Sexta, 29 Março 2024

É muito comum as pessoas recorrerem ao financiamento imobiliário, já que ele é uma ótima alternativa de crédito para quem não possui condições de comprar um imóvel à vista, por exemplo. Com o financiamento você tem um prazo longo para quitar a dívida e conquistar o imóvel, mas nesse processo você não pagará apenas o valor total do imóvel.

 

Muitas pessoas quando solicitam o financiamento pensam somente na taxa de juros que a instituição financeira irá cobrar, mas no meio do processo existem outras taxas que são embutidas no contrato, para que você possa adquirir o imóvel.

 

Além disso, o motivo pelo qual tantas taxas são incluídas no contrato são levadas em consideração de acordo com diversos pontos, como o tipo de imóvel, valor total da casa ou apartamento, prazo de pagamento e entre outros. Aqui te explicaremos como cada um funciona. Confira!

Casa ou apartamento?

Muitas instituições financeiras possuem algumas regras diferentes quando falamos de financiamento imobiliário, e isso age de forma direta com o quanto eles estão dispostos a financiar. Por isso, eles levaram em consideração se você irá comprar uma casa ou apartamento.

 

Isso porque além dos imóveis serem diferentes um do outro, seus valores também serão diferenciados, levando isso em consideração a instituição irá verificar quantos por cento eles irão financiar. Algumas financiam até 80% do valor, se você quiser comprar um imóvel para cunho comercial, por exemplo, enquanto para uma casa ou apartamento será financiado apenas 50% do valor.

Quanto custa o imóvel?

 

Geralmente o valor financiado não é o preço da casa ou apartamento que você deseja comprar. Algumas empresas que utilizam essa modalidade de crédito colocam um limite financeiro para o imóvel a ser financiado, por isso é comum que muitas pessoas começam pagando a construtora do imóvel, antes mesmo de de fato começarem a pagar o imóvel.

 

Quando o imóvel já está a pronta entrega e o cliente recebe as chaves do apartamento, por exemplo, aí sim ele começa a pagar definitivamente o saldo total da casa.

Prazo para pagamento do saldo devedor

As instituições financeiras geralmente oferecem um prazo para quitar o saldo devedor de 15 a 30 anos, mas é importante lembrar que quanto maior esse prazo, mais caro se tornará a dívida. Isso porque a taxa de juros se torna maior em financiamentos a longo prazo.

 

Por isso é importante que o cliente leia muito bem o contrato, para não perder nenhuma informação sobre a taxa de juros, por exemplo. Algumas instituições aceitam uma negociação do valor do juros, em alguns casos, então se você perder essas informações no contrato, nada poderá ser feito após o contrato ser assinado.

 

Outra coisa importante é o planejamento, entender e conhecer os seus limites financeiros é muito importante, já que você terá uma dívida de longo prazo. Mesmo que isso exige muito do seu tempo, vale a pena fazer essa análise, para que você possa fazer um bom acordo junto a instituição financeira e não acabe fechando o contrato com um valor que você não conseguirá cumprir a longo prazo.

Taxas embutidas, além do juros

Muitas taxas são incluídas no financiamento imobiliário, por diversos motivos, como conferimos anteriormente. Além dos juros - que parece ser um grande bicho pão para os clientes - taxas como seguro, taxa referencial, amortização e entre outras, são incluídas também no valor do financiamento.

 

O que leva cada uma a crescer ou diminuir, vai de acordo com o perfil do cliente que deseja comprar o imóvel. Além da pesquisa de crédito, para ver se a pessoa está ou não com o nome sujo na praça, eles também analisam informações como a idade, por exemplo.

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome