A Aliança Navegação e Logística e a Hamburg Süd, especialistas em transporte marítimo, apoiaram ao longo de 2017 várias iniciativas em diversas áreas, muitas delas desenvolvidas junto aos funcionários de suas filiais no Brasil, para estimular a interação das equipes e a integração das áreas.
Em prol do colaborador - Além de todos os patrocínios e apoios, a Aliança também estimula seus colaboradores com palestras e intervenções. Os Doutores da Alegria, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que há 23 anos utiliza a arte do palhaço para qualificar relações humanas em hospitais, é uma das iniciativas. Além das visitas aos pacientes, o grupo se destaca pela formação, ampliação do acesso à cultura e geração de conteúdo para a sociedade. Dois artistas do elenco percorreram o escritório em Santos, fazendo uma varredura ‘besteirológica’ por baias, salas de reunião, cafés e corredores com o intuito de reforçar a importância da comunicação entre os colaboradores. Todos os colaboradores da empresa foram convidados a um encontro muito especial com Leandro Karnal, um dos principais palestrantes do mundo corporativo. O encontro, que ocorreu em agosto, falou sobre mudanças. Karnal é um dos nomes mais respeitados nas discussões sobre a sociedade contemporânea, história e dilemas humanos.
Projetos e Premiações - O Projeto Prevenção de Acidentes (PPA) foi criado pela Aliança com o objetivo de conscientizar os motoristas e, assim, reduzir os acidentes rodoviários em suas operações. O projeto utiliza iniciativas como políticas internas bem definidas, gestão de riscos, comunicação e treinamento para conscientizar os motoristas. Desde julho de 2017, a equipe responsável pelo projeto vem realizando workshops nas cidades onde há operações da empresa. O evento traz os temas: Acidentes de Trânsito, Direção Preventiva, Bem-estar do Motorista e Procedimentos ao Volante, Manutenção dos Veículos e Multas de trânsito. Para não prejudicar a operação, cada transportadora elege seu time de colaboradores para participar do workshop. A ideia é que os motoristas que tenham participado presencialmente multipliquem a informação para os demais. Porém, obrigatoriamente, todos tiveram que testar seus conhecimentos em um treinamento on-line e emitir um certificado de conclusão do treinamento. Após um ano, todos passarão por uma reciclagem.
Para premiar seus melhores fornecedores, a Aliança Navegação e Logística e a Hamburg Süd, lançaram seu 1º Vendor Award Program. O programa busca reconhecer o trabalho de excelência realizado por cada empresa participante, em três categorias: Terminais Portuários, Depot (Terminal de contêineres vazios) e Transportadores Rodoviários. As empresas estão sendo avaliadas desde janeiro de 2017, considerando fatores comerciais, operacionais e financeiros. A solenidade de entrega do Vendor Award Program está marcada para o mês de fevereiro, em São Paulo.
Ações culturais - A arte é uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções. Ela pode estar representada de diversas maneiras, por meio da pintura, escultura, cinema, teatro, dança, música, arquitetura, dentre outras. Pensando nisso, para compartilhar as experiências de seus colaboradores a Aliança decidiu promover o Art in Company, espaço em que os colaboradores poderão mostrar seus talentos. O primeiro artista a se apresentar foi Willy Schaller, que trabalha há mais de 10 anos na Aliança. Nas horas vagas, Willy também se dedica à pintura e fotografia. O segundo talento foi Ocimar Manieri, que trabalha há mais de 25 anos na Aliança como Analista de Sistemas. Nas horas vagas, Ocimar se dedica à fotografia.
Campanhas internas - Em março, a empresa promoveu o 4º Encontro com a Diretoria em São Paulo. O intuito dessa iniciativa é tornar os colaboradores mais próximos dos executivos e estimular a troca de experiências e ideias. Nesta edição, participaram 10 funcionários, que perguntaram sobre o momento atual da empresa, política de carreiras, crescimento da cabotagem na crise e expectativas diante de acontecimentos mundiais. As perguntas apresentadas pelos funcionários foram de altíssimo nível e permitiram uma boa conversa para alinhar as expectativas das equipes e da própria diretoria.
A equipe de Recursos Humanos criou uma campanha para fomentar o engajamento entre os colaboradores de suas unidades no Brasil. Batizada de #NOSSACARA, a campanha foi realizada no mês de março e obteve um número expressivo de participantes, visto que, reunir todos os profissionais com diferentes agendas seria uma tarefa difícil. Em São Paulo se reuniram todos os funcionários da sede e da unidade de Santos. Os colaboradores de outras cidades com operação da Aliança e da Hamburg Süd, se reuniram cada um em suas unidades para realização das fotos. Para que a produção das fotos fosse um sucesso, foi contratada uma equipe de profissionais especializados em imagens corporativas e também uma de maquiadores. Além de fomentar o engajamento entre os funcionários, a ideia também serviu para renovar as fotos oficiais e as novas camisetas para o ano de 2017. As fotos serão utilizadas na identificação de cada funcionário nas dependências da empresa e também poderão ser postadas nas redes sociais corporativas, como o Linkedin.
Datas Comemorativas - Para comemorar o Dia das Crianças pertinho de seus filhos, a Aliança promoveu uma festa para os pequenos em suas dependências. Esse momento de descontração contou com brincadeiras, cantigas de roda, escultura de balões, gincanas, oficinas surpresas, com direito a pipoca, algodão doce e crepe. As crianças menores de cinco anos estavam acompanhadas de um adulto (mãe, pai ou responsável legal).
Cuidados com a saúde - Entre os dias 27 e 28 do mês de abril foi realizada a 6ª Semana da Saúde. Como nas edições anteriores, a empresa disponibilizou vacinas da gripe para todos os colaboradores e Quick Massage para os primeiros 100 inscritos.
Cuidar da saúde é um fator de extrema importância na vida de todos. Por isso, durante os meses de Outubro e Novembro, a Aliança criou uma campanha interna e LinkedIn para dar algumas dicas simples de como cuidar da saúde aos seus colaboradores. O ‘Outubro Rosa’ foi direcionado as mulheres com dicas simples de como se prevenir ao Câncer de Mama. No mês de novembro, foi a vez do ‘Novembro Azul’, direcionado ao Câncer de Próstata.
Campanhas BU SUL - No mês de junho, a BU Sul realizou a Campanha do Agasalho 2017. Até o dia 30 de junho, os colaboradores arrecadaram cerca de 150 peças entre elas roupas, cobertores e calçados. O material foi doado à Associação Beneficente de Auxílio e Ajuda à Sociedade (ABAAS), responsável por diversos programas sociais. Hoje, a associação presta assistência e educação básica a crianças e adolescentes, adultos e idosos, proporcionando-lhes, inclusive atividades de lazer, esporte e cultura, bem como promoverá entre outras atividades, cursos de profissionalização.
No dia 19 de dezembro, os colaboradores da BU Sul, em parceria com a Casa de Apoio de Itajaí, realizaram um jantar de Natal para as algumas pessoas que, por algum motivo, deixaram suas casas, suas famílias e vivem em situação de rua. Para que a ceia fosse possível, os colaboradores arrecadaram alimentos perecíveis como carnes, verduras e outros itens.