Sexta, 19 Abril 2024

A fim de desenvolver e incentivar o real potencial de jovens carentes de regiões com baixo IDH da cidade de São Paulo, a DHL, maior provedor logístico global, desenvolve o projeto Go Teach Dhedicar, que ministra aulas de reforço escolar e de iniciação profissional a jovens estudantes. O programa é desenvolvido em parceria com a ONG Aldeias Infantis SOS, organização internacional, sem fins lucrativos, de promoção ao desenvolvimento social. Em 2018, o projeto atingiu marca de 170 alunos atendidos e 300 colaboradores voluntários das três unidades de negócios da DHL no Brasil. Dentre as várias disciplinas abordadas pelo Projeto está a de Matemática, cuja abordagem é bastante prática e envolve, por exemplo, o cálculo de juros em um empréstimo parcelado para compras.

E foi justamente nas aulas de matemática que um desses jovens chamou a atenção: Samuel Jardim, de 19 anos, participou do Projeto Dhedicar em 2015. O jovem, morador do Grajaú – Zona Sul de São Paulo – conheceu o programa através da tia que trabalhava na ONG Aldeias Infantis SOS. Sempre focado e interessado em aprender, Samuel logo foi o destaque da turma. “O primeiro dia já foi emocionante. Conheci a grandeza da DHL e isso me abriu os olhos. Era exatamente ali que eu queria trabalhar e construir uma carreira de sucesso”, comenta Samuel.

dhlsocial

Após o final do curso, em dezembro de 2015, Samuel participou de um processo seletivo para ingressar na DHL como Jovem Aprendiz. Ele foi escolhido e começou a atuar na expedição, onde mais uma vez se destacou. Observando as oportunidades dentro da companhia, Samuel viu que precisaria se desenvolver mais profissionalmente e começou a cursar Administração na Universidade Nove de Julho (Uninove). Em pouco tempo, de Jovem Aprendiz, ele passou a estagiário e começou a trabalhar na área financeira.

Para Luciana Ezequiel, diretora de Recursos Humanos da DHL Global Forwarding, o perfil dos alunos do Dhedicar são de jovens com poucas oportunidades e por isso a necessidade de incentivá-los. “O Samuel sempre foi um destaque em sala. Dentre todas as atividades, vimos que ele tinha um interesse maior pela matemática e por isso se aproximou ainda mais do professor. Nossa ideia é que ele conheça todos os postos dentro da área financeira para que ele mesmo faça a escolha em qual área se especializar”. A expectativa de Samuel Jardim é positiva: “espero crescer bastante na DHL, virar gerente e até, quem sabe, trabalhar em outros países”.

Para facilitar a inserção de mais jovens do Dhedicar no mercado de trabalho, a DHL criou um Banco de Talentos que fica disponível para todas as empresas interessadas. “Hoje não formamos jovens somente para nossa companhia. Queremos que eles conheçam todas as oportunidades de trabalho dentro de outras corporações”, comenta Luciana.

O Projeto - No Go Teach Dhedicar, a DHL recruta jovens, de 14 a 18 anos, que desejem voluntariamente aprofundar seus conhecimentos em atividades aos sábados, durante cerca de 6 meses. O foco principal é apresentar os alunos ao ambiente de trabalho, facilitando a busca pelo primeiro emprego. Nas aulas são abordados temas corporativos como noções de informática (Excel, Word), como redigir um currículo, buscar um emprego, se comportar na entrevista, etiqueta empresarial, português, matemática e inglês, além de assuntos cotidianos como ética e desenvolvimento pessoal.

As atividades são ministradas por 60 colaboradores voluntários da DHL Global Forwarding, DHL Supply Chain e DHL Express, que passaram por um treinamento para entender a realidade dos jovens participantes e suas necessidades de aprendizado. Com uma turma de cerca de 30 alunos por ano, os colaboradores se revezam na preparação e condução das aulas, que costumam contar com dois ou três instrutores. As aulas têm um caráter prático e dinâmico, com exemplos cotidianos de aplicação e coerentes com a realidade dos alunos. Para as aulas de inglês, por exemplo, são utilizadas músicas e dramatizações.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome