O Carnaval de Santos 2007 vai trazer à Passarela do Samba o desfile de 13 agremiações, sendo 11 santistas, uma de Guarujá e outra de Praia Grande. O público esperado é de 16 mil espectadores divididos entre os dias 18 e 19 de fevereiro.
Duas escolas santistas têm como tema o Porto de Santos. A tradicional X-9, a escola mais antiga do Estado de São Paulo e a quarta a ser fundada no país em 1944, entra na avenida com o enredo “Porto, Boemia e Nostalgia”. Os 1.500 componentes da agremiação contarão a história da chegada dos primeiros veleiros no antigo povoado, o início da construção do cais santista, com a atracação do navio "Nasmith", de bandeira inglesa e algumas transformações do Porto, especialmente mostrando o lado boêmio e pitoresco do Porto com suas casas de diversões sempre abertas para os marujos. A carnavalesca Sônia Arashiro criou seis carros alegóricos e 17 alas, entre elas a Turistas, Caravelas, Gafieira, Corsário, Dama do Cabaret e Marinheiros.
No carnaval do ano passado, a escola ficou com o 11º lugar sendo rebaixada para outro grupo. Na época, por unanimidade dos presidentes das demais agremiações, a X-9 foi recolocada no primeiro grupo.
O presidente da Comissão de Carnaval da X-9, Benedito Andrade Fernandes, xisnoveano há quase 40 anos, diz que a escola deu a volta por cima e vai mostrar muita garra na avenida. “A escola vai entrar para ser campeã. Todo mundo achava que a X-9 estava acabada. E que a escola apresentaria um carnaval péssimo devido aos acontecimentos do ano passado. Só que eles não contavam com a audácia de certos componentes que vão colocar a escola na avenida de qualquer jeito. A nossa escola vai ser uma surpresa”.
Benedito, conhecido como Ditinho, conta que haverá três queimas de fogos e que todos os carros entrarão iluminados. “A maior surpresa da nossa escola vai ser a comissão de frente. A gente corre até o risco de ser prejudicado pela inovação que a gente vem trazendo. Nossa escola vai ser um espetáculo, do início ao fim”.
A X-9 detém 22 títulos de campeã do carnaval santista. Nesse ano é a segunda escola a desfilar no dia 18, às 22h50.
Samba-Enredo 2007 – “Porto, Boemia e Nostalgia”.
Autores: Nego Dô, Edu, Jorge Sargento, Junior, Luiz Emílio e Magoo
Se aventuravam pela América do Sul
E ancoravam em terras de "Enguaguaçú"
Brás Cubas num gesto de amor
Pra amenizar tamanha dor
Ao construir "Casa de Deus, portas abertas para o mar"
E o hospital originou com sua denominação
"Vila de Santos", minha terra, nosso chão
O Porto começa a nascer
A luz do progresso chegou
Fazendo a cidade crescer
Do jeito que a gente sonhou
Pelo contrato que a princesa assinou!!!
Nos cabarés a alegria
da música
Está no ar
Pelos bordéis,
sedutoras mulheres
Pra se amar
A noite é fantasia,
Da "boca" vem poesia
Macuco traz nostalgia
Pro carnaval
E no vai-e-vem de especiarias
Quem... quer conhecer a boemia
Vem... que a nossa escola tem "magia"
E faz alegria ao lado do cais
X-9 e samba na beira do mar
Marejou
X-9 é um mar de saudade
O porto é a nossa cidade
Marejou!!!
A escola Bandeirantes do Saboó, quarta colocada no carnaval de 2006, também escolheu o Porto de Santos como tema para este ano. A presidente da agremiação, Clarice Mazagão, teve a idéia ainda na avenida, após o fim do desfile do ano passado.
“Assim que acabou o carnaval falei para o carnavalesco que eu já tinha um enredo e que seria sobre o porto. Logo começamos a escrever e fizemos o concurso. O enredo do porto me atrai muito porque alguns diretores-fundadores trabalham na área do porto, grande parte dos moradores do Saboó é estivador e ainda tive um irmão já falecido que também trabalhava no cais”.
Clarice explica que a cada ano há maior participação da população, o que a deixa extremamente feliz. “Esse ano surpreendeu porque muita gente aprendeu a gostar da Bandeirantes e, hoje, não só a comunidade daqui como pessoas de fora estão saindo com a gente. Teve muita procura, muita gente querendo sair, reflexo do ano passado quando a gente fez um bonito desfile”.
