Quinta, 15 Mai 2025
  • A figura do NVOCC como operador de transporte aquaviário

    O NVOCC, com o passar dos tempos, tornou-se figura comum no ambiente maritimista, possuindo, atualmente, grande importância no comércio internacional. Antes de entrarmos no tema do presente artigo, é de suma importância o reconhecimento normativo no mundo, em nosso país e a definição do significado do NVOCC

  • A figura jurídica do NVOCC como operador de transporte aquaviário

    O NVOCC, com o passar dos tempos, tornou-se figura comum no ambiente maritimista, possuindo, atualmente, grande importância no comércio internacional. Antes de entrarmos no tema do presente artigo, é de suma importância o reconhecimento normativo no mundo, em nosso país e a definição do significado do NVOCC

  • Desconfianças e insatisfações acerca da Resolução 18 da Antaq

    O ano começou agitado e com muitas incertezas para as empresas de navegação, agentes intermediários e usuários dos portos brasileiros. O motivo da celeuma é a Resolução Normativa 18/2017, publicada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) no Diário Oficial da União em 26 de dezembro

    naveg santos radar

  • FCA Log e Eudmarco S/A apresentam novo serviço logístico de NVOCC

    Empresa será a única no Porto de Santos com terminal alfandegado próprio

  • NVOCC

    O NVOCC (Non Vessel Operator Common Carrier) é o transportador efetivo das mercadorias, assumindo todos os riscos inerentes à operação (de transporte). O “freight forwarder” é conhecido como a pessoa física ou jurídica que providencia o transporte marítimo de carga de terceiros, mediante remuneração, normalmente um percentual sobre o valor de frete pago mais despesas. Atua geralmente por conta e ordem do embarcador.

  • Quais as diferenças entre Freight Forwarders e NVOCC?

    Os Freight Forwarders são empresas que, a grosso modo, mandam os fretes (cargas) adiante, fazem acontecer os processos da cadeia logística. Já os NVOCCs são empresas consolidadoras de carga que foram criadas, nos anos 80, pelos próprios armadores que preferiam não se dedicar a consolidar pequenas cargas.

topo oms2