Feira-global > Comunidades Portuárias > Porto de Porto Alegre

 

Sobre o Porto de Porto Alegre

 

Localizado na margem esquerda do rio Guaíba, na parte noroeste da cidade de Porto Alegre (RS), é administrado pela Superintendência de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul (SPH).

Sua área de influência abrange o estado do Rio Grande do Sul, principalmente o eixo Porto Alegre – Caxias e municípios vizinhos.

Seus acessos:

  • RODOVIÁRIO – Pelas rodovias federais BR-116 e BR-290, que no sentido leste conecta a BR-101, em Osório, e para oeste se estende até a BR-472, próximo a Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.
  • FERROVIÁRIO – Pela Ferrovia Sul-Atlântico S/A, malha Sul, antiga Superintendência Regional Porto Alegre (SR 6), da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), atingindo as fronteiras com a Argentina e o Uruguai. A malha é interligada pelas linhas-tronco Porto Alegre – Uruguaiana e Tronco-Sul, na direção de Santa Catarina e São Paulo.
  • MARÍTIMO – Pela Lagoa dos Patos, com a entrada a cerca de 310km a sudoeste de Porto Alegre, utilizando o canal do norte, na barra do Rio Grande. O canal de acesso tem 74km de comprimento e profundidade mínima de 8,5m.
  • LACUSTRE – O porto conta com extensa rede de vias fluviais e lacustres. A navegação interior é permitida para embarcações entre 2,5m e 5m de calado, com importante participação na movimentação de cargas.

Porto de Porto Alegre
Fonte: ogmo poa

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s