A Acadêmicos Bandeirantes do Saboó foi fundada em 1996 por um grupo de sambistas do bloco UTI, que participava do desfile de Dona Dorotéia. É o quinto ano em que a escola entrará na avenida. Serão quatro carros alegóricos e nove alas, totalizando 1000 componentes. A Bandeirantes do Saboó entra na Passarela do Samba na segunda-feira, dia 19, às 21h40.
O enredo “O Porto canta seus amores, suas lutas e seus sonhos” está dividido em três partes. De acordo com o carnavalesco Robson Garrido, a idéia não é contar a história do porto em ordem cronológica. “Nós estamos falando da relação porto-cidade. Na primeira parte nós tratamos da boemia ligada ao porto. A segunda parte trata das lutas do porto que termina com o golpe de 64. E na última parte, os projetos do porto para o futuro onde mostra a chegada dos turistas nos transatlânticos. Eu preferi abordar o assunto de uma outra forma mais viável financeiramente para a gente conseguir fazer bonito”.
Garrido, envolvido há 30 anos com o carnaval, está animado com o trabalho. “Na parte da boemia, na Ala Chave de Ouro, vamos fazer uma homenagem ao restaurante Chave de Ouro. A fantasia é um uniforme de cozinheiro com uma chave que era o símbolo do restaurante. Já a Ala Boca da Noite, vem na frente de um carro que é um bordel. A Ala Nova Moscou, vem na frente do navio Raul Soares e faz uma referência ao partido comunista. Fechamos com a Ala dos Turistas, com um carro que traz um bonde, o símbolo do turismo em Santos”.
Samba-Enredo 2007 – “O Porto canta seus amores, suas lutas e seus sonhos”.
Autores: Manguinha, Dedê e Luciano
Meu navio tá ancorado...amor
Não tem pressa pra voltar...pra voltar
Vou lá no chave de ouro...eu vou
É boemia muita festa vai rolar
Por amor e sentimento de igualdade
Pela terra dos Andradas
D. Pedro se apaixonou
E em sua consciência
Pela independência, ele lutou...
Foi manchete de jornal, no trabalho sindical
Greve geral
Crise e a cidade assim ficou
Um apelido se criou...(nova moscou)
Ficava à beira mar
O tumbeiro da agonia
Onde os presos torturados
Não viam raiar o dia
Hoje o porto tem seus talentos
Estivadores, equipamentos
Bate o recorde, na exportação
Referência: da nação
Minha Bandeirantes vem lhe mostrar
Com muita emoção
Arigathô, my friends, au revoir
Eu sei que um dia estes turistas vão voltar
Os quesitos avaliados pelos jurados serão os seguintes: Bateria, Harmonia, Evolução, Enredo, Samba de Enredo, Fantasias, Alegorias e Adereços, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Comissão de Frente.
O desfile das 13 escolas será realizado nos dias 18 e 19 de fevereiro, na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste, em Santos. A apuração das notas será realizada no dia 22 de fevereiro, às 15 horas, no Teatro Municipal Brás Cubas. Já o desfile das campeãs ocorrerá no dia 24.
Serviço
Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do Teatro Municipal Brás Cubas, das 9 às 12 horas e das 14 às 19 horas. Para cada dia custam R$ 10,00. Já quem levar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal e açúcar) pagará R$ 5,00. Estudantes, professores, idosos (acima de 60 anos) e aposentados pagam meia-entrada (sem a necessidade de levar o alimento). A passarela fica localizada entre as avenidas Afonso Schmidt e Nossa Senhora de Fátima, na Areia Branca (Zona Noroeste). Informações pelo telefone 3226-8000.
Confira a programação das escolas:
DOMINGO (18/02) 20h00 - Abertura com a Corte Carnavalesca 20h30 - Bloco Afro Ilú Obá de Min 21h40 - Império da Praia Grande 22h50 - X-9 00h00 - União Imperial 01h10 - Mocidade Amazonense 02h20 - Unidos dos Morros 03h30 - Real Mocidade Santista
SEGUNDA-FEIRA (19/02) 20h00 - Corte Carnavalesca 20h30 - Metropolitana 21h40 - Bandeirantes do Saboó 22h50 - Sangue Jovem 00h00 - Vila Nova 01h10 - Brasil 02h20 - Unidos da Zona Noroeste 03h30 - Mocidade Independente de Padre Paulo |