Terça, 16 Abril 2024

O Black Friday que teve origem nos Estados Unidos e atualmente adotado em vários países é considerado um dos dias mais aguardados durante o ano todo. A promoção que acontece anualmente, conta com filas enormes de consumidores em busca de produtos com descontos que podem chegar a até 90%.

 

É nessa época que as lojas se preparam para oferecer grandes promoções e acabar com produtos no estoque, sejam elas lojas físicas ou virtuais. Mas, antes de participar dessa promoção é importante levar em conta alguns fatores para não ter problemas e prejuízos no futuro, como variedade de marcas, produtos, entender quais são suas necessidades do momento, novidades do mercado e lançamentos.

Cuidados importantes para evitar possíveis problemas futuros  

Um dos fatores mais importantes e que devem ser muito bem analisados nesse tipo de oferta são os preços, afinal, muitas lojas aproveitam do momento e acabam aumentando o preço uma semana ou dias antes, apresentando o valor que já vinha sendo praticado como se fosse uma oferta.

 

Para não correr o risco de ser enganado, o recomendado é fazer uma lista dos produtos que pretende comprar e monitorar os preços destes itens ao longo das próximas semanas, antes da promoção.  

 

O Procon também pode auxiliar você a realizar esse monitoramento de alguns produtos e sites, permitindo conferir a veracidade das ofertas anunciadas no dia das promoções.

 

A propaganda enganosa é considerada como algo proibido e por isso todo consumidor deve ficar atento, principalmente nessa promoção tão esperado do ano, pois devido a grande quantidade de pessoas que participam, pode acabar resultando em tumultos e assim muitos clientes não se dão conta da falsa publicidade.

 

Nesse período de ofertas, é muito comum vermos a famosa frase “tudo pela metade do preço”, mas o que acontece em muitos casos que a promoção não é condizente.

 

Saiba que produtos, informações e características anunciadas tem a mesma funcionalidade de um contrato, por isso é obrigação dos fornecedores cumprir com o que prometem a seus clientes. Caso isso não vier a acontecer, a loja poderá ser denunciada.  

Certifique-se da disponibilidade dos produtos

Em lojas físicas, sabemos que existem produtos a pronta-entrega no estoque, que nos oferece a possibilidade de comprar e levar a mercadoria. Com o enorme fluxo, influenciada pela repercussão da promoção, é essencial perguntar antes sobre a disponibilidade do item no estoque, evitando o risco de fechar a compra e acabar na desilusão pela falta do produto.

 

Além de se atentar com a disponibilidade da mercadoria, também é necessário verificar a possibilidade e funcionamento da troca e devoluções.Saiba que você consumidor tem o direito de solicitar a descrição das condições na etiqueta, no contrato ou na nota fiscal, seja onde estiver descrita, o importante é documentar de maneira clara e condizente.

 

Não se esqueça de guardar comprovantes, pois são eles que auxiliarão nas trocas, na garantia dos produtos e devoluções. Lembrando que todo cliente tem o direito de desistir da aquisição do item.

Tenha atenção com os sites falsos

Infelizmente muitos sites acabam aproveitando da situação, desenvolvendo portais falsos com grandes promoções, com o intuito de chamar a atenção e enganar o consumidor.

Existem algumas maneiras que podem nos ajudar a detectar sites falsos, basta analisar se a página informa endereço, telefone fixo ou filial da loja física. O Procon também ajuda a identificar alguns sites falsos, pois oferecem uma lista de muitas páginas de internet que devem ser evitadas.

 

Outro fator que deve ser levado em conta é a conexão segura, que nos permite ter acesso às informações da página e da empresa, basta clicar no ícone de cadeado encontrado no canto superior esquerdo para ter acesso a esses dados.

 

Independentemente do produto que adquirir, seja pelo site, pessoalmente ou por telefone, é direito de qualquer consumidor desistir da negociação, durante sete dias corridos, sem a necessidade de arcar com nenhum tipo de custo. Então fique atento, toda promoção é bem-vinda, mas saber ter jogo de cintura para não cometer erros é primordial para seu bolso.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome