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Sobre o Porto de Recife
Localiza-se na parte centro-leste da cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco, na confluência e às margens dos rios Capibaribe, ao sul, e Beberibe, no local onde deságuam no oceano Atlântico. Sua administração é exercida atualmente pela empresa estadual Porto do Recife S.A.
Sua área de influência abrange os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, parte de Alagoas, a faixa litorânea de Sergipe, o sudeste do Piauí, o sul do Ceará e o noroeste da Bahia.
Seus acessos:
- RODOVIÁRIO – Pelas rodovias federais BR-101, BR-232 e BR-408.
- FERROVIÁRIO – Por meio da Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN, malha Nordeste.
- MARÍTIMO – Existem 2 canais de acesso ao porto, ambos com características naturais. O principal deles, Canal Sul, possui aproximadamente 260m de largura e 3,4km de extensão, com profundidade de 10,5m. O outro, denominado Canal Norte, tem pouca largura, cerca de 1.000m de comprimento, e profundidade de 6,5m, e é utilizado apenas por
As suas instalações de acostagem compreendem quatro trechos de um cais contínuo, com uma extensão total de 2.960m, assim distribuídos:
Trecho 1 – Com 340m, contendo dois berços (0 e 01) de atracação com profundidades variando de 8,50m a 10m. Existem, contíguos, dois silos horizontais para granéis, com 200.000t de capacidade, e um armazém de carga geral com 1.782m2.
Trecho 2 – Com 1.010m, dotado de cinco berços (02, 03, 04, 05 e 06), e profundidade média de 10,30m. Dispõe de área de armazenagem a céu aberto, com 50.600m2, e de dois armazéns totalizando 15.000m2. Dispõe de um portêiner para 30,5t
Trecho 3 – Com 1.262m de comprimento, oito berços (07, 08 09, 10 11, 12 13 e 14), e profundidade entre 8m e 10m, possui oito armazéns para carga geral, um deles destinado a carga frigorificada, somando 14.910m2. Conta, também, com uma área de 5.785m2 de pátios descobertos para depósito de carga geral.
Trecho 4 – Com 348m de cais e um berço (15), com profundidades de 8m, em frente a dois armazéns com 1.642m2 e um pátio descoberto, de 1.400m2, destinado à carga geral.