Feira-global > Comunidades Portuárias > Porto de Vila do Conde

 

Sobre o Porto de Vila do Conde

 

Localizado no município de Barcarena (PA), na margem direita do rio Pará, no local denominado Ponta Grossa, confluência dos rios Amazonas, Tocantins, Guamá e Capim. Sua administração é feita pela Companhia Docas do Pará (CDP).
Sua área de influência é representada pelos municípios de Barcarena, onde se localizam as indústrias Albras e Alunorte, razão de ser do porto, de Oriximiná e Paragominas, também no Pará.

Seus acessos são:

  • RODOVIÁRIO – Belém–Vila do Conde pode ser feito pelas BR-316 até a PA-140 na cidade de Santa Isabel do Pará seguindo pela PA-252 até a cidade de Moju. A melhor alternativa Vila do Conde–Belém, implantada em 1987 é a utilização de 42km asfaltado até o terminal de Arapari e travessia de 9km fluvial, efetuado por duas balsas.
  • FERROVIÁRIO – Não há.
  • MARÍTIMO – A barra compreende a entrada da baía de Marajó, com largura de 55km e profundidade de 10,5m, no banco do Espadarte. O canal de acesso é o mesmo do porto de Belém, até a Ilha do Mosqueiro. Possui extensão total de 170km, larguras de 3,2km a 18km e profundidade mínima de 9m.

Porto de Vila do Conde
Fonte: Jornal do Comércio

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s