sua frota, evitar 12 roubos de cargas e diminuir os prazos de entrega dos produtos em um dia útil.

De acordo com o coordenador de Logística da empresa, Clemente Guerra, outro problema resolvido com a ajuda da OpenTech foi a falta de qualidade e de confiabilidade das informações logísticas. “Não tínhamos muita visibilidade do status das viagens e quando tínhamos não havia grande acuracidade na qualidade da informação. Quando questionávamos, por exemplo, a que horas uma determinada carga iria chegar ao destino, a informação não era confiável e muitas vezes falhava”, comenta.

Depois de realizar uma extensa pesquisa de mercado, explica Clemente, a Adama Brasil identificou na OpenTech um potencial parceiro que alia pessoas, processos e tecnologia para aumentar o controle, agilidade e segurança nas operações. Além do Sistema Integrado de Logística (OpenSIL), a empresa conta ainda, em sua sede, com uma base logística da OpenTech.

O CEO da OpenTech, Duani Reis, explica que enquanto o software logístico OpenSIL unifica em um só sistema as informações das diversas transportadoras a serviço da Adama, a base logística dá suporte à equipe operacional no controle e gestão das informações e facilita a tomada de decisão.

Com o OpenSIL é possível ter visibilidade on-time das mercadorias, de forma ágil e simples. Entre os benefícios obtidos pela Adama estão a localização instantânea das cargas, redução da carga de trabalho para a equipe operacional e diminuição no tempo de entrega, com mais agilidade e qualidade, entre outras vantagens. Além disso, a Adama utiliza o aplicativo Open Mobile, uma ferramenta que, via celular, proporciona o acompanhamento de todas as etapas da viagem em tempo real.

Outro setor que se beneficiou do projeto foi a área comercial. Com os serviços de visibilidade em tempo real, a equipe de vendas tem maior transparência e previsibilidade de prazos de entrega, melhora a qualidade do serviço prestado e, consequentemente, aumenta as vendas. “Somos orgulhosos em dizer que o Cargo Monitoring simplifica e expande o relacionamento junto a nossos clientes e parceiros”, comemora Clemente Guerra.

Já para solucionar os problemas de sinistralidade, a empresa aposta no OpenGR para fazer o gerenciamento de risco em suas operações. A solução trouxe resultados na redução de sinistros e possibilitou a criação de uma cultura de prevenção de perdas. Para aperfeiçoar a performance tanto da equipe operacional quanto dos motoristas, a Adama conta ainda com o Open Universidade em treinamentos presenciais e online.

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